Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Portátil Yagi para 144MHz

Portátil Yagi para 144MHz


Este simples elemento 7 Yagi é ideal para operação portátil. Os elementos podem ser removidos e substituídos, em poucos minutos. O boom Metre 2,42 vai caber dentro do meu carro. Todos os elementos são feitos a partir de uma haste de alumínio sólido de 6mm. O boom é feito de 50x25mm (2x1 in) de madeira. O elemento conduzido é um comprimento de onda de metade de dipolo. Ao contrário do tipo mais comum de dipolo dobrado, este dipolo é dobrada em um dos lados, mas não na outra. Por falta de um nome melhor, vamos chamá-lo de "meia dipolo dobrado '. O co-ax cabo trança está ligado ao centro do dipolo. O condutor central de co-ax está ligada à secção de dipolo dobrada.



A idéia de usar uma meia dobrada dipolo foi emprestado do W7ZOI portátil Yagi (1) O comprimento da lança para o meu Yagi tem que ser em torno de 2,4 metros. Um boom menor daria menos ganho, um boom já não caberia no meu pequeno automóvel Honda. Este projeto oferece um bom compromisso entre o ganho máximo, um padrão limpo e bem de frente para trás ratio.

Frequência: 
*144,300 MHz 
*Ganho: 11,62 dBi (em espaço livre) 
*F / B: 23.6 dB

No espaço livre, o elemento impulsionado teria uma impedância de ponto de alimentação de cerca de 150 Ohms. O efeito dos elementos parasitas reduz a impedância de algures na região de 50 Ohms. O SWR medida é de 1,1:1 em 144.300MHz e bem abaixo de 1,5:1 em toda a faixa de 2M inteiro (144 a 146MHz em EI). Os resultados dos ensaios no ar com outros amadores sugerem que o desempenho da Yagi portátil está muito perto o modelo da NEC. A maioria das estações denunciar uma proporção de cerca de 25 dB F / B. Muito obrigado a Paraic EI7IR (145km) para ajudar com os testes QRP e Gary EI8GQ que construíram uma cópia exata do Yagi portátil. O NEC-2 parcelas e gráficos foram gerados pelo software Xnecview (2) para X-Windows PA3FWM

Construção

Cada elemento é preso ao crescimento por três parafusos de madeira (ver foto). Para remover os elementos, solte o parafuso número 2 e deslize o elemento para os lados. Eu costumava guias de solda niquelado para conectar o co-ax para o elemento conduzido. Note-se que a extremidade da barra de alumínio é martelado plana para que a perfuração mais fácil.

Atuação

De acordo com a tabela no manual ARRL, o ganho máximo disponível a partir de uma Yagi com um comprimento da lança de pouco mais de um comprimento de onda é de cerca de 12 dBi. Eu costumava NEC-2 para criar modelos de vários desenhos diferentes Yagi. O NEC-2 modelos mostram uma variação máxima de ganho de menos de 1 dB entre os melhores e piores designs. O menor ganho foi para um tipo standard 'antena de TV' de projeto com 0,2 WL espaçamento entre cada elemento e todos os diretores cortados com o mesmo comprimento. O maior ganho (12dBi) foi para um elemento 7 Yagi projetado com software QY4 ​​por W7RAI.



SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas