Home » » VHF FM Transmitter

VHF FM Transmitter

Este circuito não pode ser legalmente ligado a uma antena! É o poder é tão baixa que, mesmo com uma antena. é intervalo seria a apenas alguns metros. Detalhes Transmissor

Este circuito transmissor foi construído e testado e tem um alcance de poucos metros , se nenhuma antena está ligada .

O transdutor de entrada é um microfone de eletreto . R1 fornece energia DC para o pré - amplificador FET construído no microfone de electreto . Os sinais de áudio causar alterações na corrente do FET e isso faz com que a tensão através de R1 a variar . Casais C1 a saída AC áudio do microfone para a próxima fase do amplificador. Este acoplamento de capacitores bloqueia potenciais DC. R2 e R3 formam um divisor de tensão, proporcionando uma linha de 6 volts ( 50 % da fonte de alimentação ) . C2 é um condensador de desacoplamento . Isto garante que não haja tensões AC no ponto A , no circuito . R4 garante que a tensão CC é de 6 Volts na entrada inversora não (pino 3) do amp op. R5 e R6, controlar o ganho do amplificador operacional . Ganho = 1 + RF / R1 = 1 + 220 / 3,3 = 67,7 Em um circuito normal, op amp, R5 seria ligado à terra e seria necessário um -12V linha de abastecimento . Neste circuito , R5 está ligado ao ponto A e a linha de -12 volts não é necessária . O amplificador operacional é um 741 , mas quase qualquer dispositivo compatível pino deve funcionar. R7 casais do op amp de saída de áudio para D1 e fornece DC inverter viés através D1 . R7 é grande para impedir que os sinais de RF que escapam do circuito oscilador . D1 é um diodo retificador 5 ampères . Ele está a ser usado como um diodo reactância variável . Quando o diodo é polarização reversa , praticamente nenhuma corrente flui mas há alguma capacitância. Se a tensão de polarização inversa é aumentada , a capacitância diminui . Isto faz com que um condensador de tensão controlada . A saída DC do reverso op amp influencia a diodo. A saída de áudio do op-amp varia a tensão de polarização e faz com que a capacitância do diodo para mudar. Isso muda a freqüência de transmissão. Deste modo , a modulação de frequência é produzida . Vários diodos foram julgados e este funcionou melhor . É possível comprar diodos varactor que trabalham melhor. D1 , C3 e C4 , com a bobina formam um circuito sintonizado que ressoa a cerca de 100 MHz no meio da banda de rádio FM . O MPF102 ( disponível a partir de Farnell Electronics) é conectado como um seguidor de fonte com um ganho de corrente útil . A fonte de corrente flui através de uma vez de quatro bobina virada . Esta corrente induz uma tensão ao longo de todo o bobina e esta é alimentada para a porta . Este é o feedback positivo e do circuito oscila na frequência de ressonância do circuito sintonizado . Este é um oscilador de Hartley , com condensadores de sintonização modificados para permitir a modulação de frequência com o diodo varactor . C4 é um fixo 22 pF . O circuito seria mais fácil de se trabalhar com um capacitor trimmer cobrindo 5 a 30 pF . C5 é um capacitor de desacoplamento . Isso impede que as tensões de RF sobre o dreno FET . R8 limita a corrente DC através do FET e assegura que o dispositivo funciona dentro de limites seguros . D2 é um diodo de proteção de polaridade . Ela protege o circuito se a fonte de alimentação está ligado na posição incorreta . C6 e C7 são a dissociação capacitores. C7 funciona bem em (áudio) frequências baixas e C6 funciona bem em freqüências de rádio VHF .

Construção

Isso não pode ser construído em placas de protótipo, pois a capacitância parasita entre os trilhos é maior do que a capacitância do circuito desejados. Aqui estão algumas fotos que mostram o método de construção "bug morto" em uma placa de circuito com defeito re-utilizado. Não utilizados pinos op amp foram cortou. Op amp pino 4 foi dobrada plano e soldadas à terra. Isso protege o chip para o conselho. A construção não é bonito, porque era necessária muita experimentação e modificação para fazer o circuito funcionar bem. Um objetivo importante é ter tudo rígida, garantidos e não debatendo sobre. Os fios foram mantidos o mais curto possível. Cuidado: Alguns dos diodos estão sendo usados ​​para apoiar a fiação e não são eletronicamente relevante!