Home » » Transmissor QRP Chapim com 6U8A

Transmissor QRP Chapim com 6U8A

Este projeto envolve a construção de um tubo rádio QRP (baixa potência) transmissor para 80 metros (ou 40 metros) banda. Um único tubo 6U8A é utilizada no caminho do sinal, que contém um triodo e um pêntodo num envelope 9 pinos. Potência de saída é de cerca de um watt. Um watt pode não parecer muito poder, mas com uma boa antena, o sinal pode se propagar por centenas de quilômetros. Existem duas versões deste transmissor. A versão controlado por cristal é mais simples, mas está limitado a uma frequência. A versão VFO controlado acrescenta break-in (QSK) chaveamento completo e agilidade de freqüência.

A versão do cristal do transmissor utiliza um cristal de 80 metros como sua referência de frequência. Um padrão de 3.58 Mhz colorburst cristal pode ser usado uma vez que este coloca-o na faixa de 80 metros CW. Veja o artigo da Wikipedia sobre atribuição de frequências de rádio amador para mais detalhes. Este circuito irá trabalhar em outras frequências de rádio amador, alterando a freqüência do cristal e os valores circuito sintonizado. Muita atenção foi colocada na parte waveshape chaveamento do circuito, o tom CW produzido é livre de cliques e silvos e soa muito bem no ar.

Em termos práticos, este transmissor é um pouco de um projeto anacrônico. Funcionalidade semelhante e uma melhor eficiência de energia pode ser alcançada com apenas algumas transistores. No entanto, os projetos de tubo são divertidos, educativos e eles brilham muito bem. Transmissores valvulados podem sobreviver trabalhando em cargas mal incompatíveis. Por último, você provavelmente vai proporcionar uma grande diversão para os seus companheiros radioamadores quando você lhes disser que você está usando um transmissor de tubo de vácuo caseira. O Finch projeto Receiver casa direto Conversão Tube é o companheiro para este transmissor, ambos os projetos podem compartilhar a mesma fonte de alimentação.

O transmissor foi construído sobre a tampa de um "x4" caixa concessionária de energia elétrica padrão 4, a placa teve um nocaute no centro que era perfeito para a montagem de soquete do tubo a nove pinos. Eu recomendo usar uma caixa maior para este projeto, a caixa de 4 "x4" é muito apertado. Alguns buracos extras foram perfurados na placa para os parafusos de tubo, as tiras de terminais e conector de saída. A braçadeira padrão romex cabo foi usado para proteger os fios de alimentação e digitar na caixa. Manter todos os fios tão curto quanto possível para reduzir a possibilidade de criação de oscilações espúrias e outros problemas.

A antena de sintonizador / filtro pi foi construído numa "x5" utilidade caixa de chapa de cobertura eléctrica 5, todas as peças foram montados na parte superior. Os dois capacitores variáveis ​​de seção dupla no filtro pi foram scrounged de rádios antigos. A mini-interruptor foi colocado entre as seções de capacitores para alcance estendido, apenas a seção menor está ligado quando o interruptor estiver desligado. A saída do filtro pi foi enviado a uma tomada BNC que se conecta ao T / R relé externo. A conexão do sinal de RF entre o transmissor e caixas de filtro passa-baixa foi passada através de um par de "ficha de banana" bornes e um fio curto. Seu autor originalmente tentou usar um cabo de ligação BNC aqui, mas o sinal de alta impedância não passaria dos 50 ohm cabo coaxial sem atenuação severa. Lição aprendida.

Para a operação de 80 metros, a bobina tanque no filtro pi ouput (L2) tem 40 voltas de n º 28 esmalte revestido ferida mão fio em um "ID PVC schedule 40 acoplador de tubo com um diâmetro externo de 1-5/8" 1. Para a operação de 40 metros, use 20 voltas no mesmo formulário. Esta grande bobina é necessário para alcançar um bom "Q", isto é importante para preservar a potência de saída. Uma tira de fita dupla face foi utilizada para manter o fio no lugar enquanto enrolamento da bobina. O crédito vai para Max Robinson pelo seu excelente artigo sobre as bobinas do enrolamento. A bobina de saída foi montado em 5/8 "6-32 espaçadores rosca para mantê-lo longe das partes metálicas próximas.