Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Modificação no HF transceiver - Yaesu FT-990

Modificação no HF transceiver - Yaesu FT-990

Este equipamento HF é mais de dez anos é o irmão mais novo do FT-1000D com muitos dos mesmos recursos ea mesma qualidade de construção. Dentro, você encontra as placas de circuito são cartões conectados a uma placa-mãe e tem excelente blindagem. É um excelente transceptor e eu tive sorte o suficiente para comprá-lo de alguém que cuidou muito bem. O equipamento tem um bom s / n e está armado com filtros SSB largas e estreitas, SE shift, e DSP em receber. O áudio também pode ser transmitida frequência adaptada para melhorar a base ou agudos.


Luzes acesas , mas ninguém em casa Infelizmente, logo depois de comprar o equipamento , desenvolveu-se um problema que é melhor descrito como " luzes acesas , mas ninguém em casa ! ' . Ao ligar , a luz s -meter estiver aceso , mas nada aparece no painel LCD ou qualquer um dos LEDs. O único sinal de vida é o grau de chiado no alto-falante quando virar o ganho AF .

investigação Harry Leeming G3LLL , me disse que ele tinha muito poucos FT- 990s para ver como eles tinham uma reputação de ser bem construído e muito confiável. Ele achava que tinha visto um caso destes sintomas antes , todavia, e pensei que ele tinha para substituir o regulador de voltagem. Desligue o transceptor de cabeça para baixo ( descansando em sua cabeça !) E remova o painel de base - há cerca de oito ou mais parafusos. Talvez seja necessário soltar os parafusos laterais também ( incluindo a realização parafusos alça ), caso contrário é muito difícil conseguir a base off . Com a frente do transceptor voltada para você, você vai ver a placa-mãe para a esquerda e dois terços ao longo de sua margem direita você vai encontrar conector JP9111 que é a fonte de alimentação da placa do regulador de tensão .

De frente para trás, você vai encontrar conexões : - 
*6. branco ALC 
*5. fundo branco 
*4 . branco +5 v 
*3. preto 13,8 v 
*2 . branco 12 v 
*1 . branco -12v

Desligue o conector e ligue o transceptor . Verifique a tensão pino DC por pino . No meu caso, eu não encontrei nenhuma +5 v presente. Após a fonte de alimentação leva encontra-se o regulador de tensão é montada no lado voltado para o interior da fonte de alimentação e bastante difícil de obter no! O regulador de 5v é visto na borda inferior da placa da fonte de tensão e é o IC à direita. Deve ser marcado HA17805P e é um regulador de 5v fixo positiva , com uma carga máxima de 1A e dissipação de energia 15w . Eu encontrei por cutucando -o com um bastão de plástico , o transceptor explodiu em vida!

Depois de alguns desses incidentes eu decidi que era hora de substituir o regulador. Eu encontrei um substituto direto não estava disponível e substituiu-o com um L7805 barato com a mesma especificação. 5v Regulador substituição Retire os quatro parafusos de fixação para o fornecimento / tensão bloco regulador poder. Existem dois parafusos de fixação ao chassis dianteiro e um parafuso em cada lado também fixa ao chassi. Há outros dois parafusos de cada lado que podem ser deixadas no local , eles mantêm os lados da caixa da fonte de alimentação. Tendo feito isso, o 'block' deve levantar verticalmente , mas com muitas conexões para passar em primeiro lugar!


1) Você vai ver um grupo de fios que vão para a área do painel frontal que são gravadas para o canto direito. Remova a braçadeira e mover cuidadosamente estes para fora do caminho. Você vai descobrir que a maioria deles (quatro dos quais um é azul) ficha na própria placa de tensão. Facilidade este conector para fora da placa e lembre-se o fio azul é o mais distante.

2) Retire os cabos vermelho e preto grosso vai para a borda da placa regulador de tensão. Observe que a maneira em torno de vermelho e preto são e que são marcados como "input" de dentro da fonte de alimentação e os outros que disparar por trás da placa-mãe. A partir da esquerda deveria ser (de entrada) preto - vermelho, (outros) vermelho - preto. Também desconectar o conector grande de plástico do lado dos cabos grossos mão esquerda.

3) Você verá cabo mais duas ligações com a parte de trás do regulador de tensão que precisam ser removidas para dar espaço suficiente para o 'bloco' para ser puxado para fora.

4) Na foto acima, eu tenho mostrado que abraçadeiras tirei usando cabo de substituição verdes laços.

Uma vez que o 'block' pode se mover livremente, é possível remover os 4 parafusos laterais que prendem a placa de regulador para a 'block'. Tendo feito isso, deixei o bloco de volta para a posição e foi capaz de dessoldar o regulador e desencaixar-lo de lado a tela de metal que forma um dissipador de calor para ele. O novo regulador foi posto em prática com a pasta do dissipador de calor fresco e reclipped para a tela antes resoldering.


Tudo foi colocado de volta no lugar na ordem inversa.

Tenho documentado essa correção no caso de alguém descobre que eles estão em uma posição semelhante e espero que este seja de alguma ajuda. Por favor, esteja ciente de que eu não se responsabiliza pela exatidão das minhas notas por isso, tome todas as precauções sensatas habituais e boa sorte!

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas