Home » » Receptor regenerativo para transmissão em AM

Receptor regenerativo para transmissão em AM

O que pode ser montado em um dia, não custa muito, mas vai lhe dar horas de diversão? A resposta é esta receptor dois transistor que qualquer um pode construir. Ela não precisa de uma antena, alto-falante dá recepção de emissoras AM locais e também recebe amadores falando sobre a banda 160 metros. O desempenho deste pequeno receptor supera a maioria dos conjuntos de transmissão AM modernas - você será capaz de ouvir estações interestaduais que os outros perder.

O receptor, apelidado de "O Moorabbin ', é um receptor regenerativo dois transistores de concepção convencional. A maioria das peças são montados em uma placa de circuito impresso que você começa a fazer-se. O detector regenerativo utiliza um transistor de efeito de campo (FET). Como com os melhores desenhos de válvulas, o feedback é controlado por um capacitor variável. A haste da ferrite foi usado para permitir a recepção de estações locais, sem uma antena externa. Esta fase FET forma um receptor completo por conta própria, mas a saída de áudio é bastante baixa. O áudio recebido é amplificado por um transístor bipolar NPN. O ganho deste amplificador transistor é suficiente para proporcionar a recepção do alto-falante de estações locais na maioria das áreas. O 1k a 8 ohm transformador no coletor permite que o conjunto para ser usado com fones de ouvido, tanto de baixa e alta impedância.

Obtenção de peças
O objetivo deste projeto foi desenvolver um receptor simples que poderia ser construído com peças facilmente obtidos. Com a excepção parcial do ajuste principal condensador , isto foi conseguido .

capacitor variável Um 10-415 condensador variável pF foi utilizado como o principal condensador de sintonização . Estes são encontrados em rádios de válvulas e conjuntos de transistores iniciais. Eles são raros novo, mas ainda são comuns em Hamfests . Sua afinação vasta gama tornam possível cobrir a banda de transmissão AM e 160 metros , sem ter de sacrificar a cobertura da extremidade inferior da banda de transmissão . Os longos eixos desses capacitores também torná-los mais fáceis de usar com discos de marcação Vernier. Alguns construtores podem querer construir o seu jogo agora , sem esperar que a próxima hamfest . A primeira versão da Moorabbin usado um condensador de sintonização 60/160pF ​​plástico (o mesmo que o controlo de regeneração ) em vez da unidade de 10-415 pF substituído mais tarde . Desempenho do receptor com o capacitor de plástico era bom. A principal dificuldade encontrada foi de ligação ao mostrador vernier . Este foi superada através do alargamento do eixo com um parafuso de diâmetro 2,5 mm e um espaçador . Para compensar a capacidade máxima mais baixa , mais voltas precisam de ser enrolados em que a haste de ferrite para cobrir toda a faixa de radiodifusão . Detalhes sobre este são dadas mais tarde .

discagem Vernier
É possível viver sem um mostrador vernier , mas usando o aparelho não será quase tão agradável , especialmente se você quiser ouvir mais do que apenas as estações locais . Apesar de caro , vale a pena o custo para os benefícios que você começa. Dick Smith P7170 é uma unidade de redução completa e discar e P7172 é apenas a unidade de redução - adicione seu próprio mostrador calibrado para uma leitura de freqüência direta.

haste ferrite
Hastes de ferrite em vários comprimentos estão disponíveis. Se a sua haste da ferrite é muito longo , viu um entalhe em torno dele com uma serra . A haste é, então, muito frágil e pode ser encaixado em uma forma limpa as mãos .

transistores
Obter estes devem representar nenhuma dificuldade . Um 2N3819 funcionará igualmente bem como o MPF102 no detector e um 2N2222 pode ser substituído para o BC548 no amplificador de áudio . Note-se que as ligações dos fios de transistores substitutos podem variar daqueles mostrados na Figura Uno.

Figura II: Circuito padrão de condicionamento bordo e componente colocação