Home » » Simples Transmissor de FM

Simples Transmissor de FM

Este transmissor (FM Tx) é simples e mais básico FM Tx é possível construir e ter uma utilidade. É surpreendentemente forte , apesar da sua contagem de componentes de pequeno e voltagem de funcionamento de 3V . será facilmente penetrar em três andares de um prédio de apartamentos e passar por cima de 300 metros ao ar livre . o circuito que usamos é baseado em um projeto australiano comprovada. Ele pode ser ajustado em qualquer lugar na banda FM. Ou pode ser sintonizado fora da banda M comercial para maior privacidade . (É claro que isso significa que você deve modificar seu rádio FM ser capaz de receber a transmissão ou ter um receptor de FM de banda-larga . ) O poder deste FM Tx de saída é inferior os limites legais de muitos países (por exemplo , EUA e Austrália ) . No entanto , alguns países podem proibir todas as transmissões sem fio sem uma licença. É da responsabilidade do construtor para verificar os requisitos legais para a operação deste circuito e obedecê-las.

CIRCUITO DESCRIÇÃO :

O circuito é basicamente uma freqüência de rádio ( RF) oscilador que opera em torno de 100 MHz . Áudio pegou e amplificado pelo microfone electreto é alimentada ao andar amplificador de áudio construído em torno do primeiro transistor . saída do colector é alimentado para a base do segundo transistor onde modula a frequência de ressonância circuito tanque ( a 5 por sua vez a bobina e o trimcap ) por variação da capacitância de junção do transistor. junção capacitância é uma função da diferença de potencial aplicada à base do transistor. O circuito tanque é ligado de um circuito oscilador de Colpitts .

Circuito de ajuste :

Coloque o transmissor de cerca de 10 metros de uma rádio FM. Coloque o rádio em algum lugar sobre 89-90 MHz . Caminhe de volta para o Fm Tx e ligá-lo. Espalhar o enrolamento da bobina para além de cerca de um milímetro entre si. No enrolamento de bobinas devem tocar mais enrolamento. Use uma pequena chave de fenda para ajustar a tampa da guarnição. Remova a chave de fenda do parafuso da guarnição após cada ajuste de modo que o circuito LC não é afetada pela capacitância parasita . Ou use uma chave de fenda de plástico. Se você tiver dificuldade em encontrar a freqüência de transmissão , então, uma segunda pessoa sintonizar cima e para baixo o botão FM depois de cada ajuste. Uma volta completa da tampa da guarnição vai cobrir a sua gama completa de capacitância de 6pF para 45PF . As músicas da banda FM normais em mais de cerca de um décimo de toda a gama da tampa de ajuste . Por isso, é melhor para ajustá-la em passos de 5 a 10 graus em cada turno. Então ajuste preciso um pouco de paciência, mas não é difícil. A razão pela qual tem de ser de pelo menos 10 pés de separação entre o rádio e o Tx é que o Tx emite gaita ; não emitem apenas em uma frequência, mas em várias frequências próximas umas das outras .
NOTA: Pode experimentar utilizar 6V ou 9V com o circuito para ver como esta aumenta o alcance do transmissor . A sensibilidade pode ser aumentada através da redução da resistência de 22K a 10K . Experimente e veja .