Home » » Desconfiômetro

Desconfiômetro

Este artigo já foi divulgado há tempos atrás, mas esta é uma versão nova e bem simplificada. O Desconfiômetro nada mais é do que um oscilador de teste, mas se você o tiver montado e pronto para uso presta grandes serviços na hora de fazer qualquer circuito ressonante. Às vezes temos uma bela bobina industrial, muito bem construida e gostaríamos de poder utilizá-la em uma montagem. Qual o capacitor que teremos que usar em paraleleo para que ela cubra de tantos a tantos kHz ? Outras vezes pegamos na nossa sucata um daqueles capacitores variáveis que hoje não se fabricam mais. De excelente qualidade. Poderemos usá-lo como espalha banda do VFO que estamos construindo? Ou simplesmente queremos enrolar um indutor em um desses núcleos de ferrite toroidais para utilizá-lo no transmissor que estamos montando. Quantas espiras precisamos para alcançar 3,5 MHZ? Todas estas questões poderão ser facilmente resolvidas instalando-se a bobina ou o capacitor, ou ambos, num oscilador de teste que oferece possibilidade de trabalhar no sistema Hartley ou Colpits. Além disso há um capacitor variável instalado no aparelhinho e convenientemente calibrado (faz-se uma escala no painel do Desconfiômetro) com os valores de capacitores fixos comerciais mais facilmente disponíveis no mercado, o que nos permite achar uma capacitância necessária bem rapidinho. Monte seu Desconfiômetro, use-o em conjunto com seu frequencímetro e sinta-se mais seguro ao fazer seus circuitos ressonante.