Home » » Receptor WWV simples sinal de calibração para 10 MHz

Receptor WWV simples sinal de calibração para 10 MHz

" Surra Zero " para a transportadora WWV para calibração de osciladores é mais fácil dizer do que fazer . Para verdadeiramente "beat zero" , você deve fazer exatamente isso, produzir um 0 Hz batida nota. Isto é difícil de fazer, já que a maioria dos receptores não tem uma responce áudio abaixo de zero Hz ! A próxima melhor coisa a fazer é misstune a receber por dizer que 1000 Hz e combinar seu oscilador para esse tom. No entanto, você deve ter muito cuidado com os níveis de sinal a partir do oscilador no receptor , para não sobrecarregá-lo e ser capaz de ouvir tanto o oscilador e WWV ao mesmo tempo .

A melhor approch é construir um receptor de conversão direta simples com um cristal oscilador ajustável para a LO, então olhe para os tons enviados por WWV em um PC executando um programa PSK como DigiPan . Agora você pode ajustar o oscilador de 10 MHz para que os tons estão na freqüência correta , medido na régua de freqüência usada no programa PSK. Uma vez feito isso , você tem cerca de tão preciso uma fonte de sinal de 10 MHz como sua probabilidade de obter com indo para percison equipamento de laboratório para calibrar um contador de freqüência ou que não.

Se você usar uma corrida da fábrica de cristal e trimmer para definir a freqüência, ele não vai ficar calibrado por muito tempo, especialmente se as mudanças de temperatura. Usando um TCVXO é melhor para a estabilidade a longo prazo. Diz a www.kitsandparts.com vende um kit barato 10 MHz TCVXO que pode ser usado como o LO e uma vez ajustado para WWV , vai ficar muito danado perto. No caso de se utilizar um destes como a fonte de frequência , que pode ser ligado ao pino 6 da SA612 e as outras partes do oscilador apagados . O sinal do TCVXO terá de ser atenuado alguns e que pode ser feito com um condensador divisor entre a saída do TCVXO e a entrada para o SA612 . O SA612 quer ver cerca de um sinal de 600 mV pp no pino 6.

WWV tons de tempo:

WWV transmite vários tons diferentes rajadas e uma subportadora 100 Hz com BCD informações em tempo nele. 5 ms rajadas de um tom de 1000 Hz marca cada segundo " tick" Um tom de 500 Hz marca o início do mesmo minutos e Hz tom do início de minutos estranhas 600. Um tom de 440 Hz é enviado uma vez por hora durante dois minutos , exceto na primeira hora UTC . Esse tom não é muito útil para as nossas necessidades , uma vez que ocorre tão raramente . Em complemento , alguns minutos não incluem quaisquer tons . Uma vez que o transportador 100 Hz BCD tempo é enviado continuesly , este é o mais fácil de ver e pode ser usado para calibrar o oscilador afigurado .

O circuito receptor :

T1 e T2 são padrão 10,7 MHz IF transformadores com a tampa interna permanece intacta, portanto, não são mostrados no diagrama. Estes irão easialy sintonizar até 10 MHz. Q1 isola a saída do oscilador SA612, para que um contador ligado não irá carregar para baixo o oscilador, ou deslocá-lo de frequência. C6 que é usado para ajustar o freqeuncy oscilador deve ser de alta qualidade, o ideal é uma variável de ar. A tensão de alimentação deve ser regulamentado.