Home » » Transmissor de FM simples

Transmissor de FM simples

Mini transmissores FM ocorrer como um dos tipos de circuito padrão nas etapas iniciais de um ventilador eletrônica amador. Quando bem feito, eles fornecem a transmissão de som sem fio muito claro através de um rádio FM normal a uma distância notável. Eu vi lotes de projetos ao longo dos anos, alguns deles eram tão simples, alguns deles eram poderosos, alguns deles eram difíceis de construir, etc Aqui é o último passo dessa evolução, o mais estável, menor, problema-menos, e salvando o campeão desta corrida energia. Circuito dado abaixo servirá como um transmissor de FM durável e versátil até que você quebrar ou esmagar é PCB. Freqüência é determinada por um circuito de ressonância LC paralelo e desloca muito lento como a bateria drena para fora.

Dados técnicos:

*Tensão de alimentação: 1,1-3 Volts 
*Consumo de energia: 1,8 mA em 1,5 Volts 
*Faixa: 30 metros max. em 1,5 Volts

A principal vantagem deste circuito é que a fonte de alimentação é uma célula 1.5Volts ( qualquer tamanho ), que torna possível fixar o PCB e a bateria em lugares muito apertados. Transmissor funciona mesmo com células recarregáveis ​​de NiCd padrão , por exemplo, uma bateria do tamanho 750mAh AA executa cerca de 500 horas (enquanto arrasta 1.4mA em 1.24V ), o que equivale a 20 dias. Desta forma, o circuito especialmente valioso em operações de espionagem amadores Sorria

Transistor não é uma parte crítica do circuito, mas selecionando uma freqüência alta / baixa ruído um contribui com a qualidade de som e alcance do transmissor . PN2222A , 2N2222A , série BFxxx , BC109B , C, e até mesmo conhecidos BC238 funciona perfeito . A chave para um bom funcionamento , o circuito de baixo consumo é usar um hFE alta / baixa Ceb (capacidade de junção interna) transistor.

Nem todos os microfones de condensador são os mesmos em características eléctricas , portanto, depois de operar o circuito, usar uma resistência variável 10K em vez de o 5.6K , o que fornece corrente para o amplificador de microfone interno , e ajustá-lo a um ponto em que o som é óptima em amplitude e melhor qualidade . Em seguida, anote o valor do resistor variável e substituí-lo por um fixo .

A parte mais crítica é a indutância L, a qual deve ser feito à mão. Obter um fio de cobre esmaltado de 0,5 milímetros ( AWG24 ) e redondo dois laços soltos com um diâmetro de 4 -5mm . O tamanho do fio pode variar bem . Resto do trabalho é muito dependente do seu nível de conhecimento e experiência em indutâncias : possui uma rádio FM perto da freqüência do circuito e um conjunto onde há recepção . Ligue o circuito e colocar uma barra de ferro nas laçadas indutância ao acaso seu valor. Quando você encontrar o ponto certo , ajustar frouxidão da indutância e, se necessário , o número de voltas. Uma vez que é OK , você pode usar capacitor trimmer para fazer outros ajustes de freqüência. Você pode obter ajuda de uma pessoa experiente neste ponto. Não se esqueça de corrigir indutância , derramando um pouco de cola para ele contra forças externas . Se a recepção no rádio perdido em poucos metros de distância , que é provavelmente causada por um ajuste de bobina de errado e você está no fato de ouvir uma harmônica do transmissor em vez de a freqüência central . Ponto de rádio longe do circuito e re- ajustar. Um osciloscópio seria mais fácil , se você souber como usá-lo neste caso. Infelizmente eu não tenho nenhuma Sad

Cada parte deve se encaixar no seguinte PCB facilmente. Preste atenção às ligações do transistor , que deve ser conectado a direita. Além disso, tente conectar-se parte móvel aparador de capacitor para o lado + , o que pode ajudar a mudança de freqüência indesejada durante o ajuste . Desenho PCB deve ser impresso em 300dpi, aqui é um arquivo TIFF já definido.

PCB design para o Transmissor de FM

O abaixo é uma PCB trabalho passado da mina , que foi elaborado para caber em uma lanterna de bolso . Desde que foi tão cheia , use o novo artwork informatizado PCB vez , ainda muito pequena. Dê uma olhada na minha página do PCB design para obter informações sobre o meu estilo de trabalho. Transmissor PCB comparados em tamanho com uma pilha AA Aqui é um circuito completo, montada de uma forma de bolso, tendo a vantagem de a ranhura de célula de 1,5 V AA perto dele. Microfone é fixada no lugar da lâmpada e da antena é feito de um cabo macio 30 centímetros . Quando a tampa é colocada , torna-se muito útil!