Transceptor PSK versão 2

0 comentários
O original "único" PSK transceptor provado que um amplificador de potência de classe C eficiente pode ser utilizado para transmitir sinais PSK, embora seja necessário um pouco de circuitos de extremidade dianteira para o fazer. O conceito era simples. Reconstituir o envelope modulação AM a partir do sinal PSK criada pela placa de som do PC para fazer a modulação da portadora do amplificador classe C, e depois detectar os cruzamentos de zero para alterar a fase do sinal de accionamento do PA. Eu já aprendi que a mudança de fase do sinal em cada cruzamento de zero amplitude não é o caminho obras PSK. A fase únicas mudanças entre os zeros, ou que vão de zero a um. A fase não muda quando se passa de um zero a um. No entanto, parece que a maioria dos decodificadores PSK ainda vai decodificar a palavra de dados PSK se muda a fase em cada cruzamento amplitude, embora possa não ser 100% confiável. Isso ocorre porque o software vai olhar para o padrão da palavra de dados de bit e fazer um "melhor ajuste" adivinhar qual é a palavra, e na maioria das vezes acerta.

A principal desvantagem do projeto original é que ele opera em uma freqüência de áudio fixo, necessitando-lo para ser sintonizado exatamente para outra frequência estações, em vez de ser capaz de simplesmente clicar sobre a cachoeira PSK e automaticamente ir para lá, como é o caso quando se usa um equipamento de SSB. É também necessário definir o T / R compensar sim precisamente exatamente 1 KHz, a freqüência o detector de envelope de amplitude trabalhava. Esta versão 2 do único transceptor PSK addess essas questões com as seguintes melhorias:

O receptor é agora um super-heteródino com USB filtro de cristal. Isso não só eliminar o potencial oposto lateral QRM, a sensibilidade global receptor está melhorado em relação ao receptor de conversão direta básico usado no projeto original. Eu posso claramente "ver" um sinal de 0,2 uV na cachoeira PSK.

A modulação AM envelope detector recuperação é simplificada e agora trabalha em um razoavelmente ampla gama de freqüências. A freqüência de transmissão já está definido por meio de um switch "SPOT", que permite que o mixer transmissor e estágios motorista para a freqüência pode ser visto na cachoeira PSK. A dez vez pote é usado para ajustar a frequência do transmissor para corresponder ao sinal que você vê na cachoeira da estação você quiser entrar em contato, ou para colocar definir a frequência para um local claro sobre a banda. Embora isso leva alguns segundos para fazer, você sabe exatamente onde o sinal é transmitido.

O modulador de AM envelope é alterado para utilizar um transistor MOSFET P-canal, em vez de um PNP. O novo circuito usa menos peças, em seguida, o projeto original, então pode ser construído sobre uma placa de circuito menor.

Descrição do circuito:

O receptor é um circuito básico SA612. (U5 e U6) A LO para 20 metros é de cerca de 9 MHz e um IF de 5,068 MHz. O filtro IF utiliza dois cristais e tem uma resposta de pico a cerca de 5.070 MHz, de modo que este se combina bem com a PSK M de sub-banda 20 centrada em cerca de 14,071 MHz. A freqüência de BFO é ajustado para ser abaixo dos se a frequência de modo lateral superior da faixa resultados de recepção. Isso foi feito porque era mais fácil para puxar o VXO transmissor superior à freqüência do receptor LO para obter as notas da batida adequada na faixa de áudio do que era para ir a outra maneira ao redor. A saída de áudio detectado do misturador BFO é amplificada por um amplificador simples LM386 (U2). O ganho adicional entre os pinos 1 e 8 não foi encontrado para ser necessário para uma boa sensibilidade.

O transmissor utiliza uma outra SA612 (U6) para a mistura do oscilador BFO com um sinal VXO 9 MHz produzido pela SA612. O VXO utiliza dois cristais em paralelo para aumentar o alcance, juntamente com uma série de indutor. A freqüência é de tensão ajustado usando um pote de 10 vez e 1N4756 Zener didoe usado como um diodo de tuning, que dá andamento capacidade suficiente para afinar o VXO cerca de 1,5 kHz, usando cristais HC-49US. Esta gama de ajuste corresponde a largura de banda de filtro de cristal do receptor bem de perto.

A saída do misturador transmissor é filtrado por um circuito de sintonia dupla, utilizando modificado 10,7 MHz IF latas. A modificação é simplesmente quebrar a tampa no fundo da lata, de modo que pode ser afinada a 14 MHz usando um tampão externo. A dois ampères transistor fase (Q4, Q6) traz o nível de sinal o suficiente para acionar o portão de uma 74HC86 XOR gate (U4). A porta XOR é usada para alterar a fase do sinal transmitido e de conduzir as portas dos MOSFETs três BS170 utilizados para o amplificador de potência. Duas portas estão ligados em paralelo para melhorar a movimentação ao PA portões.

Durante a transmissão, o sinal de áudio a partir do PC PSK primeiro entra num detector de pico (U4a). Uma resistência através do detector de pico de tampa que prende induz alguma ondulação de modo que o detector pode seguir o sinal de modulação no lado descendente do sinal. Esta ondulação é removido por uma seguinte filtro passa-baixa (U4b). O sinal de modulação AM resultante é, então, a tensão ea corrente amplificada e utilizada para fornecer energia ao PA de RF (U4d/Q10). Um comparador de tensão (U4c) é usado para detectar os cruzamentos de zero do sinal de modulação AM a partir do andar de filtro passa-baixo. A saída do comparador é utilizado para o relógio de um "D" flip-flop (U5A) que por sua vez é utilizado para alterar a fase do sinal transmitido através da condução do PA 74HC86.

Transmitir condição é detectada por escolha de um sinal de desligar o transistor de saída de modulação AM, que tem um nível suficiente para ligar um 2N7000 MOSFET (Q5). A saída do Q5 silencia a saída de áudio para o PC, desliga a entrada do receptor a partir do transmissor LPF e aplica-se energia aos circuitos de transmissão através de um interruptor de transistor PNP (T2). Um inversor de hexadecimal 4049 (U6) é usado para produzir uma tensão de alimentação negativa para os amplificadores operacionais, de modo que eles não se prenda no balanço negativo do sinal de entrada. Adicionando um adicional de dois díodos e cápsulas criado um duplicador de tensão para aumentar a tensão disponível para fornecer o pote de sintonização VXO e aumentar a amplitude do VXO. Embora o silício 1N4148 são mostrados usado no esquema, usando diodos shotky tais como 1S101 de 1N5811 ou de vai produzir uma saída votage um pouco maior.

Um regulador de três terminais 78L05 fornece tensão de alimentação regulada a maior parte dos circuitos.



Construção:

O melhor é construído este equipamento em uma placa de circuito impresso, se você sabe como fazer um. O layout PCB está disponível aqui como um arquivo pdf que pode ser impresso para o tamanho real. Esta é a "a bordo" vista, ideal para transferência de toner direta, como a transferência irá inverter a imagem quando ela é passada para a diretoria. Preenchimento é utilizado para maximizar a área do plano do solo (e reduz a quantidade de encante utilizado). É preciso ter cuidado para totalmente gravar o conselho para que não haja curtos entre as almofadas e faixas para o plano de terra e ter cuidado ao soldar não fazer calções de solda para o plano terreno. uma vez que este é um único esquema lados, há alguns ponto a ponto necessárias ligações em ponte de arame. Alguns destes são de linha reta e por isso pode ser feito com fio de ônibus. As pontes mais terá de ser feita com fio isolado. NOTA: Q10 devem ter um dissipador de calor sobre ele.





Se você construir este equipamento, você deve ter pelo menos um osciloscópio de 20 MHz. Isso será necessário para ajustar o transmissor filtro passa-banda e verificar todos os circuitos estão funcionando corretamente. Um contador de freqüência também será útil e, claro, seu DVM fiel.

Tune up:

Antes de aplicar o poder pela primeira vez, verifique se há calções no ônibus 12 de alimentação e os ônibus de 6 volts. Agora aplique potência e verificar a presença dos regulamentados 6 volts e que o fornecimento de tensão negativa está presente no pino 11 do LM324. Usando um contador geral ou receptor cobertura freq, defina o trimmer BFO para a frequência BFO é de cerca de 5.068 MHz. Meça este no pino 7 do BFO SA612 (U8). Ative o misturador transmissor e amplificadores de buffer por ligar o interruptor de ponto. Com um escopo na saída de áudio, você deve ver um sinal. Você pode ter que ajustar o primeiro misturador LO trimmer (C20). Ajuste os núcleos na banda transmissor passar bobinas de filtro (T2/T3) para o sinal máximo, pico da bobina de entrada do receptor (T1).

Desligue o interruptor de ponto e ligar uma antena. Ligue a saída de áudio para um PC executando o software PSK. Ajuste o trimmer BFO (C27) para que o máximo de ruído de fundo é centrada em torno de 2 kHz na cachoeira. Se a banda é muito calmo, você pode ter que gerar algum ruído de banda larga por ligar um aspirador de pó ou transformando-se o ganho de cachoeira. É provável que você também vai ver sinais PSK na cachoeira. Ative o interruptor local novamente e definir a frequência mínima. Ajustar o aparador LO (C20), de modo que a nota de batida de cerca de 1 kHz. Agora você pode verificar a sua freqüência de transmissão período de ajuste girando o pote para o outro lado. A sonda deve agora estar operando mais ou menos no meio da parte mais ativa da janela sub-banda de PSK.

Definir o nível de áudio de transmissão

Esta é a parte mais complicada. Conecte-se um medidor de watt e carga fantasma. Activar o modo "afinar" o software no PSK, o que deve gerar um sinal de 1,500 kHz de amplitude constante. Aumentar o nível de áudio de transmissão e em algum momento a transmitir LED (D11) deverá acender e você deve ver uma saída de energia. Aumentar o nível de áudio até a saída do poder já não vai para cima e deve ser cerca de 3 watts com uma fonte de 13.8V. Para o ajuste final de nível de áudio, você vai precisar de um «Âmbito de aplicação, como eu não conseguia pensar em uma maneira simples de detectar quando o sinal de modulação começou a" top flat ", como eu tinha usado todo o espaço disponível na placa de circuito e fez Não quero fazê-lo ainda maior!

Ligue o seu âmbito à saída do Q10. Clique no ícone de transmissão na janela PSK para gerar um tom ocioso PSK em cerca de 2000 Hz. Ajustar o nível de áudio de transmissão para que o sinal de modulação só começa a top plana. Em seguida, use o escopo de verificar a forma de onda no terminal de antena. Se ele está fazendo algumas coisas malucas e que não corresponde a forma de onda de modulação, você pode ter que ajustar a banda de passagem Tx filtrar um pouco.
Continue lendo...

QRP transmissor com VXO

0 comentários


O 1 watt 20 metros transmissor QRP com VXO

Este é um bom transmissor Qrp que podem ser usadas em combinação de um dos receptores simples. Normalmente, estes projetos têm apenas dois transistores: um é o oscilador X-tal ea segunda o amplificador final. Um bom exemplo é o meu primeiro equipamento QRP que também é descrito em algum lugar neste site. Aqui o VXO (Variabele oscilador X-tal) tem uma faixa de sintonia de 16 kHz. Este VXO é tamponado com um estágio de driver adicional para uma melhor estabilidade de freqüência e um diodo varicap é usado em vez de um capacitor variabele. Um transistor extra é adicionado para digitar o transmissor com uma baixa corrente de chaveamento. O que você pode fazer com esse simples transmissor de 1 watt de potência QRP. Este é um verdadeiro transmissor de baixa potência, por isso não esperamos que você pode fazer tudo com ele, mas ... Quando as condições são normais, você pode facilmente fazer muitos QSOs durante uma tarde com estações com distâncias de até 2000 km com um V invertido antena dipolo de fio simples! Da Europa, eu sequer fazer QSO do outro lado do Oceano!

Diagrama esquemático



VXO

Aqui, um diodo varicap é usado para ajustar o VXO, mas é claro que você pode substituí-lo por um capacitor variável de 100-200 pF. O circuito estabilizador de voltagem, com um 7808 pode ser suprimido, o VXO é fornecido a partir do 12V. Um circuito paralelo de Lx (2,2 mH) e um aparador de Cx é adicionada em série com o X-tal para aumentar a gama de VXO. Fazendo algumas experiências com Cx é muito interessante: Ao iniciar a capacitância mínima, a frequência diminui quando se aumenta a capacitância. Em um determinado momento, o oscilador pára (ressonância de Lx / / Cx) ou pula alguns MHz para baixo, então, de repente, começa a oscilar a uma freqüência que está acima da freqüência do cristal. Ao aumentar a capacidade ainda mais a freqüência do oscilador vai para baixo. O aparador Cx é ajustado de modo que não há diferença entre as duas faixas de freqüência (selecionável com S1). No entanto, o intervalo VXO é muito dependente do cristal utilizado. Eu tive bons resultados com cristais de computador barato (até 150 kHz ou algo assim) e um péssimo resultado com um cristal de alta qualidade (apenas 2 kHz). Estabilidade reduz consideravelmente quando sintonizar mais longe da freqüência do cristal. Em algumas centenas de kHz da frequência do cristal, a estabilidade é mais ou menos o mesmo que o de um VFO ... Muitos amadores têm resultados muito bons com VXO de então não desista se os primeiros resultados são ruins.

Buffer e motorista

Um estágio motorista / tampão extra é adicionado entre o VXO eo estágio final. Devido a este estágio motorista / buffer, a estabilidade VXO é menos influenciado pelo feedback do amplificador final, quando etc do ajuste da antena Ao tentar fazer uma VXO com uma grande faixa de freqüência com o meu primeiro transmissor QRP sem buffering, estações informou que minha freqüência foi não é estável. O VXO é um oscilador de baixa potência para evitar altas tensões de RF em todo o diodo varicap. Isto também diminuir consideravelmente a estabilidade. O estágio motorista / buffer tem também a tarefa de fazer força motriz suficiente para o amplificador final 1 watt. Os 12 ohm resistores são adicionados para evitar oscilações parasitárias.



O amplificador RF definitivo

O transistor 2N4427 está fazendo o trabalho pesado aqui, mas você também pode usar outros como um 2N3553. O resistor de 1000 na entrada do filtro passa-baixo é adicionado para evitar altas voltagens de pico durante desfasamentos da antena.



PERFORMANCE

O transceptor Qrp simples é usado em combinação com um velho SSR1 receptor de ondas curtas. Não é difícil de fazer QSO com ele durante a utilização de uma antena dipolo Vee invertida simples, com o centro a uma altura de 4 metros. Este 1 watt QRP transmissor é tudo que você precisa para ser um radioamador e recolher uma caixa de sapato com cartões QSL! A gama frequeny total é de 16 kHz, mas até mesmo a pequena faixa de 4 kHz sem Lx / / Cx já é mais do que suficiente para um monte de contatos. A potência de saída RF é de 1 watt a 12 VDC e 1,5 watt a 13,8 VDC.

Continue lendo...

RECEPTOR para 40 e 20 M Com um controle TUNING

0 comentários


A madeira é utilizado para o chassis. Para o mecanismo de ajuste, nenhum capacitor variável é usada, mas uma vara de madeira com um enrolamento encurtado de fio de cobre, que se deslocam para a bobina VFO! Foi um desafio extra para não usar "componentes de RF". Portanto, não são usados ​​trimmers. Bobinas são enroladas em pedaços de madeira quadrados. O controle de volume é uma bobina de antena em um tubo de plástico que pode ser movida para cima e a bobina de entrada. O circuito electrónico é soldada sobre um pedaço de fio de cobre de espessura (solo) e coladas ao chassis de madeira com uma pistola de cola. Você também pode derreter os bastões de cola com o ferro de solda. Novos componentes, um chassis de madeira sólida, uma grande chance de que este receptor ainda vai funcionar depois de 30 anos! Um dia e uma noite de banda são escolhidos, a banda 20 e 40 metros. A banda de 40 metros é também uma faixa de teste excelente para o receptor, devido à muito forte das estações de difusão directamente acima desta amateurband (na Europa!). E em 20 metros você precisa já bastante uma boa estabilidade de freqüência, assim também um bom teste para este receptor simples.



Pré-amplificador de RF

Transistor T1 é um transistor LF comum que está configurado corretamente com o resistor de 470k. A frequência de ressonância do circuito sintonizado (preselector) na entrada podem ser comutados entre os 20 ou 40 metros por interruptor S1. A bobina L1 antena é enrolada num tubo de plástico e podem ser movidos para cima e L2. É um método simples e barato atenuador de RF e também um controle de volume! Alguns tira de calafetagem é colada sobre o núcleo de madeira da bobina L2 para manter o tubo de plástico no seu lugar. CA1 CA2 e são compostas de um circuito paralelo de um grande e um pequeno condensador. Você tem que determinar o valor correto por tentativa e erro. O "ajuste" da CA1 CA2 e pode ser feito por meio de uma medição de profundidade ou um gerador de sinal de amplitude modulada. Ajustar o potenciômetro P1, numa das posições extremas de fazer o receptor muito sensível para sinais AM. Ajustar o circuito de sintonização (valores de CA1 e CA2) de maneira que se ouve um sinal máximo, quando o gerador de sinal modulado é sintonizado para o centro da banda de 20 ou 40 metros.

Baixo volume



Alto volume



RA3AAE misturador

Um dos diodos de condutas durante o semi-período positivo do sinal de seno do VFO, o outro díodo, durante o período de meia negativo do seno. Mas, devido à queda de tensão de cerca de 0,7 V, os diodos só irá conduzir durante o início positiva e negativa no topo do seno e não perto das passagens pelo zero da onda de seno do sinal VFO. Então, eles se comportam como um interruptor que desliga 2x on / off durante um período de seno do sinal VFO. É por isso que o VFO tem que trabalhar em meio a freqüência de recepção! O nível do sinal de VFO é muito importante. Quando o sinal de VFO é demasiado elevada, o interruptor de diodo é ligado quase continuamente. Quando o sinal de VFO é muito baixo (inferior a 0,7 V), os diodos não irá realizar. Você terá o melhor resultado quando o tempo "on" é quase igual ao tempo "off". O nível correcto pode ser ajustado com P2 de ouvido. Para um bom funcionamento do mixer, a impedância na entrada tem que ser bastante baixo, 470 ohm acabou por ser um bom valor. O condensador de 100 pF e do resistor de 470 são também um filtro passa-alto que rejeita o ruído de baixa frequência do amplificador de RF. O misturador foi bastante sensível para fortes sinais de amplitude modulada, embora eles sugerem que isso não deve ser assim ... Uma razão é de que, talvez, as propriedades dos diodos não são iguais ou talvez que o VFO sinal não é uma onda sinusoidal simétrico perfeito ou o design simples do circuito electrónico. Mas a adição de P1 e um ajuste correto do de ouvido reduz a sensibilidade para sinais fortes AM consideravelmente.

VFO

A VFO sem um capacitor variável! Uma solução muito boa é o Wayne Mc Fee NB6M está usando em seu receptor Ear Tin. Um parafuso de bronze se move como um núcleo dentro e fora da bobina VFO. Mas é sempre interessante tentar algo mais. Então aqui uma vara de madeira com um reduzido enrolamento de fio de cobre é utilizado, esta encurtado enrolamento desloca-se para a bobina do VFO e é assim que a freqüência pode ser variada! O intervalo é muito grande, em 40 metros a partir de 6750 kHz e 7450 kHz e 20 metros em 13700 kHz a 15100 kHz. Eu não mudei, mas quando você o faz menor, ajuste será mais fácil. A redução do intervalo de ajuste pode ser feito através do aumento do diâmetro de te L4 e / ou diminuindo o diâmetro das L3, a bobina VFO. Você pode fazer um disco de freqüência simples: Anote a freqüência correspondente, onde o pau toca a chassis de madeira. Exceto sensibilidade para AM sinais fortes, muitos receptores de conversão direta tem o problema que tanto sinal VFO atinge a entrada de antena, certamente, uma construção unscreened tão aberta como é usado aqui. E isso vai causar um forte sinal de hum 50 Hz no receptor. É por isso que você tem que colocar S1 e S2 muito longe um do outro. Não combiná-los em um switch. O pré-amplificador de RF tem duas funções importantes, aumentando a sensibilidade e a atenuação do sinal do VFO do misturador para a antena. Uma grande vantagem é que o sinal para o VFO RA3AAE misturador está em metade da frequência de recepção. O sinal do misturador VFO à antena é atenuado adicional pelo circuito sintonizado entrada selectiva.

Baixa freqüência de VFO



Alta frequência de VFO



Amplificadores LF

O resistor de 220 ​​ohm e o condensador de 100 uF são um filtro para a tensão de alimentação para o amplificador de RF, e VFO primeiro amplificador LF T3. Ruído e zumbido da fonte de alimentação 12V são suprimidas por esse filtro. Um elco é uma má capacitor para sinais de RF, portanto, um capacitor de 0,1 uF é conectado em paralelo a ele. A fraco sinal de saída do misturador LF é amplificado consideravelmente por T3 e T4. Os transistores são definidas pelos resistores de 1M ohm e ohm 470k entre coletor e base. Os capacitores de 47 nF e 10 nF são um áudio filtro passa-baixa. Se você quiser alterar a seletividade, em seguida, basta alterar o valor desses capacitores. Os dois fones de ouvido dos auscultadores são ligados em série para obter um nível de som superior. Interessante é que não há muita diferença em termos de qualidade e sensibilidade entre os diferentes fones de ouvido. O HS415 da Philips é a melhor, muito sensível e excelente qualidade de som. A maioria dos fones de ouvido, como o que eu uso para o meu PC, é bom o suficiente. Mas tampões baratos eram muito ruins, mau sensibilidade e qualidade de áudio ruim.



Resultados

Sintonia de estações de SSB não, não é muito difícil para mim, certamente em 40 metros. Às vezes eu uso afinação movendo minha mão esquerda para a bobina do VFO. Sintonia de estações de CW é menos crítico e não um problema de todos. A sensibilidade é de 0,5 UV (-113 dBm). Muitos amadores da Europa e até mesmo fora da Europa pode ser ouvida em SSB (CW e é claro). Uma desvantagem é que a gama dinâmica de apenas 70 dB para a detecção indesejada de estações de transmissão AM fortes. Isso não é muito, mas mais do que o meu primeiro receptor com um misturador CA3028. Então, às vezes você vai ter alguma interferência na noite da forte AM estação de transmissão entre 7,1 e 7,3 MHz. As soluções são reajuste de P1 ou diminuindo a sensibilidade movendo L1. Em 20 metros e, à noite, você pode ouvir alguns sinais fracos de 40 emissoras metros acima 14,2 MHz. O misturador RA3AAE faz também algo sobre a freqüência de VFO, que a frequência é igual à metade da freqüência de recepção. Mas, principalmente, você vai escutar em 20 metros durante o dia e, em seguida, você não tem esse problema. E dentro de poucos anos, as emissoras irão desaparecer entre 7,1 en 7,2 MHz e com eles o problema. No meu buro com armação de metal, eu tenho que usar um pedaço de papel alumínio ligado à terra abaixo do receptor. Sem a folha de alumínio, eu ouvir algum zumbido no amplificador LF eo VFO é consideravelmente freqüência modulada com 50 Hz. PSK31 recepção não foi possível, porque a freqüência de VFO foi influenciado muito devido à construção unscreened aberto. Este receptor funciona muito bem para uma coisa tão simples. É uma pena que às vezes há alguma interferência de emissoras AM fortes e que não é possível receber PSK31. Mas é simples e fácil de construir e são usados ​​apenas componentes mecânicos e eletrônicos muito comuns!
Continue lendo...

Amplificador Headphone

0 comentários
Este projeto é derivado do amplificador portátil para auscultadores, com um estágio de saída NPN / PNP composto par emissor seguidor. Uma melhor capacidade de condução de saída é obtida, fazendo deste um push-pull Classe-A disposição. Potência de saída pode chegar a 427mW RMS em uma carga de 32 Ohm em uma corrente de 100 mA posição fixa. O estágio de ganho única tensão permite a fácil implementação de um circuito shunt-feedback dando excelente estabilidade de freqüência. Incline controle: A configuração de derivação de feedback possibilita também a fácil adição de redes dependentes das frequências, a fim de obter um útil, discreto, de controlo da inclinação comutável (opcional). Quando SW1 está definido na primeira posição de um suave, prateleiras de graves e agudos corte é obtido. A posição central do SW1 permite uma resposta de freqüência plana, enquanto a terceira posição desta chave permite um elevador agudos prateleiras e corte de graves.

Diagrama do circuito:



Peças:

P1 = 22K dupla potenciômetro Log quadrilha (pronto para Stereo)
R1 = 15K 1/4W Resistor 
R2 = 220K 1/4W Resistor 
R3 = 100K 1/2W Trimmer Cermet 
R4 = 33K 1/4W Resistor 
R5 = 68K 1/4W Resistor 
R6 = 50K 1/2W Trimmer Cermet 
R7 = 10K 1/4W Resistor 
R8 = 47K 1/4W Resistores 
R9 = 47K 1/4W Resistores 
R10 = 2R2 1/4W Resistores 
R11 = 2R2 1/4W Resistores 
R12 = 4K7 1/4W Resistor 
R13 = 4R7 1/2W Resistor 
R14 = 1K2 1/4W Resistor 
R15 = 330K 1/4W Resistores (Opcional) 
R16 = 680K 1/4W Resistor (Opcional) 
R17 = 220K 1/4W Resistores (Opcional) 
R18 = 330K 1/4W Resistores (Opcional) 
R19 = 220K 1/4W Resistores (Opcional) 
R20 = 22K 1/4W Resistores (Opcional) 
R21 = 22K 1/4W Resistores (Opcional)
C1 = 10μF 25V Capacitores eletrolíticos 
C2 = 10μF 25V Capacitores eletrolíticos 
C3 = 10μF 25V Capacitores eletrolíticos 
C4 = 10μF 25V Capacitores eletrolíticos 
C5 = CAP 220UF 25V Capacitores eletrolíticos 
C6 = 100nF 63V Poliéster Capacitores 
C7 = CAP 220UF 25V Capacitores eletrolíticos 
C8 = 2200μF 25V capacitor eletrolítico 
C9 = 1nF 63V Capacitores de poliéster (Opcional) 
C10 = 470pF Poliestireno 63V ou Capacitor de cerâmica (Opcional) 
C13 = 15nF 63V Capacitor Polyester (Opcional) 
C11 = 1nF 63V Capacitores de poliéster (Opcional) 
C12 = 1nF 63V Capacitores de poliéster (Opcional)
D1 = 5 mm. ou 3 milímetros. diodo emissor de luz Diodos 
D2 = 1N4002 100V 1A 
D3 = 1N4002 100V 1A Diodes
Q1 = BC550C 45V 100mA Baixo ruído alto ganho NPN 
Q2 = BC550C 45V 100mA baixo ruído alto ganho NPN 
Q3 = BC560C 45V 100mA baixo nível de ruído alto ganho PNP 
Q4 = BD136 Transistor PNP 45V 1.5A 
Q5 = BD135 45V 1.5A NPN Transistor
IC1 = 7815 15V 1A positiva regulador de tensão 
IC T1 = 220V Primário, 15 15V rede secundária-5VA transformador
SW1 = 4 pólos 3 maneiras Rotary Switch (pronto para Stereo) 
SW2 = SPST slides ou chave seletora
J1 = entrada de áudio RCA 
J2 = 6mm. ou 3 milímetros. Jack tomada estéreo 
PL1 = A ficha Masculino

Continue lendo...

Classe-a-ab Amplificador 100 Watts

0 comentários


Descrição:

A classe A / / Classe AB amplificador de 100 Watts nominal ao dirigir um alto-falante de 4 ohm.

Notas:

Este circuito desenvolvido a partir dos meus 30 anos de classe-A investigações baseadas JLH.

O original "simples" 1969 JLH classe Um projeto fornecido excelente precisão primeiro ciclo através de freqüências médias e altas (clareza dinâmico) porque não havia componentes de estabilização nem uma saída série sufocar, enquanto a correção de erro NFB foi estabelecida através do emissor de entrada (alguns descrever esse feedback tão atual).

No entanto, fez gerar sim uma grande quantidade de calor, o amortecimento é 'soft' em frequências mais baixas e matou positivo foi mais fraco na presença de sistema de alto-falante back-EMF gerado em freqüências de áudio mais altas. I foi finalmente capaz de melhorar o circuito JLH original de:

1) adição de um estágio de saída "ajudante" de classe AB para aumentar substancialmente o poder e eficiência, mas deixar suficiente classe-A tendência para a manutenção de controle em tempo real através fase deslocada de zero atuais crossovers classe AB;

2) a adição de um estágio de entrada diferencial de zero para controle de tensão de saída, mas também atender a uma 10nF capacitor base-emissor para a operação de tensão diferencial em freqüências de áudio, embora com os principais emissores encaminhado feedback para manter a estabilidade do circuito e controle NFB acima de 20 kHz;

3) a adição de um espelho de corrente para evitar power-up baque, mas também atender a uma 220nF capacitor base-emissor para assegurar "única fonte" estável operação acima freqüências de áudio.

Assim, quando comparado com os circuitos convencionais, uma mudança de fase de alta frequência completa foi removida a partir do circuito fechado de realimentação de modo a minimizar a necessidade de quaisquer componentes de estabilização adicionais que poderiam tornar o circuito indutivo nas frequências audio. O original JLH hf (feedback atual) e, simultaneamente, a estabilidade de fase coerente classe-A de controle são mantidos.

Este circuito foi destinado para 2SC5200 operação, ainda que tenha sido construído com sucesso usando outros tipos de dispositivos, incluindo um único Sanken 2SA1216 +2 SC2922 par no lugar do ABS em paralelo. Mantenha os fios relacionados VAS, Zobel e saída de 5cm / 2 "longe de dispositivos de entrada e fiação. Use a terra estrela a partir do local de entrada. Use distribuição de energia estrela de cada 10mF fundida no PCB. Use estrela conexões nó de saída. Parallel todos grandes Cs com os menores. Não torça os fios ebc extensor que podem ser usados ​​para dissipador de calor montado dispositivos estágio de saída. Monte o multiplicador Vbe no dissipador de saída para compensação automática de temperatura. Ajuste a classe AB pré-definido para 50%, mas ajustar a classe-A pré-definido para ser um curto-circuito antes da inicial switch-on. Eu recomendo 22 ohm por trilho no lugar dos fusíveis em caso de erro no primeiro power-up, mas não tentar definir qualquer preconceito com eles no circuito.

100W-4ohm (conservadora classificado) é 50W-8ohm. Para 70W/35W usar 30V rails. Para 50W/25W, 25V. Para 100W-8ohm com trilhos de alta tensão tentar um 47pF Miller C.dom ligado às VAS, deve compensar a estabilidade do dispositivo / alterações com o aumento da tensão, mas não prejudiquem a classe-A operação em manter a continuidade crossover. Preconceito sempre de corrente zero, se você aumentar a tensão ferroviário. Insira um ohm série resistor de saída 0,22 para manter a estabilidade durante a condução de cargas puramente capacitivo, e não se esqueça de quedas de tensão dinâmicas desenvolvidas bi ou tri-fio para as seções do sistema de alto-falante composto e motoristas, a fim de evitar um único cabo com vários sistema de alto-falante gerado back-CEM, não importa o quão caro o cabo do altifalante pode ser.
Continue lendo...

Fonte 13,8 Volt, 20 Amp PSU

0 comentários
Este artigo foi publicado originalmente em setembro de 1987, edição da "Revista Amateur Radio" e foi apresentado em duas partes. Considerou-se no momento em que o formato do artigo, a obra de arte ea forma como ele foi publicado nunca deu plena justiça a este projeto. Houve muitos erros na obra de arte ea revista nunca publicou um tamanho total PCB sobreposições ou fácil de seguir as instruções de fiação. Na verdade era um desperdício de uma "barragem bom" projeto de construção.

A maioria dos leitores deste site só está interessado em 13,8 volts, 20 ampères PSU que é adequado para ligar o estado sólido médio HF ou sonda de 100 watts de VHF / UHF linear. Não querendo comprar uma unidade comercial, que custaria cerca de £ 150 me propus a construir essa oferta para poder meu TS-440S equipamento HF. Eu queria que a incorporar as seguintes características: -

Capaz de produzir 20 ampères de saída contínua em uma velocidade constante de 13,8 volts. Sobre a proteção da tensão. Sob a proteção da tensão. Curto-circuito prova. Limite de corrente. A maior parte dos componentes menores para ser montado sobre uma única placa. Todos os componentes de estar disponível. Da prateleira., Incluindo um transformador de voltagem de 40 Amperes 16.5.

Diagrama do Circuito





Construção

Em parte-1 traçamos as necessidades básicas de uma alta fonte de alimentação de corrente e tratada com os circuitos de proteção necessários para uma operação segura. Em parte-2, vamos lidar com a construção da própria unidade, incluindo PCB layout, diagramas de fiação e testes.

A Placa de Circuito Impresso





Lista de componentes





Continue lendo...

13,8 V 40A Fonte de alimentação

2 comentários


Radioamadorismo tem sido um pouco lento para aceitar fontes chaveadas para alimentar equipamentos de comunicação. Isso é uma pena, porque "volúveis", como são chamados frequentemente, oferecem características muito atraentes, como tamanho pequeno, baixo peso, alta eficiência e baixo aquecimento. Na verdade, elas são geralmente mais complicada do que as fontes lineares, mas isto pode ser facilmente compensado pelo facto de que eles podem ser construídos com um custo mais baixo. Alguns dos primeiros switchers produziu uma quantidade indesejável de ruído RF, trazendo toda a tecnologia de comutação em má reputação. Mas, por meio de técnicas de design adequados e filtragem cuidadosa EMI é possível construir switchers muito tranquilo. Neste artigo vou descrever a construção de uma fonte de alimentação de comutação projetado para alimentar uma estação de presunto completa, com várias rádios e acessórios. Esta fonte de alimentação produz 13,8 V regulamentados que melhor do que 1%, com uma carga de corrente contínua de até 40A. Ele tem limitação de corrente, tornando-o adequado para conexão direta com a bateria de backup de 12V. Se a corrente do potenciômetro limite está ligado, a fonte de alimentação pode fornecer até 60A de forma intermitente, mantendo a regulamentação. Sem carga mínima é necessária. A ondulação na saída é de cerca de 20 mV, e a eficiência é de 88%. Um ventilador opera em função da corrente média tirada, e um LED tricolor diz que, se a tensão é normal, muito alta ou muito baixa. Não produz ruído RF detectável em qualquer freqüência maior do que a principal freqüência de comutação de 50kHz (eu verifiquei com um fio da antena enrolada ao redor da fonte de alimentação operacional, ajustando meu TS450 de 30kHz a 40MHz). E você tem tudo isso em uma caixa que mede apenas 306 x 150 x 130 milímetros, incluindo todas as projeções, e pesa apenas 2,8 kg!







Lista de peças
C1, 2: 100nF, 250V polipropileno (RS 190-8539)
C3: 680uF, 450V eletrolítico
C4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11: 470nF, polipropileno 630V
C12, 13: 1uF, 50V cerâmico multicamadas (RS 126-067)
C14: 3.3nF, 1.6KV polipropileno
C15, 16: 10nF, 250VAC polipropileno (RS 190-8472)
C17, 18, 19, 20, 21, 22: 1000uF, 25V baixo ESR eletrolítica (RS 105-997)
C23, 24: 2200uF, 16V baixo ESR eletrolítica (RS105-947)
C25, 26, 27, 28, 29, 30: 100nF, 50V
C31: 470nF, 50V cerâmico multicamadas
C32: 22uF, 50V eletrolítico C33: 10uF, 50V eletrolítico
C34: 1uF, 50V eletrolítico
C35: 33nF, 50V poliéster
C36: 4.7nF, 50V poliéster
C37: 330nF, 50V poliéster ou cerâmica multicamadas
C38: 100uF, 10V eletrolítico
D1: ponte retificadora, 1kV, 8A. GBPC810 ou similiar.
D2, 4, 17: diodo ultrarrápida, 1kV, 1A. UF4007 ou similiar. Abaixe tensão (até 100V) é aceitável.
D3, 5: Ultrafast 1kV diodo, 3A. UF5408 ou similiar.
J6, 7, 8, 9: Dual díodo de Schottky, 100V, o total de 30A. PBYR30100CT ou similiar. Diodo único seria também apropriado. D10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 18: 1N4148 comutação diodo FB1, 2: Amidon FB-73-801 ferrite, caiu sobre o fio. FB3 .. 14: Amidon FB-73-2401 de ferrite contas, caiu seis cada ao longo dos dois cabos de saída 13.8VDC. L1: Modo comum choke, 8mH cada enrolamento, 6A. Eu costumava junk box espécime. RS 288-159 é adequado. L2 :: 20uH, 60A estrangulamento. 15 voltas em Amidon T-157-26 toroidal. Ferida com dez º 16 fios esmaltados em paralelo. L3 :: 5UH (acrítica), 60A estrangulamento. 10 voltas na solenóide ferrite, 10mm de diâmetro, 50 milímetros de comprimento. Ferida com dois # 11 fios em paralelo. LED1: Dual LED, verde, vermelho, cátodo comum M1: 12V 5W brushless DC ventilador, 120 x 120 x 25mm NTC1, 2: Corrente de partida limiter, 2.5R resistência ao frio (RS 191-2005) P1: CEE-22 conector macho com fusível integrado e filtro EMI, 250V, 6A, (RS 210-291) Q1, 2: transistor de comutação de alta tensão, BUH1215 ou similiar. Deve resistir pelo menos 400Vceo, e manter um beta de mais de 12 em um nível atual de 8A. (RS 859-874) Q3, 4: BC639-16 transistor. Deve resistir a 100V e 0,5. Q5: BD683 transistor darlington R1, 5: 10R, 5W baixa indutância preferido R2, 6: 180kR, 0.5W carbono R3, 7, 19: 1R, carbono 1W R4, 8: 2,7 KR, 0.25W carbono R9: 47R, 5W baixa indutância preferido R10, 11: 1.8R, 2W baixa indutância preferido R12: 180R, carbono 0.5W R13: 3.3kR, carbono 0.25W R14: 1.5kR, 0.5W carbono R15, 16: 3.9kR, carbono 0.25W R17, 18, 32, 33, 36, 38: 1KR, 0.25W carbono R20: 22R, carbono 0.5W R21, 22, 23, 24: 4.7kR, 0.25W carbono R25, 27, 29: 22kR, 0.25W carbono R26: 4.3kR, 0.25W carbono R28: 13kR, 0.25W carbono R30: 12kR, 0.25W carbono R31: 10kR, 0.25W carbono R34: 1 RM, 0.25W carbono R35, 37: 27kR, carbono 0.25W R39: 33R, 2W carbono SW1: interruptor de 2 pólos, 250V, 10A T1: primárias, secundárias 15 voltas 2 +2 voltas. Feridas com folha de cobre e folha de mylar. Usa quatro Amidon EA-77-625 ferrite E-núcleos (8 metades). Equivalentes incluem Thomson GER42x21x15A, Phillips 768E608, TDK EE42/42/15. Veja o texto para instruções sinuosas. T2: Secundário é de 100 100 voltas # 36 fio de esmalte. Primário é uma volta n º 15 cabo isolado plástico, enrolada em secundário. Ferida em Amidon EE24-25-B da bobina. Usa um Amidon EA-77-250 de núcleo. Equivalentes são Thomson GER25x10x6, Phillips 812E25Q, TDK EE25/19. T3: enrolamento de controle é de 26 +26 voltas # 27 fio de esmalte. Enrolamentos de base são 8 voltas # 20 cada um. Collector enrolamento é uma volta n º 15 plástico cabo isolado. Bobina e núcleo como T2. Veja o texto. U1: modulador de largura de pulso IC, LM3524, SG3524, UC3524 ou similiar. U2: Quad único amplificador operacional oferta, LM324 ou similar. U3: 5V tensão de referência, LM336Z-5.0 ou similar. VR1, 2, 3: 1KR PCB montado trimpot

Diversos:

Placa de circuito impresso Dois terminais de parafuso pólo para 40A Cabo de alimentação 6 isoladores cerâmicos para os transistores de potência e diodos Schottky 6 parafusos e porcas de nylon M3 , 10x10x1mm estoque 3 mm e chapa de alumínio 1 milímetro ângulo de alumínio, cerca de malha de arame, 4 pés de borracha e hardware diverso para a construção da caixa.
Continue lendo...

Amplificador 700Watts

0 comentários


Aqui está um amplificador Leach baseado em 2SC5200 e 2SA1943 transistores de potência de saída que pode fornecer até 700W de potência. A concepção mecânica é relativamente simples, os transistores são colocados nos dois perfis de refrigeração com uma altura de 66 milímetros, 44 milímetros de largura, comprimento 260 milímetros. Eles são ligados entre si Assim, a partir do túnel de arrefecimento. Coolers está anexando o apoio nylon que permite a montagem de transistores sem anilhas e, assim, melhor transferência de calor. DPS amplificador está na parte superior do túnel e os transistores são soldadas a partir do fundo da placa.



700W Amplificador Leach Ajuste o amplificador de potência de 700W parece fácil, mas não podemos esquecer que a mudança na forçando transistores, toda a re-contratação de freqüência de offset. É necessário modificar a apólice atual, que serve para proteger os transistores finais. Sua tendência a ser autorizados a manter os transistores nas características subir. Em primeiro lugar foi necessário calcular todas as resistências necessárias e então medida para verificar a precisão dos cálculos, é gerido com resultados satisfatórios. Alterações periféricas necessário para que seja capaz de fornecer de forma consistente amplificador de potência. - Primeiro você precisa para substituir os resistores 2K2 em série com os LEDs no Zenerovými resistores com potência superior. Resistores 1/2W suficiente, a perda de potência em 80V 1W-base +. - Em seguida, foi negociado resistor 1k2 no resistor de feedback a 620 ohms. Qual é o ganho inicial dobrou, então agora é o amplificador de ganho global de 40 eo máximo de excitação é suficiente para 1V RMS. - Předbudiči transistores foram substituídos por forte MJE15032/33 porque KF467/470 são permitidos coletor corrente de 20 mA - Nas fases de saída excitação são utilizados os mesmos transistores como o estágio de saída. - Número de terminais de transistores foi aumentado para oito pares - tinha de ocorrer para compensar o nível de excitação através da adição de um condensador de 10pF 47pF + 22K membro. Isto levou a uma ligeira amplificadores "lentos", mas isso não afetou os parâmetros resultantes. Esta capacidade é sintonizado precisamente para este tipo de terminais de transistores 2SA1943/2SC5200. Com isso, é um valor mínimo em que o amplificador opera estável, sem ultrapassar as bordas de subida e descida do quadrado. - O último reajuste, o terminal atual transistor de proteção ajuste. As características do transistor SOBE mostra que a corrente máxima permitida coletor quando a tensão de 1,5 A é ideal para a refrigeração, por isso é realmente menos. Portanto, a proteção atual está definido para 12A, de braço único. Esta proteção contra cópia SOBE características do transistor. Corrente de curto-circuito é de cerca de 6 A, que é de cerca de 075A por transistor. Isso está bem abaixo das características subir. A concepção mecânica é relativamente simples, os transistores são colocados nos dois perfis de refrigeração com uma altura de 66 milímetros, 44 milímetros de largura, comprimento 260 milímetros. Eles são ligados entre si Assim, a partir do túnel de arrefecimento. Refrescantes são fixar o suporte de nylon, que permite a montagem de transistores sem anilhas, e, assim, uma melhor transferência tepla.DPS amplificador está na parte superior do túnel e os transistores são soldadas a partir do fundo da placa. 
Parâmetros técnicos: Saída: 680W/2R, 450W/4R, 260W/8R 
Impedância mínima: 2R Largura de banda: 10-180 000Hz/-3dB 
Tensão máxima admissível: max + /-80V 
Fusing amplificador final: 15A / F 2x 
Conexão final: cerca de 1,5 seg Sensibilidade de entrada para a excitação máxima: 1.1 V 
Taxa de variação: 35V/us



Continue lendo...

Amplificador 1000W MOSFET

0 comentários
Temos 1000watt num poderoso amplificador. Não é na sala de aula HiEnd certeza, mas a unidade sonoridade muito respeitável com muita energia. Ele não foi projetado com o interior casa como o principal objetivo antes, tal poder usada apenas raramente em casa e interior, exceto, talvez, em algumas casas noturnas maiores. Francamente, devido a um alto desempenho, poderia PA acender prefiro ir classe, mas outras especificações e de grande qualidade sobre as normas e necessidades PA! A minha única sugestão adicional para você pensar sobre isso durante um tempo, Mestre estágio como um Mestre MK2. Estágio Mestre 500 ... 1000W, mas é aa pouco mais fácil (e barato) para construir. "PCB mostrar assim como abaixo de 1000W 1000W MOSFET MOSFET PCB PCB

Diagrama elétrico



Layout de PCB

Continue lendo...

Amplificador 400W MOSFET com IRFP448

2 comentários


Amplificador de potência 400W IRFP448 Circuit Circuito amplificador de hoje, Nós gostaríamos de mostrar para o MOSFET de 400 watt amplificador é amplificador no meu kW compartilha o mesmo circuito e layout básico PCB. A única diferença real, é o número de dispositivos de saída para o dispositivo. Estamos usando o projeto IRFP448 enquanto o amplificador 14 dispositivos S / P MOSFET. Estes amplificadores podem ser usadas para praticamente qualquer aplicação que requer alto desempenho, baixo ruído uso, distorção e excelente qualidade de som. Exemplos seriam amplificador subwoofer deve FOH fase Amplificadores, cercam um canal muito poderoso amplificador de som, etc A 400W-amplificador MOSFET tem quatro principais fases de amplificação. Nós estamos olhando para começar em qualquer fase detalhe apropriado. A etapa de preconceito e tampão Tal como o nome sugere Todos Q, C e ZD fases tampão de polarização e. Seu principal objetivo é fornecer uma Portões MOSFET estáveis ​​e compensar a tensão eo estágio amplificador de tensão da capacidade alta de Recursos. O que teria sem a fase de resposta e os efeitos Taxa de variação é realmente muito ruim. O outro lado da moeda não é a etapa extra Introdução de um pólo dominante adicional no circuito de realimentação do amplificador.

400W MOSFET PCB



Amplificador de potência 400W IRFP448 PCB Disposição dos componentes eletrônicos,abaixo



Amplificador de potência 400W IRFP448 PCB Layout Circuito PCB e componentes de layout



Alimentação para amplificador de 400W IRFP448 MESFET PCB



A fase final do ganho de corrente Fase Também para que o nome sugere esta fase converte a tensão desenvolvida na VAS e fornece todos os amplificadores necessários para conduzir a 8 ou 4 ohms. Cargas de 2 ohms são possíveis durante vários minutos a uma hora. Na verdade, eu testei mais de 1.600 1kW amplificador Watts RMS em 2 ohms. Mas isso não seria recomendado como uma exposição de longo prazo a todos. Se for maior do que os valores do STI-amp. Poder para o amplificador AV 800 Os componentes de alimentação para este amplificador são como se segue, e são favorecidos Um canal ou um módulo de alimentação sozinhas. Um transformador toroidal com uma classificação de 1kVA. Enrolamentos primários são feitos para caber
Continue lendo...

CW transmissor para 40 METROS 6-Watt 2 valvula

0 comentários
Aqui nós vamos além do limite superior QRP - mas não muito - com um (seis watts de saída RF) econômico, relativamente poderosa e confiável transmissor de cristal controlado utilizando tubos! É divertido de construir, fácil de operar, e muito barato, considerando o seu desempenho. Projeto original início de 1990 é modificado, apresentando tanto um metro ou uma lâmpada - ou ambos - para tuning, um resistor de energia em vez de um terceiro tubo mais caro para o reator no circuito de filamento, e relay-chaveamento para a segurança garantida. Uma caixa de charuto fornece o chassi e painel frontal, e todas as peças estão prontamente disponíveis.

Projeto: Um olhar sobre o esquema a seguir revela essa é um oscilador utilizando dois tubos em paralelo para obter a saída RF. Filamentos dos tubos são alimentados diretamente da fonte AC. Duas fontes de back-to-back comum transformadores de segurança alimentar AC em uma ponte retificadora. O resultante CC ("B +") de tensão é filtrada e vai para o oscilador de tubo duplo, o qual é introduzido cátodo. Desde de alta tensão (até 160VDC) pode ser um perigo se a chave é usada diretamente, um circuito de relé de chaveamento é mostrada aqui. Chaveamento direto é naturalmente bom, mas se usado, recomenda-se que os terminais principais são seguramente isolado da mão do operador! O medidor mostrado é opcional, como é o da lâmpada; qualquer regime (ou ambos) pode ser usado para sintonizar o transmissor.



Componentes:

R1: 100K/1W resistor 
R2: resistor 27K/2W 
R3 Resistor poder 100-ohm/5w: 
C1: capacitor variável 365pF 
C2: capacitor .047uF/630v 
C3: 22uF/350v eletrolítico capicitor 
C4: .01uF/500v condensador 
D1: 1N4004 diodos retificadores 
BR1: 1 AMP/250 PIV ponte retificadora 
Interruptor SPST: S1 
L1: 15 voltas fio de conexão em uma "forma 7/8 (passador de madeira, frasco de comprimidos de plástico, etc) 
L2: 7 voltas da mesma ferida fio sobre 
L1 Medidor de painel 100ma: M1 
T1, T2: 117vac/12.6vac transformadores de potência (modelos centro-Toque em OK, centro-torneiras não utilizado) 
V1, V2: Válvulas amplificadoras 50C5 feixes de energia 
Relé: SPST 12v relé (um relé 9v também pode ser usado) I1 6 volts bulbo (a # 44 é perfeito) 
XTAL: Cristal banda 40 metros TAMBÉM: dois soquetes de 7 pinos em miniatura tubo, dois macacos (para a chave-in e uma antena para fora), um soquete de cristal ou titular, porcas e parafusos, fios de conexão, um soquete de lâmpada I1, duas tiras de terminais de 4 lug, um botão em C1, e um cabo de alimentação e ligue.
Continue lendo...

500mW CW TRANSMISSOR

0 comentários


Uma maneira muito rápida e fácil de entrar no ar é construir uma "Michigan Mite poderoso" transmissor de CW para 160, 80, 40 ou 30 metros originada por Ed Knoll, W3FQJ e desenvolvido por Tom Jurgens, KY8I. Ele não pode ficar mais simples do que isso! Eu fiz minhas primeiras QSOs com uma versão de 40 metros (foto). Tem muito poucas peças, custa quase nada, e ele funciona!

Potência de saída é de cerca de 500 miliwatts com uma fonte de alimentação de 12 volts. Para operar, anexar carga fantasma de 50 ohms ou apropriado de antena de 50 ohms (faça um favor e usar uma antena dipolo de meia onda para evitar tuners e garantir bons resultados) e terra, insira cristal e fechar a chave. Ajuste o capacitor variável para o sinal mais limpo que tem o maior poder (compromisso). Isso mesmo! Você está no ar, e pode confirmar que ele está trabalhando com o medidor de intensidade do campo. Potência de saída pode ser descoberto com um multímetro comum, usando um circuito vatímetro muito simples. Outra forma de verificar se o trabalho é para ligar uma pequena lâmpada incandescente através dos terminais de antena: se as luzes, o transmissor funciona. Eu uso uma lâmpada de 7.5V 0.22A que é uma lâmpada 1.65W [Watts = Volts X Amps].



Q1: 2N3053, 2N2222, SK3265 ou similar barato transistor NPN de uso geral. Eu uso um transistor-caixa de plástico que veio em um pacote de barganha da Radio Shack - funciona bem. Use dissipador de calor - experimente um jacaré se você não tem um dissipador de calor útil.

TANK COIL: utilizar uma "forma de diâmetro (35mm caixinha de filme, frasco de comprimidos, etc) e n º 20 - # 22 AWG esmaltado 1.25 (" ímã "). arame para fazer torneira, L1 vento para o" bateu no "número de voltas (ver tabela abaixo). Faça um laço de cerca de 1 centímetro de comprimento, torcê-lo algumas vezes e terminar sinuosa. Areia o isolamento fora da final do loop. Esta é a sua torneira. Após enrolamento L1, envolvê-lo com uma fina camada de fita adesiva e do vento L2 na fita, em cima e na mesma direção, como L1. Prenda L2 com mais de fita e acabamento lixando isolamento as restantes ligações.

L1: L2:

(enrolamento primário / coletor) (enrolamentos secundários / antena) 
160m - 60 voltas, aproveitado em 20 
160m - 8 voltas 
 80m - 45 voltas, aproveitado em 15 
80m --- 6 voltas 
40m - 21 voltas, bateu em sete 
40m --- 4 voltas 
30m - 15 voltas, aproveitado em 30
6m --- 4 voltas

XTAL: cristal de modo fundamental para a freqüência desejada. Sobre isso capacitor variável - a unidade na foto é um item descontinuado a partir de Radio Shack, mas não há problema - um resgate de um transistor de idade AM Radio ou tentar um capacitor trimmer. Claro que, em tamanho real de uma variável vai funcionar - mas que também irá ser maior do que o resto do transmissor! Rastreamento de capacitores variáveis ​​a um bom preço é um desafio nobre e faz parte do jogo.
Continue lendo...

Lanterna dimmer

0 comentários
O circuito eletrônico de controle lanterna agrega alta eficiência escurecimento e piscando para uma lanterna de pilhas existente ou lanterna ou um design personalizado. Para o carro faz uma grande lâmpada para trocar um pneu furado, de volta a leitura de assento ou trabalho do motor de emergência.



O modo de pisca-pisca é útil para avisar os outros condutores de seus problemas e pode ser ajustado para ter uma duração de flash muito curto para uso a longo prazo, como quando o carro deve ser deixado no ombro durante a noite. Ao acampar é grande como uma luz noturna de baixa potência para a tenda ou potty' o portátil '- você pode selecionar apenas a quantidade de luz que você precisa!

O modo de pisca-pisca é útil para encontrar um ancoradouro no peixe escuro ou até mesmo atrair. Em casa, o pisca-pisca é uma ótima maneira de dizer aos convidados quando eles encontraram a casa certa ou "jazz-se" Bateria decorações do feriado potência. O circuito destina-se a 6 ou 12 volts baterias de lanterna, mas deve funcionar bem com suprimentos 4,5-15 volts sem quaisquer modificações no circuito, como mostrado acima.
Continue lendo...

Circuito indicador nível d'gua com ULN2004

0 comentários
Um indicador de nível de projeto de circuito eletrônico muito simples água pode ser projetado usando os ULN2004 matrizes de alta tensão, alta corrente darlington que contêm sete abertos pares Darlington coletor com emissores comuns. Cada canal avaliado em 500 mA e pode suportar picos de corrente de 600 mA.

Este indicador de nível de água ULN2004 é muito simples e requer poucos componentes electrónicos externos. Como o aumento do nível de água no tanque, ele entra em contato com as sondas P1 a P7 e, assim, faz com que os pinos 7 calha uma alta seqüencialmente. Os correspondentes pinos de saída 10 da calha 16 ir baixo, um após outro e LED1 através LED7 acenderá. Quando a água entra em contato com o último P7 sonda, a sirene ligada ao último pino 16 vai soar. O circuito é muito simples e não requer nenhuma configuração. Este projeto de circuito eletrônico deve ser alimentado por uma tensão contínua de saída fixo que irá fornecer uma tensão de saída entre 9 e 12 volts

Continue lendo...

Alternada em off

0 comentários
A alternância no interruptor projeto de circuito eletrônico muito simples podem ser projetados usando um inversor CMOS 4096 hex e algumas peças eletrônicas comuns. IC1is um tipo Hex-inversor regular e é construído com MOS P-canal e dispositivos de modo realce N-canal em uma única estrutura monolítica. Primeiro impulso a partir deste alternando no interruptor ativa o relé e outro empurrão de-ativa o relé.

O tipo de D1 em não crítica, mesmo um 1N4148 vai funcionar. Transístor Q1 é um tipo 2N4401, mas pode ser substituído por qualquer outro tipo, como: N100, NTE123A, 2N3904, 2N2222, 2N4013, etc Para C2, se você encontrar o relé não age rápido o suficiente, você pode mudá-lo para um valor menor ou usar uma tampa de cerâmica de cerca de 0.1μF. O circuito pode ser alimentado a partir de um volts circuito de alimentação de 9 ou 12 DC. Pinos de entrada não utilizada deve ser conectado a um nível lógico apropriado e pinos de saída não utilizada deve ser deixada em aberto. Relé utilizado neste projeto é um tipo de relé 6 volts. R4 e LED1 são opcionais e podem ser removidos do circuito.

Continue lendo...

Circuito regulador de tensão

0 comentários
Este post é escrito sobre o circuito regulador de tensão. Pelo circuito podemos ajustar qualquer tensão entre 1V a 9V. No circuito, a tensão é regulada por um regulador IC LM-317T. Pin-1 do IC é de entrada, Pin-2 é o pino de ajuste, Pin-3 é a saída.

Diagrama de Circuito



Requisitos

Diode-1N4001x4, 
IC1-LM317T, 
C1-2200 mfd/25V, 
C2-mfd/160V 0,22, 
C3-10 mfd/40V, 
C4-10 mfd/40V, 
switch: S1-1 pólo 6 way Switch. 
Transformador 12 V, 1A Sec.
Continue lendo...

Simples Não-Tune Wi-Fi Sniffer

0 comentários

Aqui é um circuito muito básico No-Tune Wi-Fi Sniffer. É tão simples quanto ele ganha, usando apenas dois transistores. Ele poderia detectar o meu notebook a 10 pés com uma pequena vertical. Sem dúvida, um dipolo bem afinado iria aumentar a sua gama.

Q1 + Q2 são etapas amplificador de RF sintonizado para receber 2,4-2,5 GHz. L1 + L2 são moldados engasga. Os componentes críticos são L1, C3, C6 e L2.

LED1 é o indicador de sinal. Como você se aproximar de uma fonte de sinal, o LED [1.3V], vai se tornar mais brilhante. É mais útil em dim para áreas escuras, isso é devido a falta de corrente, no entanto, há agora mais eficiente de LED disponível, por isso pode ser útil durante o dia inteiro. Alternativamente, você pode usar um VU de idade, ou MA DC metro em vez de um diodo.

A agulha irá gradualmente aumentar à medida que você se aproxima da fonte de sinal. Potenciômetro 50K deve ser colocado através do medidor e ajustado perto de Wi-Fi para a escala total. O sniffer deve ser construído em uma caixa de metal para minimizar a capacitância mão e afastar os efeitos de RF.

Para o criativo, a Baixa Buzzer DC atual poderia ser utilizado.

Esteja ciente de que os sinais de RF mais forte pode produzir uma leitura. Harmônicos a partir de telemóveis, portáteis, CB, fornos de microondas e telefones móveis, ou até mesmo as suas torres estão entre as causas mais comuns. De qualquer maneira, ele vai indicar tempo vale a pena, enquanto ou não para abrir o seu notebook e confira um sinal.
Continue lendo...

500 mW VHF Video Transmissor

0 comentários

Q1 (BC548C) é um oscilador modulado operando no Commercial Television banda VHF e Q2 (BC548C ou 2N4427) é um amplificador de RF VHF.

Circuitos sintonizados consistem em C4, L1, C8, L3, e os dois capacitores de 15 pF aparador através dos coletores e emissores de ambos os transistores. Outros transistores NPN como BC54, 2N3642, 43, etc também deve funcionar.

O circuito é concebido para manter a simplicidade, de modo "Sem áudio" foi incluída como esta iria envolver a adição de pelo menos um transformador de acoplamento RF. O principal uso para este circuito é para "Monitoramento de Segurança".

L1 e L3 podem ser moldados engasga, no entanto, você pode usar 3-4 voltas de fio de cobre isolado cerca de ¼ "de diâmetro. Basta espalhar-los até você ver um sinal.

[VR] é o equilíbrio de vídeo. É ajustamento dependerá do tipo de entrada de vídeo fornecido.

Se você usar um transistor 2N4427 ou similar para Q2 (saída), você deve usar um dissipador de calor. O 2N4427 é capaz de fornecer 1 Watt de RF em freqüências de VHF para ter certeza que quer um 50-75 Ohm carga fantasma ou antena está ligada em todos os momentos, antes de aplicar o poder.

Qualquer dispositivo de saída composta vai funcionar. Máquinas fotográficas, consolas de jogos, etc sintonizar o transmissor para um canal não utilizado.

Nota: Você deve usar um velho Tune TV analógica com uma antena interna.
Continue lendo...
 
Eletrônica Sem Medo Copyright © 2011 - 2014 Todos os direitos reservados. | Fale Conosco | Video Aula Online | Esquemas | Imprimir Pagina |