Home » » Rádio miniatura com IC ZN415E (ZN416E)

Rádio miniatura com IC ZN415E (ZN416E)

O ZN415 IC , sendo promovido como "o menor rádio do mundo" pelo seu fabricante ( FERRANTI ) , é uma versão melhorada do ZN414 . Como visto no Pic.3.36 -a ( diagrama de blocos do IC ), o pacote DIL de 8 pinos contém ZN414 IC com R1 e R2 resistores , um amplificador com transistor T1 ea fase de separação realizada com transistor T2. Todas as resistências necessárias são formadas no IC . Alguém , talvez, me pergunto por que não há capacitores integrados dentro , de modo que as peças montadas no exterior , então, seria apenas a bateria e os fones de ouvido ? A resposta é bastante simples : Ainda não é possível fazer os capacitores que teriam bastante grande capacidade, em processo de fabricação a monolítica do IC . Independentemente deste "problema" , o receptor construído em torno do ZN415 é , na verdade , extremamente simples. Conforme descrito no projecto 3.10 , o sinal sai da LF ZN414 . Por meio do acoplamento do condensador C3 é levada sobre a base de T1, e o sinal amplificado é obtido no seu pino colector , e é feita directamente no pino da base de T2 . Os restos mortais do sinal de HF são levados para o chão sobre o capacitor C4. A fase de separação nos permite conectar pequeno - de resistência ( 64 Ohms ) fones de ouvido , que são produzidos em massa - nos dias de hoje e são os mais fáceis de obter. A bateria de 1,5 V é usado para a alimentação eléctrica do circuito, e está ligado entre os pinos 6 e 4. Tendo em conta a experiência obtida com o anterior ZN414 CI, o autor recomenda aos leitores para tentar melhorar a recepção do sinal , adicionando o resistor R2 * (ajudando -se com 1-5 kOhms potenciómetro linear ) , que é mostrada em linha tracejada na imagem . Na extremidade superior da Pic.3.37 a tabela com dados básicos acerca ZN415 circuito é dado. Tudo isso se aplica nas ZN414 bem , exceto pela última linha . A tabela menor dado abaixo contém os dados sobre as tensões de CC sobre os pinos do IC . Se algo está errado, a primeira coisa a fazer é verificar estas tensões e se eles são (aproximadamente ), como aqueles que figuram na tabela, o IC é OK e que o erro é, portanto, a ser pesquisado nas impressões , os contatos, cruzamentos , etc . Tudo o que é dito sobre a antena de ferrite nos projetos anteriores aplica-se aqui também.

O PCB, layout de componentes e conexões com outras partes do dispositivo de ar mostrados em Pic.3.39. Se o receptor é feita para o uso doméstico, certamente você deve colocá-lo em algum caixa maior, onde maior alto-falante (~ 15 cm) pode ser instalado. A antena de ferrite devem ser montados no painel de traseira ou lateral, tão longe quanto possível do altifalante. Todos os condutores, em especial aqueles que ligam o condensador à placa, deverá ser tão curto quanto possível. Os cabos que ligam o altifalante e o adaptador para o PCB tem de ser firmemente torcido, como mostrado na imagem para o altifalante. O potenciômetro é estar conectado com o cabo do microfone blindado, se for mais de 10 cm de distância da placa.