Home » » Buzina Irritante

Buzina Irritante

Construa este pequeno circuito duma buzina eletrónica irritante para espantar os animais em sua casa ou até para usar como alarme eletrônico como aviso de intrusos. O circuito é bastante simples de se executar e os componentes são praticamente todos de baixo custo e fáceis de se encontrar no mercado. O circuito é composto por 3 transístores. O transístor 2n2646 é um transístor unijunção que através do condensador de 22nf e a resistência de 22k produzem as oscilações que vão ser sucessivamente amplificadas pelo BD 135 (NPN) e TIP 2955 (PNP). Pode-se alterar a frequência das oscilações substituíndo a resistência de 22k para valores experimentais de 10k a 47k. O transístor TIP2955 deve ser dotado de um bom dissipador de calor para que funcione nas perfeitas condições. A alimentação do circuito pode ser obtida através de uma fonte de alimentação de 12 volts com uma corrente disponível de pelo menos 3 Ampéres ou através de uma bateria de 12 volts. O alto-falante é do tipo corneta e tem uma impedância de 4 ohm para maior rendimento com uma potência acima dos 20 watts.