Home » » Um transistor QRP 160 Metros

Um transistor QRP 160 Metros

Construção de um transmissor QRP de um transistor para 160m. É composta por um transistor BFY51, cristal, LC circuito sintonizado, um resistor, um casal mais capacitores e um microfone de carbono. É colocar para fora 250mW AM ou 750MW CW (usando uma chave de morse no lugar do microfone). Foi surpreendentemente eficaz!

Componentes

O Mic carbono levou um pouco de encontrar. Aparelhos de telefone antigos (40 anos +) têm-los e essa é a sua melhor maneira de encontrar um. O benefício de um microfone de carbono é que ele é essencialmente de grânulos de carbono entre dois condutores - pode demorar alguns tensão. O microfone tem uma impedância de cerca de 600 ohms e quando você fala para ele que você vai ver a mudança de impedância, em meus testes entre 300 e 1200 ohms normalmente. Cristais Topband são difíceis de encontrar que não 1843.2kHz, que felizmente é a freqüência chamada QRP.

O circuito LC usa um capacitor 800pF em paralelo com um ferro de poeira núcleo indutor sintonizado (um quarto de polegada de diâmetro, 40T de 24swg esmaltado). Formadores de bobina com lesmas sintonizados são difíceis de encontrar nos dias de hoje e, talvez, a melhor aposta seria um toróide ainda que teria que ser grande o suficiente para ter um bom número de voltas. Ao invés de caçar valor exato específica de componentes, eu construí o circuito usando múltiplos de componentes de valor menor. O 22K resistor 1W era composta por 4 x 0.25W resistores em série e os capacitores eram constituídos por capacitores 100pF e 200pF em paralelo. Como você pode ver, o circuito foi construído na placa perfurada com pernas componente usado como as 'faixas' e soldada por baixo da placa.

Teste

No meu primeiro teste, eu frito a bobina! Eu tinha esquecido de colocar um capacitor série na saída para a antena e minha carga fantasma fez um curto-circuito DC! Isso foi terrível para o meu ex-bobina de plástico que derretido e deformado de modo núcleo de pó de ferro não vai estragar facilmente dentro e fora da bobina mais agora. Meus primeiros testes reais oscilou e criou cerca de 500mW com entrada de 12V quando acionado em uma carga fantasma com sucesso. Testando em uma antena provou problemático no início. Foi harmônico rico que deu origem a problemas de energia refletida!

Filtro passa-baixa

I decidiu construir um filtro passa-baixa, que limpou os harmônicos muito bem. A LPF era simplesmente dois pi-redes, cada um com tampas 1500pF nas pernas e um T68-2 toróide com 26T de 24swg. Eu construí esta stripboard em uma vez que forneceu uma base razoável para a rota do sinal através do circuito.

Ressonadores de cerâmica

Como a minha actividade Topband é geralmente do outro lado da banda, eu pensei que eu iria tentar um 2MHz ressonador cerâmico e puxe-o LF usando uma variável capacitor série. Este foi um desastre esclarecedor! Ressonadores de cerâmica pode ser puxado muito mais longe na freqüência do que os cristais, mas eu achei que os outros capacitores no circuito, incluindo o meu ATU todos trabalharam para puxar a freqüência. Meu ATU não só combinava com a antena, mas afinado o oscilador também! melhor teste cerâmica ressonadores-in-parallelMy usado 5 ressonadores de cerâmica em paralelo (isso reduziu o fator de "pull"), mas a freqüência era muito instável. Na CW as notas soavam como pássaro-canção! No AM, capacitância adicional no microfone de carbono foi variar a frequência também.

Teste on Air

Meus primeiros testes no ar estavam com Richard G4EIE que vive a cerca de 5 quilômetros de distância. 250mW AM foi detectado, mesmo com o moderno QRM.However Topband doméstica a nível de modulação é bastante baixa. A modulação reduz a corrente de emissor do BFY51 e num medidor de energia verifica-se para baixo para dirigir as eléctricas.