Home » » CW Transmissor 80 metros usando um 2N3904

CW Transmissor 80 metros usando um 2N3904

Eu chamo isso de transmissor muito simples o "Easy Ten", porque ele pode facilmente ser ouvida a uma distância de 10 milhas. Antena do transmissor é um fio de comprimento aleatório executado através de um buraco na parede e jogado em uma árvore. O fio branco apenas visível no canto superior esquerdo é a antena. O clipe Red levar que sai no canto superior direito é um fio terra ligado ao parafuso de aterramento de uma tomada elétrica. Olhando para a localização do transmissor em uma cidade pequena que mal pode ser visto 11,5 milhas de distância. O transmissor pode ser ouvido claramente a partir desta localização.

Esquema de transmissor

Ajustamento da antena

Eu não sou um fanático antena e eu gosto de trabalhar com as coisas simples, especialmente quando se trata de trabalhar com freqüências de 3,5 e 7 MHz Alcance . Agitação ao redor com linhas coaxiais , cabos de aço , baluns e todas essas coisas extravagantes não costuma apelar muito para mim, nem eu encontrei-o em todas as medidas necessárias para obter um sinal de saída . A duração aleatória simples de fio jogado em uma árvore funciona muito bem se você pode simplesmente ajustar o transmissor para colocar um sinal para ele. Eu certamente não estou tentando dizer que esta é a melhor maneira de fazer as antenas . O ponto que desejo enfatizar é que as técnicas simples que eu estou descrevendo aqui, não funcionam bem e fazer boas antenas respeitáveis ​​. Eu fiz muitos e muitos contatos através do Oceano Pacífico e nos Estados Unidos usando antenas simples , como descrito aqui e apenas um watt de potência de saída. Tenho quase sempre foram capazes de fazer contatos com estações de pelo menos dois estados de distância de qualquer configuração de antena dado usando apenas um watt.

Um medidor de nível simples caseiro pode dizer quando você tem otimizado o sinal de saída para a antena . O medidor de sinal é capacitively acoplado à antena e diz que é o nível de tensão de RF. Um medidor de nível de sinal pode ser facilmente feita a partir de um microameter DC e um díodo de germânio . Conecte o diodo de germânio através do medidor com o cátodo para o lado positivo . Em seguida, ligar um lado do medidor de solo e do outro lado do medidor a um fio de curto ( um ou dois pés de comprimento ) que assenta próximo do fio da antena do transmissor. Não importa de que lado do metro vai para onde . Com a tecla para baixo , ajuste o capacitor 365 pf variável no circuito acima para uma leitura de pico no medidor. Isso é tudo que existe para ela . Com o circuito descrito acima, uma grande antena tenderá a inundar o oscilador e impedi-la de ser executado. O capacitor variável atinge o melhor compromisso entre inundando o oscilador e ter muito pouco de acoplamento antena. A imagem acima mostra um capacitor fixo de alimentação da antena. Um capacitor variável foi usado pela primeira vez para o pico do medidor de sinal e , em seguida, um capacitor valor fixo equivalente foi colocado em seu lugar . Um condensador não é necessário em todas as vezes com antenas mais curtas. Neste caso, a antena pode ser ligada directamente ao colector do transistor.

Este medidor simples tem funcionado bem em inúmeros outros projetos do transmissor. Este medidor não posso dizer quanta energia um transmissor é colocar para fora , mas é muito bom para indicar quando o transmissor é colocar o máximo de sinal na antena . Para um dado transmissor, você realmente não precisa saber o quanto de energia está colocando para fora . Você só precisa saber quando o transmissor está colocando o que ele é capaz de na antena . Este medidor parece conseguir isso. Com todas as outras condições restantes iguais, o sinal de tensão mais existe na antena , a potência mais a antena radiante. É simples assim . Não se preocupe em campo próximo e da teoria de campo distante ou qualquer uma dessas coisas. De acordo com a teoria de que tenho lido, você não pode ter um campo perto sem ter o campo distante (radiante ) . Há uma regra básica sobre como colocar uma antena com este medidor de nível de sinal. As indicações do medidor são válidas , desde que sejam feitas mudanças ou ajustes entre o metro e em qualquer lugar do transmissor. As indicações metros pode não ser válida para todas as mudanças feitas além do metro ( mais longe da antena ou fio terra ) .

Quando você quer uma idéia de quanta energia o transmissor pode colocar para fora, é fácil substituir resistências de carga fictícios em valores diferentes no lugar da antena. O pico a pico de tensão através do resistor lido por um osciloscópio , pode ser dividido por dois e multiplicado por 0,707 para obter o valor rms . Este valor , quando elevados ao quadrado e dividida pelo valor do resistor dará o poder ser alimentado com o resistor de acordo com a Lei de Ohm . Normalmente sou curioso sobre os valores obtidos utilizando 50-220 resistores ohm . Afigura-se que o simples circuito mostrado acima pode funcionar bem para um grande variedade de valores de cargas sem o uso de qualquer carga adicional de componentes correspondente. Usando uma bateria de 9v eu medi a potência de saída RF transmissor em várias resistências de carga fictícios , conforme descrito no parágrafo anterior . O resultado foi na gama de cerca de 5 a 7 de miliwatts . Estão listados abaixo.

56 ohms 1,5 V pp 5,02 miliwatts 150 ohms 3v pp 7,49 miliwatts 220 ohms 3.5V pp 6,96 miliwatts 510 ohms 5v pp 6,1 miliwatts

Eu também era capaz de executar este transmissor em 3 volts , mas a potência é muito menor - na faixa de 300 a 400 microwatts . Estes níveis microwatt ainda podia ser ouvido ( não tão forte ) vários quilômetros de distância . O circuito acima é medida a partir de uma representação da quantidade de potência de saída RF , que pode ser fornecido a partir de um transistor único circuito . O principal objetivo deste projeto era para ter uma idéia do que pode ser feito simplesmente o acoplamento de uma antena a um circuito oscilador simples. Parece que a maior desvantagem de toda essa simplicidade é a dificuldade em saber exatamente o quanto de energia está subindo a antena . Obter máxima potência a antena não é tão difícil e é o principal conceito aqui apresentado. Os resistores de carga fantasma dizer quanta energia pode ser colocada para fora com cargas diferentes , mas a carga exata desses comprimento antenas aleatórios apresentar ao transmissor é um pouco mais difícil de determinar. Estas perguntas podem ser respondidas por investigar práticas mais sofisticadas.