Home » » Transmissor de FM com um transistor

Transmissor de FM com um transistor

A antena transmissora é um pequeno pedaço de fio isolado incluídos no kit e ligado ao circuito impresso por soldagem a um pino de circuito de bordo no ponto de antena na placa de circuito impresso . Transmissão premium muitas vezes exige a antena para ser movido para se adequar a localização do receptor e outras condições. Geralmente a antena de fio fornecida é bom, mas lengthing e / ou encurtando o comprimento da antena poderia ser julgado se a recepção é fraca.

Algumas sugestões são:

1 . Sintonize a freqüência aproximada de uma parte clara , de telha marcar em torno de 100 Mhz e tentar transmitir . Sintonizar o receptor , em vez de o transmissor . Mova a antena em torno de obter o sinal mais forte.

2 . Experimente um pedaço de fio ligado à antena para ver se isso melhora a periormance lembre-se que há uma lenath prémio para a antena. Um fio já não autornaticaliv trabalho melhor. Tente pendurar a antena para cima ou para baixo. Geralmente a antena transmittincr funciona melhor se for mais ou menos no mesmo plano que o eq antena do receptor . que você está ajustando em um rádio de carro , ou um portátil com uma antena vertical do transmissor provavelmente irá funcionar melhor se a antena está pendurado na vertical , O ajuste variável Capacitor- na ​​Rádio Mic . é bastante delicado por isso evite adjustaient desnecessário. Sintonize o receptor em seu lugar.

Tecnologia e Notas

Este circuito é basicamente um oscilador que funciona em cerca de 100 MHz . As partes mais importantes do oscilador são o transístor Q1 e o circuito sintonizado , que inclui o indutor LI e o condensador variável CV1 . Quando a bateria está ligada em primeiro lugar, uma breve onda de fluxos de corrente do colector para o emissor de Q1, causando uma oscilação (ou seja: alternada ) que a corrente flua para trás e para frente entre Ll e CV1 . Portanto, uma tensão oscilante aparece na junção de Ll e CV1 . A frequência de oscilação depende dos valores de LI e CV1 , de modo que a variação do valor de CV1 ajusta as oscilações de frequência exacta necessária .

A corrente oscilante seria muito mais rapidamente deterioram a nada , mas para o facto de que a tensão oscilante é alimentado de volta através de C4 para o emissor de T1 . Isso faz com que a corrente de base -emissor do transistor de variar a frequência de oscilação e, consequentemente, a corrente que flui no circuito de sintonia e manter as oscilações . Parte da energia nos campos elétricos e magnéticos oscilantes do circuito sintonizado é irradiada como ondas de rádio.

Mas como é que as ondas sonoras que chegam ao microfone variar a freqüência dessas ondas ? Eles podem fazer isso porque a freqüência das oscilações depende da capacidade total no circuito de oscilador. Embora CV1 é responsável pela maior parte desta capacidade, outras partes do circuito também fazer contribuições menores. Em particular , a capacitância entre a base e o colector do Ql tem um efeito pequeno, mas perceptível sobre a frequência de oscilação . Esta capacidade , que é conhecido como o " capacitância de junção ' , não é fixa, mas varia quando a tensão na base do transístor varia . As ondas sonoras que atingem o microfone induzir uma voltagem que varia com o tempo com o som e esta tensão é aplicada através de C1 para a base de Q1 , desse modo modulando a frequência do transmissor .