Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » BFO simples 455Khz

BFO simples 455Khz

Neste artigo vamos ver um circuito de BFO de 455Khz que achei em meus manuscritos, ele é usado para escuta de radioamadores e outros serviços que operem em banda lateral, USB, DSB , LSB e CW. BFO é a sigla de beat frequency oscillator, em português, oscilador de freqüência de batimento.

O BFO

O BFO é um oscilador usado originariamente para criar um sinal de frequência de áudio para recepção de código Morse, ( CW ), assim o tornava as transmissões de radio telegrafia mais audíveis.

O sinal do BFO é misturado com a frequência intermediaria (455khz) criando um batimento de freqüência que é ouvido como um som no alto-falante.

Os BFO também são usados para desmodular os sinais de banda lateral única (SSB), tornando-os inteligível, os seus circuitos são normalmente incluídos nos receptores de comunicações projetados para ondas curtas e de radioamadores. O Circuito de BFO

O circuito eletrônico do BFO é simples e tem como componente principal o T1, que é um transformador de frequência intermediaria (FI) de 455Khz usados nos rádios de AM.



Lista de componentes do Circuito do BFO 455KHZ

R1 – Resistor 10K Ohm x 1/8 Watt
C1 – Capacitor 10 nF Disco
C3 – Capacitor 1pF Disco
T1 – Transformador de FI 455Khz
Q1 -Transistor BC548 ou equivalente

A alimentação do BFO é feita apartir de duas pilhas de 1,5 Volts (3 Volts), pelo seu baixíssimo consumo pode ser usado externamente como é mostrado na imagem abaixo.

Abaixo como ligar o BFO externamente na antena do rádio.

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas