Home » » Simples de baixo poder transmissor AM

Simples de baixo poder transmissor AM

Uma vez que muitas pessoas estão procurando os planos de transmissor de rádio de baixa potência, eu decidi postar o plano do transmissor de rádio mais simples que eu conheço. É um pouco transmissor AM, um microfone sem fios, na verdade, para a banda de onda média (mas pode ser utilizado para a transmissão de grandes quantidades de energia na banda de ondas curtas). O que é interessante neste circuito é a sua simplicity.Você não pode esperar muito de um pequeno projeto tal, mas, é um bom começo e especialmente fácil com baixa transmissão de energia. Não vai custar muito, os componentes estão em todos os lugares disponíveis (ou, eles podem ser canibalizados de qualquer velho rádio AM portátil). Pode ser construído e testado em menos de 2 horas.

Diag. 1 (tipo tranzistor PNP)

Descrição

A potência de transmissão está sujeita ao tipo de transistor uma vai usar ea tensão do fornecimento de energia, mas é algo em torno de 50mW, tanto quanto eu posso dizer. Descobri que minha construção funciona melhor na faixa de 800-1200 kHz, mas com alterações no indutor L ou a variável capacitor C1 pode transmitir a toda a gama do dial AM. A faixa depende principalmente comprimento da antena e aterramento. Com uma antena telescópica de 75 centímetros simples (ou apenas um fio curto) e não à terra, é entre 20-50m. Com um L full / 4 antena de fio único e bom aterramento do sinal pode ser ouvido várias centenas de metros de distância em um rádio comum - 300-500m mais provável - ainda mais com melhores rádios. Não muito, mas com essa faixa que pode atingir muitas pessoas em um centro urbano densamente povoado são, ou como no meu caso, ele pode cobrir toda uma aldeia. A fidelidade de áudio que se obtém a partir deste pequeno transmissor é bom para os padrões da manhã. Eu quero dizer isso. A corrente da fonte de alimentação está sujeita ao tipo de transistor ea tensão e está entre 1-6 mA, muito baixo mesmo! Executá-lo a partir de uma bateria (3-4.5V) ele vai trabalhar por um longo tempo antes que a bateria se esgota.

Construção

Pode ser construído com apenas 7 componentes. Um transístor (T), duas resistências (R1 e R2), três condensadores (C1, C2 e C3), e um indutor (L). O transistor pode ser de qualquer tipo. No diagrama acima (Diag. 1) é um transistor NPN, mas pode-se utilizar um transistor NPN (como no Diag. 3) de notar que, neste caso, a polaridade da fonte de energia (bateria, etc) é invertida. Não há necessidade de uma placa de circuito impresso (PCB), mas se você quiser, pode usar uma (ver Diag 2.), Ele está sempre dando o melhor resultado com os projetos de RF.

Diag. 2 Placa de Circuito Impresso (opcional)

Lista de componentes

*R1 = 100 Ohms 1/2W
*R2 = 500 Ohm 1/2W
*C1 = 50-350 pF capacitor variável
*C2 = 250 pF
*L = 66 espiras de fio esmaltado 0,35 milímetros em torno de uma haste de ferrite 8X140mm com um ponto de conexão feitas na virada 33
*C3 = 150 pF
*AF T = 126 (mas também AF 127, AF 139, 2G108/109 ou qualquer equivalente)

O transístor (T) pode ser de qualquer tipo. Não precisa nem ser elevada frequência. Eu usei até agora o AF 126 e AF 127 (AF 139) tipo PNP ambos, eo tipo NPN AC 127. Qualquer baixa potência tipo PNP (como o AF126, AF127, AF139, 2G108, 2G109, etc) vai fazer. Se você usar um transistor NPN como o meu AC 127 (ou o 2N1711, 2N708, 2N930, 2N1893, BC170, etc ... ou equivalente), você terá que ter cuidado com a polaridade da fonte de alimentação.

Nota do editor:

O AF 127 era aparentemente um velho germânio PNP, 32 V, unidade de 75MHz 10ma, eo AF 126 foi, provavelmente, um NPN. Modelos do Silício dos EUA com características semelhantes, provavelmente seria o 2N3904, 2N2907, 2N2222 e ​​seus derivados. Pode ser necessário ajustar os valores de R2, em função do transistor usado. (M = É um opcional «carvão» microfone (como aqueles usados ​​em aparelhos telefônicos de alguns anos atrás). Ao invés disso, você pode colocar lá um fone de ouvido e alimentar o transmissor com o áudio de um mixer de áudio / um aparelho de música / CD / cassete player, ou qualquer fonte de áudio que você deseja ...) (Dica: não use mais de 4,5 V como uma fonte de alimentação com os transistores PNP acima, ou você vai queima-los Se você quiser experimentar com tensões mais elevadas - até 9V/12V - ter alguma reserva de transistores na mão e se preparar para usá-los).