Home » » Projeto Transmissor AM completo

Projeto Transmissor AM completo

Esses transmissores também foram utilizados por hobby AM difusão e experimentação geral com transmissores de baixa potência que eram ( e ainda são) legal para usar sob a Parte 15 dos regulamentos da FCC para as transmissões não autorizadas . Embora esses dispositivos funcionou bem , eles eram realmente os brinquedos que foram usados ​​principalmente como microfones sem fio.As forças de campo superiores desejados podem aumentar a distância entre o transmissor utilizável e do receptor. Larguras de banda de sinal são mais estreitas , e os sinais de AM são mais fáceis de pegar em condições de sinal fraco do que FM. Há geralmente freqüências mais utilizáveis ​​na banda AM do que a banda FM , especialmente durante o dia. A construção é menos crítica como freqüências são baixas, e só o equipamento de teste simples é necessária para criar um transmissor AM . Há também muitas áreas em partes do mundo onde a recepção de FM , ou limitado por causa de uma falta de "linha - ofsight " entre o transmissor eo receptor. Um dos exemplos mais incomuns de uma aplicação onde AM funciona melhor é a "casa falando " usado pelos agentes imobiliários. Nesse caso , os corretores de imóveis usam um pequeno transmissor plantada em uma casa para que os potenciais compradores podem ouvir o discurso de vendas em seu rádio do carro , como eles dirigem por, esse arranjo funciona bem , já que quase todo carro tem um rádio AM, mas eles pode não ter FM. Além disso, um transmissor de AM simples é uma excelente ferramenta de aprendizagem para iniciantes, que pode encontrar as freqüências muito altas e as complexidades adicionais de FM estéreo um pouco assustador como uma experiência de aprendizagem pela primeira vez. A baixa potência do transmissor AM descrito aqui tem características que teria sido ficção científica em 1950. Por exemplo , tem um circuito de fase bloqueada crystalcontrolled ( PLL) para a estabilidade da frequência. Freqüências portadoras podem ser selecionadas em passos de 1 kilohertz entre 100 kHz e 2000 kHz. Esta gama inclui a faixa de radiodifusão AM padrão ( a partir de 530 kHz a 1710 kHz) ea longwave AM banda de transmissão (de 150 kHz a 285 kHz) utilizado na Europa e na Ásia. Ambos 9 - e espaçamento de canal de 10 kHz é suportada , ou seja, a unidade pode ser usada em qualquer lugar do mundo. Enquanto o transmissor está AM, onda portadora ( CW ), sob a Parte 15 experimental operação sem licença entre 160 kHz e 190 kHz também é possível. Para essa aplicação , o normal de saída de 100 mW do transmissor pode ser aumentada até 1 watt . Descrição do circuito . A Low -Power AM Transmissor utiliza quatro ICs e nove transistores para criar um completo transmissor AM PLL sintetizado . A concepção do transmissor é simplificado se ele é dividido em várias secções . Estas secções são o amplificador de áudio , o modulador de AM , o sintetizador de frequência de ciclo de fase bloqueada , e o amplificador de saída de RF e filtros . O diagrama esquemático da fig. 1 deve ser seguido como descrevemos cada uma das seguintes seções. Amplificador de áudio . Áudio de entrada é introduzido em JI e depois alimentada para ganhar controlo R1 e diodo controlados atenuador D1 , D2, e R1 . Os diodos de actuar como uma resistência variável para pequenos sinais abaixo de 50 mV. Isso dá a seção de áudio de uma forma de controle de ganho automático . O sinal é transmitido para um meio IC3 - C31 e C1 . A resposta do amplificador de frequência está limitada a 10 kHz , por C2 , A necessidade de uma fonte de tensão negativa é eliminoted por R5 , R6, e C3 . O ganho de áudio desta fase é de cerca de 20x (26 dB) , desde que D1 e D2 não estão a conduzir. O áudio é acoplado a R7 , C5, S2- a, e S2 - b . A via interruptores o sinal de áudio para o modulador de AM quer para a operação normal AM ou para o circuito PLL para FM . Pode parecer estranho usar modulação de frequência em tais freqüências baixas , mas um uso para que a técnica será discutido mais tarde . Modulador de AM . O modulador de AM é construída em torno de Q6 e Q7 , o circuito é configurado como um par shunt -feedback com o ponto de polarização definida pelo R14- R16 . O sinal de áudio com um deslocamento DC aparece no emissor do Q7 . Ele é utilizado como uma fonte de DC modulada para o estágio de saída de RF . A tensão no emissor do Q7 fica normalmente em cerca de 5 volts CC . Com áudio de S2 -b, as oscilações de tensão abaixo de um volt para dentro de 1 volt de tensão de alimentação. Base de Dados de acionamento resistências R12 e R13 forma uma resistência de divisão, assim que o áudio modulado pode ser acoplado à junção dos resistores . Uma vez que a tensão através de um condensador não muda instantaneamente de um grande condensador pode também agir como uma bateria. O efeito é uma tensão constante entre R13 , e , por conseguinte, uma unidade de corrente constante . Isso permite que a base de Q6 balanço acima da tensão de alimentação por cerca de 0,7 volts, certificando-se de que o emissor do Q7 pode chegar quase à tensão de alimentação completa. Essa técnica , amplamente utilizado em amplificadores de potência de áudio , é chamado de bootstrapping . Uma vez que a saída de RF da fase RF é proporcional à tensão de alimentação, a modulação AM completo da tensão de saída de RF é alcançado. O ponto de polarização é definido por modulação simétrica com R16 . Se o pico de tensão do sinal de áudio não eram limitados , a distorção severa resultaria do recorte dos picos de saída de RF e de corte da saída de RF sobre os picos negativos . Esse tipo de distorção é chamado supermodulação . Para evitar supermodulação , uma amostra de saída do modulador é feita através de R17 - R19 . A voltagem de amostra é comparado com o do IC3 - uma tensão de polarização na IC3 - b . Se a tensão amostrada excede a tensão de polarização , a saída IC3 - b fica positivo . Essa tensão é , então, aplicado a R8 e R9 , em frente de polarização D3 e carregamento C4. Condensador C4 é um condensador audiobypass que impede os sinais de áudio de alimentação para trás através da rede de controle automático de ganho ( AGC) , além de estabelecer a constante de tempo para a rede de AGC . A polarização DC que é desenvolvida através de C4 a frente vieses DI e D2 , se for mais do que cerca de 1,2 volts . Isso faz com que a impedância dinâmica dos diodos a queda de quase infinita até abaixo de 100 ohms.

Com uma resistência de 56 ohms ligada entre a saída de RF e do solo, ligar uma fonte de alimentação de 12 volts para a unidade. O transmissor deve atrair entre 50 e 200 mA. Nenhum dos componentes deve ficar quente, embora Q7 irá executar normalmente um pouco quente depois de alguns minutos de operação. Um componente quente ou consumo excessivo de corrente indica que algo está errado. Se, por outro lado, o consumo de corrente é muito baixo, a unidade não será danificado, a causa do problema deve ser encontrado durante o teste.