Home » » Transmissor de FM estéreo com microcontrolador AVR

Transmissor de FM estéreo com microcontrolador AVR

Um sinal estéreo composto , transmitidos pelas estações de rádio FM , é composto por pelo menos três partes : um sinal de banda base de mono , um sinal de diferença canal de banda lateral dupla , e uma transportadora piloto. A composição do sinal é um pouco semelhante a um sinal de televisão de cor composto NTSC . Eu disse " pelo menos três partes " , porque algumas estações transmitem outras coisas, como os dados e música de fundo que nossos receptores FM normais não decodificar .

O sinal de banda base se situa entre 30 Hz e 15 kHz. Esta é a parte do sinal de áudio que sai da coluna em um receptor de mono , No codificador clássica , que é feita pela simples adição do sinal de áudio do canal esquerdo e direito , e é muitas vezes referida como " L + R. " Um sinal de diferença de canal de banda lateral duplo , muitas vezes referida como " LR " também é transmissor . As informações deste sinal é a diferença entre os sinais na canais Esquerdo e Direito . No codificador clássica, o sinal de diferença de canal é feita subtraindo-se o sinal de áudio do canal direito do sinal de áudio do canal esquerdo . O sinal de diferença de canal é então combinada com um veículo 38 kHz num modulador equilibrado para formar um sinal de banda lateral dupla centrado a 38 kHz .

O terceiro sinal , uma portadora-piloto em 19 kHz , exactamente metade da frequência da portadora utilizada para gerar o sinal de dupla banda lateral, de 38 kHz . O sinal de 19 kHz é utilizado para regenerar o ausente transportador 38 kHz no receptor e este transportador 38 kHz é usada para desmodular o sinal de banda lateral dupla . Os três sinais separados não são destinados a afectar o outro . Filtragem cuidadosa pode minimizar interações indesejáveis ​​, a maioria dos quais seria algum tipo de batida entre o sinal de 19 kHz piloto eo canais Esquerdo e Direito e seus produtos.

Disposição de Jeff acomoda 8 controladores AVR pinos. O layout tem a intenção de aceitar resistores montado verticalmente, como mostrado na foto, então você tem alguma flexibilidade no que você pode usar qualquer tamanho de 1/8 até cerca de 1/2 tamanhos watts.