Home » » Rádio AM que funciona fora de hum AC e 'spherics

Rádio AM que funciona fora de hum AC e 'spherics

Aqui está algo que pode intriga cristal construtores de rádio por aí: A um transistor (! Silício, ainda) AM receptor de radiodifusão que deriva seu poder do ambiente AC hum e 'spherics [acidentes] estáticos! Tenho que dar crédito ao que eu posso: O germe do esquema foi emprestado do site da Darryl Boyd "Fique atento", que apresenta mais de 170 artigos e planos de construção de cristal de rádio.

Circuito original Terry Lyons "foi concebido em torno de um amplificador emissor comum , com emissor aterrado ; mina tem um potenciômetro 100K ohm inserido entre o emissor eo chão. O esfregão do pote se conecta a um toque na bobina de antena , 5 transforma -se a partir do solo, com o pote de determinar quanto da corrente de emissor é permitido escoar através do enrolamento de bobina numa configuração de realimentação do oscilador de Hartley , de modo que uma fracção o sinal de RF de entrada é alimentada de volta para dentro de si , depois de ter sido impulsionado pelo transistor . Com bastante tensão presente bateria , avançando o pote para o pleno horário ligaria emissor do transistor diretamente à torneira da bobina , fazendo com que o ganho do circuito para aumentar através de feedback positivo ( regeneração) até que o circuito " estatela " em oscilação na frequência sintonizada . No nosso receptor " de energia livre " , não é suficiente tensão ou corrente para alcançar a regeneração estável ao ponto de auto- oscilação , em vez disso , temos "fechar" : o volume surge na nossa recepção de rádio , a um ponto onde começamos a ouvir um monte de distorção recorte que soa como "cliques" nos picos de voz . Se voltar a Regeneração ( " Sensibilidade " ) controlar um pouco , esclarecemos o som, mas perder um pouco de volume. Esta é a configuração ideal do controle de sensibilidade . Sua milhagem pode variar .

Circuitos Lyons baseavam o facto que o uso de um resistor de 10 megaohm como a carga do colector mantida pequena tensão de fornecimento de energia - a carga acumulada , rectificada e armazenada no tampão de filtro - de serem sangrados distância muito rápido . Ele também usou um resistor de valor muito alto entre coletor e base. Eu descobri , por tentativa e erro , que a utilização de um diodo de silício 1N914 no lugar do resistor, deu um sinal mais forte. Além disso, eu achei que a redução da resistência de coletor do 10M original até 470K , me deu um pouco mais de volume de som ( !) - Embora ele fez apressar o sangramento fora de carga acumulada . Mas eu achei que eu poderia viver com isso. ( By the way, eu fiz a maioria dos meus experimentos com a Radio Shack Speaker Amplified pendurado na saída de áudio. O cristal ( cerâmica) fone de ouvido que eu tinha deitado no banco também trabalhou , assim como um par de fones de ouvido magnéticos antigos 2,000 ohm fedidos . .. apenas certifique-se de que a tampa de 0,47 uF bloqueio é no circuito . Se você tentar se conectar a telefones magnéticos diretamente ao coletor e terrestres do transistor, os telefones sangrar a carga longe muito rapidamente e você acaba com um receptor morto!

Eu tentei usar diodos de germânio como retificadores - e, ao contrário do que eu esperava [ eles têm uma menor turn-on limiar de diodos de silício - 0,2 V vs 0,6 v - então eu pensei que seria mais eficaz do que os silicones . Errado. Eles só parecem gerar dezenas de milivolts , enquanto que os diodos de silício no mesmo circuito proporcionar um razoavelmente constante 450-600 mV. O circuito pode realmente ser trazido perto do limite de oscilação, mas este tenta puxar mais atual do que a "oferta atmosférico " pode oferecer, assim que você vai ouvir um forte , ao clicar ou sacudindo a distorção em vez de estatelando em oscilação, quando o Regen ( sensibilidade ) é no máximo.

Uma coisa que melhora o desempenho de um lote é uma série LC na liderança da antena ( outra bobina de ferrite bar em torno do mesmo indutância sinais [ 240uH ou assim ] em série com outro cap ajuste pF 365, que funciona como um sintonizador de antena ressonante, e aumenta muito bem na extremidade baixa da faixa de sintonia . Muito interessante (se teoricamente perigoso ) como a 600 mV DC retificada que alimenta o receptor , oscila durante tempestades com raios , se você monitorar a tampa do filtro 10uF com um DVM ligado a ela !

Não vou dizer que este receptor é perceptivelmente mais alto ' "do que um bom single- diodo receptor de cristal com um Germânio 1N34 , mas é incrível para mim que este circuito funciona em tudo! Eu gostaria de experimentá-lo com um transistor de germânio , mas eu não tenho nenhum. Enquanto isso, ele é limpo para deixar o receptor "ligado" o tempo todo, sem bateria , e parece bastante agradável através de uma Radio Shack Amplified Speaker . É essencial que a antena seja agradável e longo prazo e que uma terra seja usada (ou um cano de água fria ) . Estamos tentando deliberadamente para pegar o máximo de hum AC possível, uma vez que é a fonte de energia !