Home » » Transmissor 40-30 metros CW

Transmissor 40-30 metros CW

Este projeto envolve a construção de um radioamador CW (código morse ) Transmissor de three- tubo para as bandas de rádio amador 40 e 30 metros . O conjunto inclui um tubo pré-amplificador 6AU6 , um motorista de 5763 e uma saída 6L6 . Potência de saída é de cerca de dez watts , que pode ser aumentado significativamente usando uma fonte de alimentação de tensão mais elevada. O emissor é accionado por uma chaveta VFO externo e pode operar em pleno arrombamento no modo ( QSK ) . Seu autor tem usado esse transmissor para se comunicar de Colorado para estações na costa leste e oeste de os EUA usando uma antena dipolo simples.

Saída harmónica foi medido como sendo de 35 dB inferior ao sinal de saída ou melhor. O tubo de saída pode ser qualquer um dos seguintes tipos: 6V6 , 6L6 , 5881 ( Militar 6L6 ) , 1619 (Metal Militar 6L6 ) . o tubo na foto é um vintage 1950 5881 . O transmissor foi originalmente construído a partir de um circuito encontrado na biblioteca ( livro desconhecido título ) na década de 1970 . O circuito original era um simples MOPA (Master oscilador , amplificador de potência ) projeto que usou tipo 5763 e 6V6 tubos , foi cristal controlados e trabalhou em 80/40/15 metros. O tanque de saída original usado uma bobina de tanque sintonizado com uma bobina pequeno link para o acoplamento à antena . Foi altamente susceptíveis a geração de radiação harmónica , este problema foi curada por adição de um outro condensador variável e alterar a configuração de uma rede de saída padrão PI .

O transmissor trabalha agora com um DDS VFO externo. O DDS VFO tem agilidade, excelente estabilidade de freqüência freqüência e produz um sinal chirp -free. A entrada de chave do transmissor é opto- isolado e pode ser accionada por um manipulador com nível TTL . O circuito de chaveamento é um projeto de estado sólido que apresenta waveshaping , este produz um sinal de click- livre . Com QSK T / R comutação e um DDS VFO , o funcionamento do transmissor é muito fácil. aviso Este projeto envolve o uso de altas tensões potencialmente letais , incluindo 120 VDC e VAC 350. O projeto só deve ser assumido por alguém que tem experiência em trabalhar com circuitos de alta tensão. O cabo de alimentação deve ser sempre removida e os capacitores da fonte de alimentação deve ser descarregada quando se trabalha no transmissor. teoria

Um baixo consumo de energia ( em torno de - 10dBm ) Sinal de RF é enviado para a tomada de entrada de RF . Este conduz um transformador elevador de RF feito a partir de um núcleo toroidal de banda larga , o que por sua vez impulsiona a grade do pêntodo 6AU6 . A bobina de toro foi efectuada com # 24 gauge PVC fio sólido isolado, enrolada numa " forma toroidal 43 3/4 tipo de ferrite. Toróide A poderia ser substituída por um condensador e uma resistência 1nF grade de fugas para a terra 1M se tiver suficientemente poderoso sinal de VFO. The 6AU6 é ligado como uma classe -A amp RF de banda larga, que aumenta o sinal de entrada suficiente para conduzir a 5.763 ampères afinada.

O 5763 pentode é ligado como uma classe -A sintonizado RF amplificador , o circuito sintonizado no lado da placa pode ser alternado entre 7Mhz ou 10Mhz . Bobinas L1 e L2 eram do transmissor original, eles eram tipos comerciais ( Miller, eu acho). Eu não sei que tipo de lesmas ajuste foram utilizados, mas a lesma 40 metros tinha tinta vermelha ea lesma 30 metros (anteriormente 15 metros lesma ) não tinha tinta. Pode ser mais prático para encerrar ambas as bobinas em ocos de 3/8 "formas com # 24 gauge esmalte fio revestido , em seguida, colocar uma combinação de prata capacitores de mica e aparadores de compressão de cerâmica em toda a bobina para conseguir a ressonância desejada .

Note-se que na fase 5763 pode actuar como um duplicador de frequência sem alterações de circuito . Meu DDS VFO só vai para 8MHz, então eu enviar um sinal de 5,05 Mhz no 6AU6 para produzir um sinal de saída Mhz 10.100 . A nível de unidade VFO ligeiramente superior será exigido ao operar neste modo. O cátodo da etapa 5763 é introduzido juntamente com a fase de 6L6 , o que mantém os tubos frescos durante períodos de tecla para cima . A B + para a linha 5763 está limitada pelo , resistência em série 5W 12K . Isso permite que o tubo para rodar legal , proporcionando uma abundância de alimentação da unidade (cerca de 1W) para o 6L6 .

O 5763 é um pouco de um tubo raro nos dias de hoje , é uma potência média VHF pentode que era popular com os construtores de rádio amador em 1960. Outras pequenas pêntodos deve funcionar bem aqui. A 6CL6 provavelmente seria um bom substituto , ele provavelmente iria funcionar sem qualquer alteração de valor do componente (não tentei) . A tomada de fiação tubo precisaria ser alterado para acomodar a pinagem diferente . O andar amplificador 6L6 aumenta o sinal até cerca de 10W, mais energia pode ser alcançada se a linha B + é maior , é provavelmente aconselhável não exceder 450V . A placa de circuito 6L6 tem uma rede típica UHF amortecedora consistindo de um resistor de baixo valor envolvido com algumas espiras de fio . Isto impede que quaisquer oscilações de VHF de ocorrendo . O 250uH RF choke e capacitor disco 1nF manter a RF fora placa do medidor e B + linhas.

O medidor é utilizado para controlar a corrente de placa . O melhor ponto de operação envolve ajustar o filtro de saída para perto do mergulho na corrente de placa . O medidor pode ser considerada opcional , o transmissor pode também ser ajustado para o máximo de potência de RF sobre um medidor de cabos de aço ligado entre o transmissor e uma antena. A rede de saída é constituído por um filtro passa baixo pi repicado típico. Isto corresponde a alta impedância da 6L6 a uma linha de antena de 50 ohm . A bobina tanque de saída, L3, é a partir do transmissor de origem. é um B & W plug-in de bobina com a torneira 30 metros conectada ao pino livre 40JEL . A B & W bobina tinha uma bobina link de saída que não é mais usado . A " conector de tubo de PVC ID 1-1/4 envolvido com calibre 18 fio de cobre estanhado seria um bom substituto. Ver o meu projeto Chickadee pequeno para um exemplo de uma bobina de tanque de fabricação caseira .

O circuito de chaveamento cátodo utiliza um IRF830N transistor MOSFET opto- isolado de alta tensão para aterrar os catodos dos 5763 e 6L6 etapas. Um resistor de 220 ​​ohm e capacitor 1uF são usados ​​para " suavizar" as bordas de subida e descida da onda de saída , isso reduz clicando e produz um sinal de sonoridade agradável . The Spot / Xmit chave interrompe o sinal de chaveamento , permite que o VFO para alimentar a fase 6AU6 . Isso produz o suficiente de um sinal para ouvir o transmissor no receptor, mas não o suficiente para sinalizar interferir com outras estações. O abastecimento de filamento 6.3VAC é executado através de um circuito dobrador de tensão para fornecer a tensão do gate para a IRF830N . A unidade de portão é ligado e desligado com um opto- isolador 4N35 . O resistor de 39K fecha o MOSFET desliga quando o sinal do gate está desligado.

O LED em série com o LED vermelho 4N35 serve a um propósito duplo . Ele fornece uma indicação visual de codificação e também permite que um sinal de nível TTL para ser usado para conduzir o transmissor . Um zero lógico TTL ainda é suficientemente elevada para ligar o LED de IR no 4N35 e o LED vermelho evita este problema. O sinal de chaveamento vem do meu All- Ears QSK projeto Gerador de sincronismo, o circuito também fornece sinais para a operação do T / R relé de bloqueio do receptor e silenciar o VFO. A + linha de digitação vai ao +5 V ônibus All- Ears eo - linha vai para o Todo- Ears invertida de saída TX. Se você não precisa de QSK operação ( break- in) , qualquer manipulador que produz uma saída TTL compatível irá trabalhar com este transmissor . Uma chave simples também podem ser usadas , assim ligá-la para exibir uma fonte de 5-6 VCC para a entrada de chave . construção

O transmissor foi construído em um " x4 " x10 " caixa utilitário de alumínio 3. Buracos foram perfurados para os soquetes do tubo e perfurados para os outros componentes. O buraco metros foi cortado por perfuração de uma série de pequenos buracos e adequada ao tamanho, com uma ferramenta de mordiscar e um arquivo de metal. Os componentes foram instalados e com fio com um estilo típico de fiação RF usando pistas curtas sempre que possível. Uma pequena placa de circuito protótipo foram usados ​​para segurar a duplicador de tensão e circuitos de codificação , foi montado no interior de um dos lados da caixa . As conexões externas incluem tomadas BNC para entrada e saída de RF , uma ficha de octal para a conexão de energia e um jack estéreo de 3,5 mm para o circuito de LED de digitar . Apenas as ligações de ponta e anel na ficha de 3,5 mm foram usadas de modo que o circuito de codificação permanece isolado do resto do transmissor.

Em sua versão original , o circuito tinha um forte caminho de retorno RF entre o tubo 5763 motorista e do tubo de saída 6L6 , causando um auto- oscilação indesejada em certas posições de ajuste. Este problema foi resolvido através da instalação de uma peça de chapa de metal sobre o topo da caixa entre os tubos . Um melhor modo para construir o circuito seria para blindar a 6L6 e a bobina de saída no tanque de uma gaiola de metal perfurado. O relé de antena externa usa dois relés de cana para a operação QSK . Eles estão montados numa caixa de interruptor de luz eléctrica profundo com uma placa de cobertura sólida. Três conectores BNC foram montados no lado da caixa. O relé principal é revestido SPDT tipo reed mercúrio. Ele liga a antena entre o receptor eo transmissor. O outro relé é um tipo SPST normal, calções fora a entrada de RF do receptor durante a transmissão para evitar sobrecarga de front-end. Ambos os relés têm bobinas 5V que são conduzidos em paralelo por um transistor. Um diodo 1N4001 é conectado diretamente através das bobinas para evitar picos de retrocesso e um transistor 2N3904 é usado para a interface do sinal de condução TTL- nível para os relés .

O fornecimento de energia foi construída em uma caixa de metal em separado , a linha de alimentação do transmissor é executado através de um cabo blindado que se conecta a parte traseira do transmissor. Peças Fontes Uma caixa de lixo bem abastecido, é o primeiro lugar para começar, o seu autor scrounged maioria das peças para este projeto de eletrônicos descartados . Tubos , tomadas e transformadores de potência podem ser encontrados no fornecimento eletrônico antigo ou no eBay. Outras peças podem ser adquiridas a partir de Mouser , Newark, Jameco ou Digi -Key. alinhamento Antes de entrar no ar , os circuitos de L1 e L2 deve ser ajustada para uma resposta de pico no meio de cada banda CW, tipicamente 7.035 por 40 metros e 10,125 MHz para 30 metros. Conecte os sinais de alimentação, VFO e digitação de energia para o transmissor . A linha de descarga deve ser ligado a uma carga de 50 ohm simulado através de um medidor de SWR .

Defina os dois interruptores da banda para a posição 40 metros e definir o VFO para 7.035 Mhz . Um osciloscópio que é levemente ligado ao pino 5 ( grid) da 6L6 vai ajudar aqui. Aplique energia e ativar a linha de digitação . Ajuste o circuito sintonizado L1 para uma forma de onda de pico no osciloscópio . Retire o osciloscópio. Abra o capacitor de carga para a configuração menos capacitância. Ajuste o capacitor da placa para o pico de potência de RF no medidor de SWR . Ajuste o capacitor de carga até o sinal de RF só começa a cair. Reajuste L1 eo capacitor da placa para o pico de potência de saída RF . Altere o VFO para 10,125 Mhz e defina as duas chaves da banda para a posição 30 metros . Repita o procedimento acima enquanto ajusta L2. Uma vez L1 e L2 foram pico , eles não devem precisar de mais ajustes. usar Uma vez que o transmissor foi ajustado, encontrar uma frequência não utilizada e começar a chamar CQ , até obter uma resposta, ou responder a uma outra de presunto que está chamando CQ . As capacidades QSK deste transmissor tornar a operação fácil e divertido .