Home » » Um transmissor-receptor PSK

Um transmissor-receptor PSK

O original "único" PSK transceptor provado que um amplificador de potência de classe C eficiente pode ser utilizado para transmitir sinais PSK , embora seja necessário um pouco de circuitos de extremidade dianteira para o fazer. O conceito era simples. Reconstituir o envelope modulação AM a partir do sinal PSK criada pela placa de som do PC para fazer a modulação da portadora do amplificador classe C, e depois detectar os cruzamentos de zero para alterar a fase do sinal de accionamento do PA . Eu já aprendi que a mudança de fase do sinal em cada cruzamento de zero amplitude não é o caminho obras PSK . A fase únicas mudanças entre os zeros , ou que vão de zero a um. A fase não muda quando se passa de um zero a um. No entanto , parece que a maioria dos decodificadores PSK ainda vai decodificar a palavra de dados PSK se muda a fase em cada cruzamento amplitude , embora possa não ser 100% confiável . Isso ocorre porque o software vai olhar para o padrão da palavra de dados de bit e fazer um " melhor ajuste " adivinhar qual é a palavra , e na maioria das vezes acerta.

A principal desvantagem do projeto original é que ele opera em uma freqüência de áudio fixo , necessitando -lo para ser sintonizado exatamente para outra frequência estações , em vez de ser capaz de simplesmente clicar sobre a cachoeira PSK e automaticamente ir para lá , como é o caso quando se usa um equipamento de SSB . É também necessário definir o T / R compensar sim precisamente exatamente 1 KHz , a freqüência o detector de envelope de amplitude trabalhava. Esta versão 2 do único transceptor PSK addess essas questões com as seguintes melhorias :

O receptor é agora um super- heteródino com USB filtro de cristal . Isso não só eliminar o potencial oposto lateral QRM , a sensibilidade global receptor está melhorado em relação ao receptor de conversão direta básico usado no projeto original . Eu posso claramente "ver" um sinal de 0,2 uV na cachoeira PSK. A modulação AM envelope detector recuperação é simplificada e agora trabalha em um razoavelmente ampla gama de freqüências . A freqüência de transmissão já está definido por meio de um switch " SPOT ", que permite que o mixer transmissor e estágios motorista para a freqüência pode ser visto na cachoeira PSK. A dez vez pote é usado para ajustar a frequência do transmissor para corresponder ao sinal que você vê na cachoeira da estação você quiser entrar em contato , ou para colocar definir a frequência para um local claro sobre a banda. Embora isso leva alguns segundos para fazer, você sabe exatamente onde o sinal é transmitido . O modulador de AM envelope é alterado para utilizar um transistor MOSFET P - canal , em vez de um PNP. O novo circuito usa menos peças , em seguida, o projeto original , então pode ser construído sobre uma placa de circuito menor.

Descrição do circuito :

O receptor é um circuito básico SA612 . ( U5 e U6) A LO para 20 metros é de cerca de 9 MHz e um IF de 5,068 MHz . O filtro IF utiliza dois cristais e tem uma resposta de pico a cerca de 5.070 MHz, de modo que este se combina bem com a PSK M de sub-banda 20 centrada em cerca de 14,071 MHz . A freqüência de BFO é ajustado para ser abaixo dos se a frequência de modo lateral superior da faixa resultados de recepção . Isso foi feito porque era mais fácil para puxar o VXO transmissor superior à freqüência do receptor LO para obter as notas da batida adequada na faixa de áudio do que era para ir a outra maneira ao redor. A saída de áudio detectado do misturador BFO é amplificada por um amplificador simples LM386 (U2 ) . O ganho adicional entre os pinos 1 e 8 não foi encontrado para ser necessário para uma boa sensibilidade. O transmissor utiliza uma outra SA612 ( U6) para a mistura do oscilador BFO com um sinal VXO 9 MHz produzido pela SA612 . O VXO utiliza dois cristais em paralelo para aumentar o alcance , juntamente com uma série de indutor . A freqüência é de tensão ajustado usando um pote de 10 vez e 1N4756 Zener didoe usado como um diodo de tuning, que dá andamento capacidade suficiente para afinar o VXO cerca de 1,5 kHz, usando cristais HC- 49US . Esta gama de ajuste corresponde a largura de banda de filtro de cristal do receptor bem de perto . A saída do misturador transmissor é filtrado por um circuito de sintonia dupla , utilizando modificado 10,7 MHz IF latas. A modificação é simplesmente quebrar a tampa no fundo da lata , de modo que pode ser afinada a 14 MHz usando um tampão externo. A dois ampères transistor fase (Q4 , Q6 ) traz o nível de sinal o suficiente para acionar o portão de uma 74HC86 XOR gate ( U4 ) . A porta XOR é usada para alterar a fase do sinal transmitido e de conduzir as portas dos MOSFETs três BS170 utilizados para o amplificador de potência. Duas portas estão ligados em paralelo para melhorar a movimentação ao PA portões.

Durante a transmissão , o sinal de áudio a partir do PC PSK primeiro entra num detector de pico ( U4a ) . Uma resistência através do detector de pico de tampa que prende induz alguma ondulação de modo que o detector pode seguir o sinal de modulação no lado descendente do sinal . Esta ondulação é removido por uma seguinte filtro passa-baixa ( U4b ) . O sinal de modulação AM resultante é, então, a tensão ea corrente amplificada e utilizada para fornecer energia ao PA de RF ( U4d/Q10 ) . Um comparador de tensão ( U4c ) é usado para detectar os cruzamentos de zero do sinal de modulação AM a partir do andar de filtro passa-baixo . A saída do comparador é utilizado para o relógio de um " D " flip-flop ( U5A ) que por sua vez é utilizado para alterar a fase do sinal transmitido através da condução do PA 74HC86 . Transmitir condição é detectada por escolha de um sinal de desligar o transistor de saída de modulação AM, que tem um nível suficiente para ligar um 2N7000 MOSFET ( Q5 ) . A saída do Q5 silencia a saída de áudio para o PC , desliga a entrada do receptor a partir do transmissor LPF e aplica-se energia aos circuitos de transmissão através de um interruptor de transistor PNP ( T2 ) . Um inversor de hexadecimal 4049 ( U6) é usado para produzir uma tensão de alimentação negativa para os amplificadores operacionais , de modo que eles não se prenda no balanço negativo do sinal de entrada . Adicionando um adicional de dois díodos e cápsulas criado um duplicador de tensão para aumentar a tensão disponível para fornecer o pote de sintonização VXO e aumentar a amplitude do VXO . Embora o silício 1N4148 são mostrados usado no esquema , usando diodos shotky tais como 1S101 de 1N5811 ou de vai produzir uma saída votage um pouco maior.

O melhor é construído este equipamento em uma placa de circuito impresso, se você sabe como fazer um. O layout PCB está disponível aqui como um arquivo pdf que pode ser impresso para o tamanho real. Esta é a "a bordo" vista, ideal para transferência de toner direta, como a transferência irá inverter a imagem quando ela é passada para a diretoria. Preenchimento é utilizado para maximizar a área do plano do solo (e reduz a quantidade de encante utilizado). É preciso ter cuidado para totalmente gravar o conselho para que não haja curtos entre as almofadas e faixas para o plano de terra e ter cuidado ao soldar não fazer calções de solda para o plano terreno. uma vez que este é um único esquema lados, há alguns ponto a ponto necessárias ligações em ponte de arame. Alguns destes são de linha reta e por isso pode ser feito com fio de ônibus. As pontes mais terá de ser feita com fio isolado. NOTA: Q10 devem ter um dissipador de calor sobre ele.