Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Fonte de alimentação para a bancada

Fonte de alimentação para a bancada


Com uma capacidade máxima de 20 volts e 1 ampère, que vai fornecer a maioria de seus projetos, é a maior qualidade é a proteção de todos os seus projetos, é capaz de limitar a corrente máxima para tão baixo quanto 1mA, poupando seus ICs e transistores em caso de um curto-circuito acidental durante o período de experimentação de seus projetos. É também um excelente carregador de bateria.






Usando um velho LM723 (30 anos) pode parecer antiquado , mas ainda é o mais preciso dos reguladores variáveis. A precisão é devido à tensão de referência interna 7 volts . Ao aplicar esta referência à de entrada do amplificador de erro e a outra entrada de tensão proveniente da saída do fornecimento , o menor desvio fará a saída do amplificador de ir + ou - para controlar a tensão de saída fornecer .

Vamos substituir o velho transistor 2N3055 atual por um transistor TIP142 Darlington . Este transistor como um ganho de 1000, por isso, requer apenas 1 mA para fornecer um Amp. O 2N3055 original, que foi usado teve um ganho de 10. O TIP142 é protegido por um diodo bruxa impede a sua destruição no caso de uma tensão aplicada invertido na saída , é resistências internas R1 e R2 lhe permite reduzir a corrente rapidamente a 0 de saída, por dissipação das cargas em excesso à sua base. A fonte de alimentação pode ser uma fonte de alimentação portátil ou de um transformador com um ponte de diodos e um capacitor eletrolítico . Eu usei uma velha fonte de alimentação portátil da Apple ( 24VDC@1.87A ) . A fonte deve ter pelo menos 3 volts mais do que a tensão necessária para a saída .

Descrição do circuito :

A referência 7 volts no pino 6 do controlador de tensão 723 é dividida por dois ( 3V) e aplicado ao pino 4 bruxa é uma entrada inversora , podemos ver que as resistências R11 e R8 passar uma corrente de 1 mA (I = E / R ou 1 mA = 7V/7K ) , esta tensão ( PIN4 ) é comparado com o pino não inversora 5. Também deverá manter a 1 mA no circuito no pino de não inversão , isto é feito pela resistência R10 , R9 , e VR02 , se mantém a 1 mA , VR02 vai dá gota 1V para cada 1000 Ohms , portanto, 20K = 20 Volts .

A função do limitador de corrente 723 da mesma maneira , mas mede 1V max , o resistor que mede a corrente R02 é seleccionado para dar 1V a corrente máxima . Note-se que R01 tem um valor de 1K . O pino de saída 9 do dispositivo limitador de corrente controla a entrada do LC 723 para a fechar , se necessário, e para limitar a corrente para o valor seleccionado. Construindo o fornecimento A disposição dos circuitos não é crítica, utilizando uma placa de PC irá facilitar a construção . O TIP142 pode dissipar 24W em seu máximo e temos de usar um dissipador de calor . Eu usei um dissipador de calor que eu tirei de um PC antigo .

Conclusão:

Usando uma fonte variável com capacidade corrente de limitação facilita a experimentação de circuitos eletrônicos . Ele também pode carregar as baterias de todos os tipos : de chumbo, NiCd , NiMH , Li -íon.

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas