Home » » 500mW PLL transmissor FM 88-108MHz

500mW PLL transmissor FM 88-108MHz

Este transmissor PLL é controlado e a frequência é muito estável e pode ser programado digitalmente . Transmissor funcionará 88-108 MHz e potência de até 500mW . Com uma pequena mudança pode definir a freqüência de 50-150 MHz . A potência de saída é muitas vezes definido para vários watts com transistores . Então, por isso eu decidi construir um transmissor simples, com grandes atuações . A freqüência deste transmissor pode ser facilmente alterado por software e espaço / comprimir bobina ar. Este transmissor é o oscilador de Colpitts . Oscilador é um VCO ( oscilador controlado por tensão ) que é definido pelo circuito PLL e microcontrolador PIC . Este oscilador é chamado o oscilador de Colpitts e tensão controlada para alcançar a FM ( de modulação de frequência ) e controlo de PLL . T1 deve ser transistores HF para funcionar bem , mas neste caso eu uso um barato e comum BC817 transistor. Oscilador LC tanque deve oscilar adequadamente . Neste caso, o tanque LC consiste de L1 com a C1 , C2 , C3 , e varicap BB139 . Bobina paralela à C1 e C2 em série . O mesmo com o varicap e C3. Pode pensar que L é paralelo ao [ ( C1 / / C2 ) + ( Varicap / / C3 ) ] C3 irá determinar o VCO faixa de valor . Grande valor de C3 será mais amplo na faixa VCO pode ser. PLL e microcontrolador Oscilador é feita para funcionar como um VCO " Voltage Controlled Oscillator " . Para controlar o circuito sintetizador de frequência LMX 2306 foi adicionado . O circuito PLL tem uma bobina de recolhimento (L2) é conectado ao pino 6 . Esta bobina deve ser colocada perto da bobina L1 para tirar alguns dos oscila energia. O LMX2306 PLL para usar esta frequência para ajustar e travar o VCO para a frequência desejada. Sistemas também precisa definir o cristal referência externa. Neste caso eu uso 12.8 MHz . Pin 2 de MX2306 você irá encontrar o filtro PLL para formar uma VM que está definido de tensão do VCO . O PLL tenta organizar para que a frequência do oscilador Fout mantida trancada para a frequência desejada. A frequência desejada programado no PIC EEPROM e cronometrado para o sintetizador (LMX2306) na energização. Vou explicar abaixo como programar o EEPROM de freqüências diferentes. No pin14 de sua saída do controle de sintetizador. Nessa saída você vai encontrar uma frequência de referência para testes. ( Devo adverti-lo de que o sinal não é simétrica em forma . Pulsa positivos apenas alguns microssegundos, assim que você vai ser difícil de ver no osciloscópio . ) Eu resolvi ligando-o a 74HC4020 ( 14 estágios Contador Binário ) para pino de entrada 10 horas. Em Q0 (pino 9 ), você terá uma onda quadrada simétrica com uma meia freqüência desde o circuito é uma mesa. No pino 7 Q1 será dividido por 4, veja a folha de dados para obter mais informações. entrada LF Você deseja enviar o áudio deve ser conectado à entrada de áudio (esquemática esquerda). Irá afetar o sinal e, portanto, modular a freqüência portadora FM varicap RF . Um potenciómetro P1 foi adicionado para ajustar a profundidade de modulação ( FM FM largas ou estreitas ) . Você pode ter que jogar um pouco com um valor de P1 , pois tende a modular o lote. Você pode precisar adicionar o 500k - apenas 1M potenciômetro. Você testar e descobrir por si mesmo . estágio de buffer Aqui você encontrar outros transistores HF e trabalho na classe C. Resistência R1 e do resistor Re2 regular o fluxo de DC . Neste caso eu acho que 9.1K dará uma potência boa e, portanto, igual a 150 . Se você quiser aumentar o poder deve ser menor Re2 . Você pode adicionar outros 150 ohm resistor em paralelo. Na tabela abaixo eu vou mostrar a potência de saída com diferentes tensões e valores de resistência de Re2 . Eu aconselho a não correr o transmissor com uma alta potência de saída . Transistor eu uso é pequeno e tende a ser quente. Eu aconselho você a executar a unidade do 0 - para 200mW . No transistor irá dar 500mW ...  Na saída você vai encontrar uma rede T. Este "filtro" irá coincidir com o transmissor para o estágio de saída de antena de impedância. Você tem duas variáveis ​​capacitores 60pF para sintonizar o transmissor para obter melhor desempenho. A antena que eu uso eu um chicote onda antena de 1/4 (fio ) sobre 75 centímetros de comprimento. Tipos de antenas menores , mas não tão bom desempenho como um dipolo . Com um dipolo você será mais transmissor de longa distância. Quanto tempo eu posso passar ? É uma questão muito difícil, porque o ambiente afeta a distância de transmissão é muito. Em um ambiente de cidade com prédios de concreto transmissor enviará talvez 200m. Vou enviar uma proposta de 2000m aberto. Eu fiz o teste e arquivado com potência de saída de 70mW em um "mau" antena chicote é colocado na sala eu posso enviar 200 -300m de um parque sem nenhum problema.