Home » » SW Regenerativa Receiver

SW Regenerativa Receiver

Sensibilidade e seletividade são questões que , invariavelmente, dizem respeito a um ouvinte de ondas curtas quando ele quer comprar um novo receptor. Comercialmente disponível equipamento de comunicações , sem dúvida, cumprir as suas expectativas, mas estamos falando aqui de produtos de preço elevado . Alternativas de baixo custo , principalmente para chamar rádios caseira , e, neste sentido , o receptor regenerativo é a escolha comum devido à sua simplicidade, partes baixas contar e desempenho muito aceitável.

O autor é também um entusiasta de ondas curtas e, por algum tempo usado Philips MW / SW rádio tubo de vácuo da sua família. Mais tarde, ele mudou para um Sony ICF- 7600 em estado sólido, um receptor de alta seletividade com filtros cerâmicos nos estágios IF. Então ele iria descobrir o quão divertido ele poderia ter rádios de construção em seu tempo livre. Depois de testar uma variedade de esquemas disponíveis em livros e na internet , o autor finalmente decidiu fazer seus próprios desenhos.

Já em 2003 , um Colpitts tipo de ondas curtas receptor regenerativo experimental foi tornado público na web, este servo . Foi relatado para sintonizar a partir da banda de 22 metros até a faixa de 11 metros com um único conjunto de bobinas. A operação foi considerada satisfatória com o protótipo construído em uma protoboard e um plano de terra fixo por baixo. Mais trabalho com o receptor usando diferentes conjuntos de bobinas revelou um espectro de frequência utilizável maior.

Fig. 1 mostra o diagrama esquemático de uma versão melhorada do receptor precoce . Será sinais melodia de 3500kHz até 26MHz , mais ou menos em três faixas , cada uma com uma relação de frequência 1,96:1 . Deve ser citado que a relação de freqüência de dizer é o que o autor tem para o seu protótipo . É uma função de capacitância máxima para mínima do condensador de sintonia variável e a capacitância parasita do desenho do circuito .