Home » » FM Receiver com TDA7000 e placa de circuito impresso

FM Receiver com TDA7000 e placa de circuito impresso

Os receptores FM operam em muito altas freqüências torna a sua realização prática um pouco difícil, mas a maioria dos problemas, assim como em muitos outros builds amador, origina a construção das bobinas, exceto as bobinas, pequeno-indutância auto-rolamento (sem a bobina corpo), que são fáceis de fazer, especialmente se não há muitos deles no dispositivo e, se existem instrumentos especiais são necessários para a criação de seu valor de indutância adequada. As bobinas utilizadas neste receptor FM são apenas assim, e há apenas dois deles, tornando a realização prática muito mais fácil. Os dados básicos sobre o famoso Philips IC utilizada neste projeto, TDA7000, são dadas na tabela a seguir.

Diagrama electrónico da parte do dispositivo de HF (a partir da antena para a saída LF) é construído com TDA7000 mostrado Pic.4.7 . Como se pode ver , é um dispositivo simples , feito com um número relativamente pequeno de componentes. O IC inclui todas as fases do receptor superheterodine : o misturador , o oscilador , ao amplificador de IF , o limitador de amplitude , o detector de FM e alguns outros. Mais sobre eles será contada no próximo projeto , que contém a descrição de um receptor com TDA7088T IC , que é a versão melhorada do TDA7000 . O sinal da estação é a partir da antena ( telescópica) conduziu a um circuito de entrada que consiste em L2, C13 , C12 e C14 . É um circuito oscilatório amortecido paralelo com a resistência R3 , a qual tem a largura de banda de recepção de 88 MHz até 108 MHz ( admite todos os sinais de UHF do pino 13 , e enfraquece te sinais fora da banda de recepção) . Dentro do IC os sinais são levados para o mixer, onde estão sendo dadas novas freqüências portadoras . O amplificador de IF , então segue , amplificando apenas um desses sinais , aquele cuja frequência é igual a inter- frequência , seguido pelo limitador , o detector de FM , o circuito de silenciamento e LF pré -amplificador. A saída da última fase é no pino 2 ( R2 é a carga do colector do transistor último no pré- amplificador de BF) . O circuito de oscilação do oscilador local (L1, Cp , C , C e C5 ) está ligado entre os pinos 5 e 6. Pic.4.8 - mostra uma placa de circuito impresso do dispositivo da Pic.4.7 , enquanto Pic.4.8 - b contém o layout componente ( no PCB ) . O dispositivo completo pode ser visto na Pic.4.8 - c . O condensador variável de Pic.3.8 é usada como o único condensador variável aqui desde o circuito de entrada é aperiódico , as pernas marcadas com FO e G. Este condensador nos serve para sintonizar o receptor para as estações . Na parte LF do receptor , o amplificador feita com LM386 a partir Pic.3.19 é utilizado ( os componentes restantes do potenciómetro são omitidos ) . * L1 e L2 são as bobinas auto -rolamento (sem núcleo ) . Eles têm algumas peculiaridades e são feitas de fio relativamente grosso , pois eles não precisam de um corpo de qualquer tipo , é por isso que eles são chamados de "self -bearing " . A sua aparência é mostrado Pic.4.9 , e o cálculo é feito para lhes acc . para a mesa de Pic.3.5 . Ambos têm seis peculiaridades do fio CUL, 0,6 milímetros de diâmetro, sendo enrolado na parte plana da 3 milímetros de perfuração. A fim de ser capaz de soldar a bobina para o PCB , a par de mm de isolamento tem de ser removido do fio termina com uma faca afiada , e eles têm de ser estanhado depois. Deve haver um pequeno intervalo entre as peculiaridades adjacentes. A indutância do enrolamento é fixado pelo seu encolhimento ( os aumentos indutância ) ou alongamento ( a indutância diminui ) . O alongamento pode ser muito bem feito através da inserção de uma chave de fenda entre as peculiaridades e , em seguida, ligá-lo ao longo da bobina. * O TDA7000 também contém o circuito de mute ( para ajuste silencioso ) . É estar ativo quando o interruptor S2 está aberta. Tipo bolso receptores geralmente não têm elementos S2 e R1. * A parte do receptor que requer o maior cuidado durante a construção é o circuito de oscilação do oscilador local, que está ligado entre os pinos 5 e 6. Ao alterar a capacitância C, sua freqüência de ressonância deve mudar a partir de 88 MHz (C = Cmax) até 108 MHz (C = Cmin ) . Se isto não puder ser feito ( nem todas as estações pode ser ouvido ) é necessária alguma experimentação com capacitâncias de Cp e Cs. Para começar, você deve omitir o Cp . Se o problema persistir ,

capacitância de Cs deve ser reduzida (de 15 pF, 10 pF, etc), ou devem estar em curto-circuito. Você também pode tentar comprimir ou esticar a bobina L1, etc A configuração do circuito oscilatório é concluída quando com C = Cmax alguma estação que opera em aplicativo. 88 MHz pode ser ouvido, e com C = Cmin o que funciona em 108 MHz. A configuração do circuito de entrada (que é conectado entre os pinos 13 e 14), é realizada por meio do ajuste do receptor para alguma estação de mid-range (cerca de 98 MHz). Então, a melhor recepção possível é procurado, alterando capacitâncias C13 e C12 e indutância L2.