Home » » Faisca Circuito Transmissor

Faisca Circuito Transmissor

Em 1896, Marconi coberto com sucesso a uma distância de cerca de 3 km usando ondas eletromagnéticas. Um pouco mais tarde, ele estabeleceu contato por rádio através da água entre Lavernock Point, South Wales and Flat Holm Island. O transmissor consistia de um indutor de faísca acoplado a uma antena dipolo. No lado do receptor, ele usou um outro dipolo e um tubo de vidro cheio de prata e níquel arquivamentos, o chamado coherer. Os registros permitiram a coherer para agir como um 'definido' mau contato com o 'barulho' o ​​pulso RF de energia no contato e provocando os amplificadores de áudio conectados à saída.

O circuito mostrado aqui funciona com ele mesmo princípio. É certo que não cobrir a mesma distância como equipamento de rádio extensa de Marconi, mas então você não precisa começar arquivando em talheres de prata da família! O transmissor é constituído por um cigarro vazio (!) Isqueiro descartável com um mecanismo de ignição piezo. No bocal de gás do isqueiro vazio você soldar um diâmetro (20 SWG) fio de 30 cm de comprimento, 1 mm de latão maciço, que funciona como uma antena. Quando o botão de ignição é pressionado, a antena irradia brevemente energia electromagnética na banda de frequência VHF de FM. O efeito é fácil de verificar, segurando o transmissor perto de uma rádio FM e 'disparar' it!

Faísca diagrama do circuito transmissor

Comparado com o transmissor primitivo, o nosso receptor é um projeto mais até data realizado em 'todos os solid-state' eletrônica. Uma antena telescópica pega energia de RF do transmissor e aplica-se a um circuito de ressonância que consiste de um indutor e um condensador. O sinal elétrico é retificada por um diodo de germânio (AAxxx ou OAxx) e amplificados por um estágio de Darlington.

O coletor do segundo transistor provoca variações de tensão no pino 4 do tipo bi-estável (flip-flop) IC 4013. A sensibilidade do receptor pode ser ajustado utilizando P1 predefinido. Cada vez que o transmissor faíscas de distância, as alterna flip-flop e interruptores o LED ligado ou desligado. Como uma variação do circuito, você pode querer usar um relé em vez de um LED para permitir lâmpadas, um aparelho de TV, motores e atuadores para ser ligado e desligado usando o seu "primitivo" transmissor de faísca. Seus amigos vão ficar impressionados.