Home » » Receptor direta para 80 metros com VFO "subharmonic"

Receptor direta para 80 metros com VFO "subharmonic"

NOTA: Eu revisou este artigo para incluir algumas fotos do meu protótipo , originalmente feio -construção - somente, agora instalado em um gabinete de plástico Mouser Electronics . Eu também tenho feito com a distância do filtro Hz CW 600, o indutor pegou muito Hz hum AC 60 para o meu gosto , mesmo depois que eu tomei medidas para matar o hum. Em vez de o indutor 100mH anterior e 0,68 uF capacitor série , existe agora um único 10uF cap eletrolítico ligando a saída do detector de díodo para a entrada do amplificador de áudio do transistor Q2. Em vez de reescrever o artigo , resolvi atravessar as seções revistas , seguido pelo amarelo- destacadas comentários sobre as revisões.

Você deve ter notado que quase todos os meus projetos receptor destas páginas , até agora , ter sido baseada em alguma variação de um detector regenerativo , geralmente um derivado Colpitts . A maioria dos projetos QRP ao longo dos últimos 30 anos, por outro lado , favoreceram a abordagem conversão direta , o que significa essencialmente que injetar o nosso sinal de RF de entrada em uma porta de um misturador (geralmente um anel de diodo duplo equilibrado ), enquanto a injeção de um sintonizável VFO para a outra porta , com o VFO estar em praticamente a mesma freqüência que o sinal que queremos detectar. Numa tal disposição , o batimento ou a diferença ou intermédia frequência ( IF ) é reduzido para ( ou quase ) 0 Hz - ou seja , a frequência do batimento é a banda de base e é a mesma que a inteligência áudio, agora desmodulado . Assim, embora nós podemos descrever o circuito de conversão direta como uma espécie de " super-heteródino ", cujo oscilador local coincide com a frequência de entrada de RF e , portanto, tem um IF de zero, é mais comum a interpretá-lo como um "não- superheterodino " sem qualquer IF em tudo - que converte os sinais recebidos diretamente a baseband (áudio) , daí o nome de " conversão direta " (também chamado de detector Synchrodyne ) . Isto não é muito diferente de um detector Regen, em auto- oscilação, muito próximo da freqüência do sinal de entrada , produzindo uma nota batida audível. ( Um outro nome para uma Regeneração é um detector Autodyne . ) Na verdade, pode-se dizer que a principal diferença entre os dois é que um receptor de conversão directa tem um oscilador de frequência variável separada ( VFO ) e de entrada de RF , que são depois combinados numa misturador; no receptor regenerativo , o mixer / detector / oscilador são todas enroladas em um palco, em que o RF é acoplado . E o Regen tem lendário sensibilidade , mas é também mais sensível às influências externas sobre o detector de oscilação .

Diagrama esquemático do CC-80 Receptor

Vamos entrar no âmago da questão do novo receptor de conversão direta. O esquema abaixo, é relativamente simples, mas para facilitar as coisas eu quebrei-o em cinco seções, delineado pelos blocos azuis finas sobrepostas sobre o próprio esquema.

A Imagem do Prototype

As resistências são de 1/4 watt . As grandes tampas cilíndricas com indicação da polaridade são electrolytics e deve ter uma tensão de trabalho DC sobre 10 volts. A tampa de injeção VFO passa a ser uma cerâmica 100pF . Você pode ir ao site da Electronix Express e procurar o seu catálogo on-line para si mesmo. Mas as peças " únicas " ou incomum são listados aqui , para sua comodidade e redução de confusão.

Decidi dar Electronix expresso um grande plugue neste artigo, desde que eu lidei com eles antes e descobri que eles têm quase sempre os tipos de componentes que eu preciso para projetos de rádio QRP - como os indutores e capacitores variáveis. Às vezes, algumas de suas peças são back- ordenada e demorar um pouco para chegar, mas para a maior parte, as minhas ordens chegar na minha porta dentro de uma semana . ( Eu costumava ensinar Eletrônica no ITT- Tech, e Electronix Express - com o seu nome alternativo , RSR Electronics - foi a nossa fonte para peças eletrônicas e kits utilizados em nossos cursos de laboratório ).

Front End

Conector de antena - BNC fêmea , montagem de painel . Você vai notar na imagem que o meu protótipo não usa , mas usa jacaré em seu lugar. Bem, quando eu colocá-lo em uma caixa , vou usar um conector BNC , OK ?

L1 = bobina 1.3uH . Vento 12 voltas # 28 fio magnético em um núcleo toroidal T50 -2 ( Electronix Express Número 152750-2 ) e ajustar o espaçamento voltas para sinais mais altos no meio da banda ( enrolamentos cobrem cerca de 1/3 do núcleo ) .

*Caps = Tipos de mylar verdes no Electronix Expresso
*Detetor Diodos = 1N4148 diodo de comutação / 1N914 silício
*VFO Q1 é 2N3904 NPN de silício , como eu uso na maioria dos meus projetos.

Transformador é o núcleo do oscilador local vermelho " pode ", que é utilizado na maioria dos rádios . Electronix Express Número 16IFR ou Mouser / STMicroelectronics 42IF100 -RC .

Calibração: Definir um receptor próximo a 2.000 MHz, e , com tampa de ajuste do DC- 80 voltou totalmente para a direita (parte superior da banda , menos capacitância ) , use uma chave de fenda para ajustar o núcleo vermelho até um sonoro " grito ! " é ouvido no receptor 2 MHz . Isso define a parte superior do seu DC- 80 em 4.000 MHz ( topo da banda de 75M ) , com o VFO rodando a metade da freqüência de entrada RF . Re- calibrar se o limite inferior da banda de CW 80m cai fora da faixa, se necessário ( isto é , o receptor não pode sintonizar toda a 3,5-4 MHz , dependendo peças tolerâncias , etc )

Capacitor de sintonia é Electronix expresso p / n 14VCRF10 - 280P , o transistor de rádio AM cap ajuste plástico típica com três pistas. Neste receptor que ligue os dois terminam leva junto ( se conecta ao transformador LO ), enquanto aterramento a liderança do meio.

CW Filtro 
*Indutor é de 100 milihenry cilíndrico choke, Electronix Express Número 150100M .
*Interruptor de filtro de CW é SPST chave seletora ou slide, o que o seu barco flutua .

Pré-amplificador de áudio 
*Q2 e Q3 são 2N3904 NPN silicones , como eu uso na maioria dos meus projetos.
*Controle de Volume = 10k potenciômetro Ohm com botão ON / OFF , Electronix Express Número 18PMS10K
*Power & Diversos
*Bateria de 9 volts
*grampo de bateria
*100uF , capacitor eletrolítico 16VDC ( ignora receptor inteiro , evitando oscilação barco a motor )

Comentários Finais

O receptor precisa de um controle " Sintonia Fina " . Esta poderia ser uma variável cap pequeno valor amarrado em todo o cap Sintonia principal em paralelo com ele. A , miniatura de plástico botão cap única variável não tem redução de engrenagem ou ação vernier (obviamente) e é difícil corretamente " esclarecer " os sinais de voz SSB . Há também algum efeito capacitância corpo com o circuito unenclosed . Sintonia é puxado para fora de freqüência quando você se concentrou em uma estação e , em seguida, tomou sua mão. Adicionado a Fine Tune " Esclarecer " Pot , ver acima.

Há ainda algum bleedthrough AM perceptível , mas não muito em tudo. É muito mais fácil para a tela mentalmente com este receptor , em comparação com , por exemplo, um receptor de conversão direta Pixie ou outro simples, que carece de um misturador duplo equilibrado anel diodo na frente.

O receptor também pode usar alguma forma de AGC , como eu uso na série AGC -80. Mas, como eu disse, este protótipo foi feito para provar o VFO conceito meia freqüência dos misturadores Polyakov de estilo , esses outros comentários são refinamentos para outro dia.