Home » » Lâmpada pisca pisca fluorescente

Lâmpada pisca pisca fluorescente

Aqui está um interessante circuito duma lâmpada pisca pisca fluorescente com apenas 2 transístores; alimentado por pilhas pode fazer com que lâmpadas néon e lâmpadas fluorescentes pisquem numa frequência que vai desde algumas piscadelas por segundo até 1 piscadela por minuto. O circuito é muito simples de se fazer e pode servir tanto para demonstrações como para sinalização ou até pode utilizar este circuito para fazer uma mini discoteca em sua casa. O circuito é um oscilador de baixa frequência que produz pulsos no enrolamento de baixa tensão de um transformador que também produz um enrolamento de alta tensão. O circuito utiliza um transformador usado nas fontes de alimentação com enrolamento primário de 220 volts e o enrolamento secundário de 6+6 a 12+12 volts. Ligaremos o enrolamento de baixa tensão do transformador de 6 a 12 volts no circuito e o enrolamento de alta tensão de 220 volts na lâmpada fluorescente ou néon. Podemos alimentar o circuito com uma tensão muito baixa de 3 a 6 volts através de pilhas comuns e se quisermos uma maior potência podemos trocar o transístor BC 558 por um TIP32 dotado de um dissipador de calor e aí poderemos alimentar o circuito com 12 volts. Os fios de ligação ao transformador devem ser isolados pois mesmo sendo a alimentação por pilha os pulsos produzidos são suficientes para causar um bom choque em quem tocá-los. A lâmpada fluorescente não precisa de ser nova. Podem ser experimentadas lâmpadas de 5 a 40 watts. As resistências podem ser de 1/8 ou 1/4 watt e o condensador que determina a frequência pode ter valores de 1MF a 10MF dependendo da velocidade das piscadas.