QRP Transceiver 20-Meter-Band (SSB)

1 comentários
Aqui é um transceptor SSB muito compacto para a 20 metros Band.Os objetivos do projeto eram o tamanho compacto, a 5 watts de saída PEP, Superhet conversão única, DDS-VFO e só operação de telefone.

O circuito é baseada nas comuns "2-Misturadores-1-Filter" design que eu adaptei para 20 metros. O receptor foi dado um estágio pré-amplificador usando um MOSFET dual-gate para melhorar a taxa de ruído e aumentar ganho global. O resto é mais ou menos do QRPer clássica "business-as-usual" talvez com exceção do controle de freqüência. Isto é feito pela bem conhecida DDS AD9835-chip que, agora, usam frequentemente accionado por um microcontrolador no Mega 8.
Aqui está o equipamento caseiro feito de alumínio.


O circuito, como mencionado antes, não tem tantas características especiais. Mas o emissor-receptor funciona muito bem, mesmo se o circuito é relativamente simples:


sensibilidade do receptor:
O AGC é controlado por um amplificador operacional (LM358). O sinal de entrada é derivado a partir do pré-amplificador de áudio após o áudio. A saída do LM358 vai para um regulador transsitor NPN que está na linha de tensão positiva a partir do controlo de ganho manual acessível ao operador. O LM358 também impulsiona o S-Meter.

PTT:

Eu uso um de uma linha-PTT. A base de um PNP-transistor é conduzir através do microfone para o solo no caso de o PTT é pressionado. Este swithes o transceptor de receber o modo de transmitir. A tomada de microfone é um padrão de 3 pinos fone de ouvido estéreo com diâmetro de 3,5 mms. A linha restante muda o alto-falante. Isso é feito porque os capacitores do LM386 descarga amp de áudio muito lentamente e isso faz algum feedback de cerca de um quarto de segundo quando o PTT for pressionado.

Desempenho do SSB-Transceiver:

O equipamento é grande diversão! Com 4 a 5 watts eu trabalhei por toda a Europa no prazo de alguns dias. Meu antenny também é muito simples. Um dipolo com seu ápice 10 metros ou mais acima do solo. Não é a verdade "grande arma" como você pode imaginar! O áudio de transmissão é muito claro como os outros presuntos dizer.

O receptor é sensível e tem uma boa figura de ruído.😉

1 comentários:

Polaquinho Polako disse...

Este e mais um excelente projeto

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

 
Eletrônica Sem Medo Copyright © 2011 - 2017 Todos os direitos reservados. | Fale Conosco | Video Aula Online | Esquemas | Imprimir Pagina |