Home » » Amplificador 180 Watts com TDA7294

Amplificador 180 Watts com TDA7294

Esse circuito descrito aqui, utiliza dois CI’s Os TDA 7294 podem ser utilizados em modo estéreo (2 x 80Watts) ou modo ponte (1x 180 Watts), para fazer essa configuração basta configurar 4 jumpers. Para facilitar a montagem o circuito conta com fonte de alimentação acoplada. A fonte é simples do tipo simétrica com um ponte retificadora de 10A, capacitores sendo dois eletrolítico grande, de 4.700µF a 12.000µF/50v. O transformador recomendado é de 12-0-12 a 25-0-25 /4A, dependendo da qualidade do transformador recomenda se mínimo de 6 Amperes de corrente. Claro que com um transformador menor a potência será menor bem como também a corrente.

No modo estéreo todos os jumpers deverão estar abertos e os alto-falantes (caixas de som) serão ligados nos conectores Lout e Rout e a entrada de áudio nos conectores Lin e Rin. Já no modo de amplificador em ponte todos os jumpers deverão estar fechados e a saída de áudio será Lout (+) e Rout (+) e a entrada de áudio será em Lin, Rin será curto circuitado para o terra via JB2.

No modo bridge o fabricante não recomenda utilizar com alto-falantes com impedância menor que 8 Ohms.

Nesse circuito foi removido a chave de mute/stand-by, porém se preferir pode ser adicionado, a montagem é simples já com sugestão de placa de circuito impresso.

O corpo do circuito integrado deve ser isolado do dissipador utilizando isolador (Thermal Pad) de mica ou plástico e bucha para isolar o parafuso. Na montagem deve ser utilizado pasta térmica para auxiliar na dissipação de calor.

Esquema do circuito do amplificador dinâmico utilizando tda 7294 – ponte 180Watts – Clique para ampliar

Sugestão de placa de circuito impresso

Lista de componentes

Componente Valor
Resistores 1/4 Watt 5% R1,R3,R7,R9,R13 22k – Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro
R2,R8 680 – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
R4,R10 100k – Marrom, Preto, Amarelo, Ouro
R5,R11 27k – Vermelho, Violeta, Laranja, Ouro
R6,R12 47k – Amarelo, Violeta, Laranja, Ouro
R14, R15 4.7K – Amarelo, Violeta, Vermelho, Ouro

Capacitores
C1,C3, C10, C11, C16, C17 100nF (104) / 100V – Capacitor Cerâmico
C2,C4 4.700µF a 12.000µF/50v – Capacitor eletrolítico
C5,C7,C8,C9,C13,C14,C15,C18 22µF/50v – Capacitor eletrolítico
C6,C12 1µF /100V ou 250V – Capacitor poliéster
C19, C20 220pF /100V – Capacitor Cerâmico

Semicondutores
CI1,CI2 TDA7294 – Circuito integrado amplificador de áudio
D1,D2 1N4148 Diodo semicondutor uso geral ou equivalente
B1 GBU15G ou equivalente – Ponte retificadora

Conectores Trafo Borne KF-301 3 vias – Conector para o trafo
LOUT Borne KF-301 2 vias – Conector de saída canal Esquerdo (modo estéreo) ou (+) modo ponte (Bridge)
LIN Borne KF-301 2 vias – Conector de entrada de áudio canal Esquerdo ou entrada do modo ponte (Bridge)
ROUT Borne KF-301 2 vias – Conector de entrada de áudio canal Direito (modo estéreo)
CN5 Borne KF-301 2 vias – Conector de saída canal Direito (modo estéreo) ou (-) modo em ponte (Bridge)

Diversos Transformador
12-12V a 25-25V trafo com duplo secundário (Tap Central)
J1,J2,J3,J4,J5 Pedaço de fio – atente para a corrente elevada que passará por eles
JB1,JB2,JB3,JB4 Jumper para alternar entre os modos do amplificador
Solda, Fios, Placa de circuito impresso, Caixa, Conectores, isolante para os CIS, dissipador de calor, etc.