Home » » Fonte de alimentação 13,8 Volt 4 Amp DC

Fonte de alimentação 13,8 Volt 4 Amp DC

Esta fonte de baixa tensão é útil para ligar uma variedade de dispositivos de 12V ( nominal) DC , tais como rádios em dois sentidos e aparelhos de som . É perfeito para alimentar Ham equipamentos QRP rádio , rádios VHF e rádios CB. Ele pode fornecer até 4 A de corrente em 13,8 V para um total de 55 Watts. A tensão de saída é mantida constante com um circuito regulador ajustável.

Este projeto começou com uma fonte de alimentação antiga mortos que eu tinha em minha caixa de lixo , ele pode ser construído a partir de peças novas se você pode localizar um transformador de potência devidamente classificado. O circuito usa poucas peças e é bastante fácil de construir. teoria O poder transformador converte em 38VAC 120VAC centro - aproveitado. Esta é alimentada para os dois díodos de onda completa para corrigir a AC para DC . O condensador de 12.000 uF filtra a ondulação da fonte de corrente contínua e o condensador 100 nF melhora as características do condensador de derivação 12.000 uF de alta frequência.

A configuração do regulador foi inspirado nas notas de aplicativos para o regulador LM309 em 1979 Motorola linear circuitos databook . Ao adicionar um transistor de alta corrente , a capacidade atual de um regulador de voltagem pode ser muito potenciado. Neste circuito , o regulador foi alterado para um tipo ajustável ( LM317L ) e um alto ganho transistor NPN de Darlington ( 2N6052 ) foi utilizado . O regulador de tensão LM317L altera a corrente na base de 2N6052 , a fim de manter a tensão de saída com a configuração tensão regulada .

O 10uF , 35V capacitor de tântalo filtra a entrada para o regulador LM317L , o valor foi seleccionado para produzir rapidamente grandes respose a alterações na corrente de saída, evitando oscilações no regulador. Os dois capacitores 100nF nos terminais de saída de contornar qualquer energia de rádio frequência perdida para a terra do chassi .

Note-se que existem dois motivos deste dispositivo e estão isoladas umas das outras . O chão da entrada AC está conectado ao chassi ea saída de bypass capacitores . O condutor negativo DC é também considerado um chão e é isolada a partir do solo CA. Os dois motivos podem ser combinadas , conectando o cabo de saída negativa para a terra do chassi . construção Este circuito foi construído sobre o chassi de um modelo de fontes de alimentação padrão SPS40 -12 que tinha uma quebrada placa de circuito regulador. O chassis, dissipador de calor, transformadores de potência e 12.000 uF capacitor estavam todos foram resgatados do dispositivo original , tudo o resto foi retirado . O chassis da fonte de alimentação reconstruída foi montado em uma caixa de metal. O conector de entrada CA , AC fusível, terminais de saída DC e ligação à terra chassis são Monted na caixa.

O transistor 2N6052 foi montado sobre um suporte de alumínio que termicamente casais para a maior chassi dissipador de calor, que foi preso com parafusos e graxa térmica foi usada em todas as junções metálicas. A maioria das peças pequenas foram montados estilo mortos -erro sob a 2N6052 , o circuito pode também ser construído em um protótipo de placa perfurada . O 10uF , capacitor de tântalo 35V no lado da entrada do LM317L é fundamental para a prevenção de oscilações , se você não pode encontrar uma parte de tântalo , utilize um capacitor eletrolítico 10uF 35V em paralelo com um capacitor cerâmico de 100nF . alinhamento Com nenhuma carga ligados, monitorar a tensão de saída com um voltímetro e ajustar o potenciómetro de 5K até que atinja a tensão desejada . A regulação da tensão deve ser relativamente estável , desde que a corrente é mantida sob 4A.