Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Reparando fonte de computador

Reparando fonte de computador



Fontes de energia modernas, são conhecidas como "fontes chaveadas regulador". Na maioria dos suprimentos de comutação, o volt de entrada AC 110 é retificada pela primeira vez por dois diodos e filtrada por um par de capacitores. Isto cria duas fontes de alta voltagem, uma positiva e outra negativa. Um par de transistores é então utilizado para exibir estas fontes de alta tensão entre o enrolamento primário de um transformador. Esta ação de comutação é muito rápido. A velocidade de comutação típico é de cerca de 40 mil ciclos por segundo ou 40KHz. Um circuito integrado é normalmente usado para controlar os transístores. Este IC, não só controla a velocidade com que os transistores são ligados, mas também controla a quantidade de tempo que cada transistor é energizado. A tensão da fonte de alimentação de saída é determinada pelo tempo de "ligado" do transistor. Se os transistores são continuar durante um longo período de tempo, a tensão de alimentação de saída aumentará, enquanto que tempos mais curtos inferior a tensão de saída. Isto é conhecido como "modulação de largura de impulso".



ATX fonte de alimentação interior Legenda:

A - ponte retificadora B - capacitores de filtro de entrada entre B e C - Dissipador de transistores de alta tensão C - transformador entre C e D - dissipador de calor de baixa tensão, retificadores de alta corrente D - saída bobina filtro E - capacitores de filtro de saída

A saída do transformador (que está agora a corrente alternada) é então rectificada por diodos especiais de alta velocidade para mudá-lo de volta à corrente contínua . Este resultado não é puro DC no entanto, e requer filtragem extensiva para remover a maior frequência de "ruído" que é gerada pela acção de comutação rápida dos transistores. A filtragem é realizada usando uma combinação de bobinas (também conhecido como " bobinas " ) e condensadores .

A tensão da fonte de alimentação de saída é regulada por alimentação de alguns dos resultados de volta ao circuito integrado, que controla o transistor de comutação. Se a tensão de saída é demasiado baixa , o IC permite que os transistores para permanecer energizada por um longo período de tempo , o aumento da tensão . Uma tensão de saída que é muito alto o IC sinais de cortar os transistores , diminuindo a tensão de saída.

As falhas de fornecimento de energia

Descobri que há apenas um pequeno punhado de componentes que não apresentem fontes chaveadas regulador . A falha mais comum é os próprios transistores de comutação. Os transistores de curto-circuito , fazendo com que grandes quantidades de corrente a ser traçada através do transformador e que funde o fusível .

Falha transistor é frequentemente causada por maus capacitores . É extremamente comum encontrar capacitores do filtro de saída que estão inchados ou com vazamento . Qualquer capacitor que parece ser ruim deve ser substituído. Para evitar a repetição deste fracasso all- to- comum , saída de capacitores de filtro deve ser substituído especial "low ESR " ( Equivalent Series Resistance ) capacitores . Estes capacitores são projetados especificamente para lidar com os rigores de filtragem em uma alimentação de comutação . A maioria dos fabricantes de fornecimento de energia não instalar capacitores de baixa ESR como equipamento original, porque eles são um pouco mais caros que os capacitores convencionais. No entanto, vale bem a pena o dinheiro para usá-los como componentes de substituição como eles vão estender a vida útil da fonte de alimentação no campo. Quando eu trabalho em uma fonte de alimentação , eu substituir todos os capacitores do filtro de saída com tampas de baixa ESR , independentemente de eles parecem ser bons ou maus. Uma vez que uma chamada de serviço custa muito mais do que os capacitores , é uma coisa prudente a fazer .

Falha Diode é outro problema comum . Há algumas diodos em uma fonte de comutação e falha de qualquer um deles fará com que o fornecimento de queimar o fusível ou desligado. As falhas mais comuns são de diodo em curto 12 volts ou -5 retificadores de saída volts. Fracasso desses diodos não vai queimar o fusível . O fornecimento simplesmente detecta o curto e se desliga . Algumas dessas falhas pode ser causada pelo uso das saídas 12 ou -5 volts para poder lâmpadas porta moedas. A saída de -5 volts não é o excesso de corrente protegidos em todas as fontes de alimentação. Um soquete de lâmpada em curto pode explodir o diodo , chamando muita corrente da fonte . Os 12 diodos volts pode ser soprado se seis lâmpadas volts são inadvertidamente usado em vez de 12 lâmpadas volts. Os diodos de entrada de alta tensão também podem curto-circuito. Isso é muitas vezes acompanhada por transistores de comutação em curto e queimar o fusível .

Testes e Reparação

Todos os testes são feitos com o power off . Comece testando o par de transistores de comutação. Estes serão montados em um dissipador de calor que ajuda a correr mais frias . Testá-los usando um ohmeter ou um conjunto multímetro digital para o intervalo de teste de diodo. Verifique cada transistor por um curto entre emissor e coletor . Substitua os transistores que você encontra para ser ruim . Embora alguns técnicos afirmam que você deve substituí-los tanto , mesmo que apenas um é ruim, eu não achei que isso seja necessário.

By the way, esses transistores parecem sempre testar em curto entre base e emissor quando testada " in-circuit ". Eu geralmente não se incomodam testar a junção base-emissor dos transistores . Quando os transistores de comutação falhar , eles sempre curto entre emissor e coletor . Se você estiver em dúvida , puxe os transistores fora do circuito para testá-los . Se os transistores estão em curto-circuito , o fusível ter queimado. Certifique-se de testar os diodos de alta tensão também. Os diodos de alta tensão são geralmente parte de uma ponte retificadora , embora possam ser diodos individuais.

Em seguida, testar os retificadores de saída. Existem três pares de díodos para testar. Um par é para a saída de -5 volts. Estes irão ser bastante pequena, aproximadamente o mesmo tamanho que o 1N4004 onipresente com o qual estamos todos familiarizados . Os díodos 12 volt são geralmente um pouco maior. Os dois diodos de 5 volts de saída são alojados juntos em um pacote de " dual- diode ", que se parece muito com um transistor. Tal como os transistores de comutação , este pacote de díodo é montado num dissipador de calor. Geralmente terá os símbolos esquemáticos diodo impressas sobre ela. Este diodo normalmente não irá testar adequadamente no circuito . O teste pode ser simplificado por unsoldering -lo com um " sugador de solda " em vez de removê-lo completamente da placa de circuito impresso. Eu tenho visto muito poucas falhas dos 5 volts diodos de saída. Todos os diodos devem ser substituídos por diodos de alta velocidade ou o fornecimento de energia vai gerar ruído excessivo .

Siga estes testes , substituindo todos os capacitores de saída com tampas de baixa ESR e despedir -se da fonte de alimentação . O fornecimento deve ser testado sob carga. Use a 1 ohm, 50 watt resistor ou equivalente como uma " carga fictícia " , conectado entre a saída de +5 volts e terra ( DC COM) . Isso vai chamar a 5 ampères da oferta, o que é adequado para fins de teste . Se a oferta ainda está inoperante , o circuito integrado pode ser ruim . Teste o IC , removendo -o da placa de circuito impresso e instalá-lo em uma fonte de alimentação que você sabe ser bom. Eu tenho uma fonte de alimentação de reposição com uma tomada em que eu uso exclusivamente para testar circuitos integrados. Praticamente todas as fontes utilizam o mesmo IC , um tipo 494. Circuitos integrados equivalentes são : TL494CN , uA494 , uPC494C , IR3MO2 e MB3759 . O over-the -counter reposição para estes é ECG1729 .

Obtenção de componentes de reposição

Um dos principais argumentos para se livrar fontes de alimentação más no lixo tem sido a de que o custo dos componentes de substituição é quase igual ao custo de um novo abastecimento. Isso não é verdade. Os transistores chaveadores estão disponíveis para cerca de 0,90 dólares cada .

Na maioria das vezes você pode dizer que o capacitor é ruim só de olhar para ele de superfície superior. Se ele é abaulado na parte superior que é ruim e deve ser substituído imediatamente. Às vezes capacitores que parecem multa pode ser muito ruim e identificar esses você vai precisar usar medidor de ESR . Os capacitores que você deseja ordem são feitas por Nichicon . Ordem 3300 microfarad em 16 volts (número parte UVX1C332M ) e 1000 microfarad de 25 volts (número parte UVX1E102M ). Estes serão adequados como substitutos para os capacitores de filtro de saída em praticamente todas as marcas e modelos de fontes de alimentação. Lembre-se, você sempre pode substituir um capacitor de alta tensão quando substituir capacitores de filtro . POR EXEMPLO A 1000 microfarads , 16 volts capacitor pode ser substituído com um 1000 microfarads , 25 volts.

Minus 5 Volt Too High Output

A maioria das fontes de alimentação de comutação regulador tem três saídas CC . Uma delas é a saída principal +5 volts DC que alimenta o sistema de computador. As outras são as saídas de 12 e -5 volts. Estas saídas CC são muitas vezes utilizados para fornecer energia ao sistema de geração de som e o próprio amplificador de áudio . Quando você está testando uma fonte de alimentação , é importante verificar todas as três saídas. Isto é especialmente verdadeiro quando você tem um jogo que basicamente funciona bem, mas tem distorcido ou falta de áudio.

Quando uma fonte chaveada regulador falhar, todas as três saídas normalmente irá cair para zero volts . Por vezes , no entanto, a tensão de saída pode subir. Se você achar que a +5 VDC e +12 VDC são normais, mas a saída de -5 VDC é muito alta (mais de -6 VDC) , tente substituir o -5 saída do filtro de estrangulamento.

É fácil localizar o -5 volts filtro choke, mesmo sem um diagrama esquemático . Basta seguir o traçado sobre a placa de circuito impresso a partir da saída traseira -5 VDC do fornecimento de energia. Você vai finalmente chegar a um componente que pode ser algo como um capacitor , mas vai ser claramente identificado como " L " na placa e geralmente ser acompanhada pelo símbolo esquemático para uma bobina também. A bobina é enrolada numa bobina de ferrite e é coberto com uma manga de plástico que tenha sido termicamente encolhidas sobre ele. Examinar a bobina. Se a tampa do calor shrinked foi derretido ou está totalmente ausente , a bobina pode ser má .

Há um par de opções para a obtenção de uma bobina de substituição . O método preferido é o de levar a bobina de fora de uma fonte de alimentação de sucata . Alternativamente, você pode puxar o fio queimado fora do núcleo de ferrite e rebobinar a engasgar -se com o fio de bitola adequada. Não há muitas voltas de fio em que você não pode rebobinar uma nova bobina em cinco minutos.

Replacements capacitor de saída

Eu recebi uma série de telefonemas e cartas de operadores e técnicos que estão tendo dificuldade em obter capacitores de reposição para fontes chaveadas regulador . Eu recomendo o uso de capacitores de marca Nichicon . Eu tenho de usá-los por quase dois anos e até hoje eu não vi uma falha no capacitor de repetição.

Eu recomendo que você encomendar apenas dois diferentes capacitores marca Nichicon para uso como substitutos para os capacitores de filtro de saída. Ele ajuda muito quando você tem os números de peça . Para a saída de +5 VDC , utilize 3300 microfarad , 16 VDC capacitores . O número de peça Nichicon é UVX1C332M . Cada fonte de alimentação requer dois destes.

Para fazer pedidos e estocando mais fácil , eu uso o mesmo capacitor , tanto para a 12 VDC e as saídas de -5 VDC . É um microfarad 1000, 25 condensador de volts. O número de peça Nichicon é UVX1E102M . Embora algumas fontes de alimentação usa um capacitor 2200 microfarad para a saída de 12 VDC, eu encontrei a 1000 microfarad ser perfeitamente satisfatório. A maioria das fontes de alimentação utilizam um capacitor cada um para a 12 VDC e -5 VCC para pedir o mesmo número de 1000 capacitores microfarad como você faz os capacitores 3300 microfarad . Quando você substituir os capacitores de filtro de saída, que é uma boa idéia para mudar tudo de uma vez .

Replacements diodo de saída

Diodos de saída são um item falha comum na fonte chaveada regulador. Eu diria que cerca de 25-30 por cento deles têm maus diodos de saída.

Diodos de alta velocidade

Existem três pares de diodos de saída , um par para cada uma das saídas de +5 VDC, 12 VDC, e -5 VDC . Estes não são diodos comuns. Eles são especiais, de alta velocidade, os díodos " de recuperação rápida " . Díodos de alta velocidade são feitas para lidar com a acção de comutação mais rápido ( cerca de 40 mil ciclos por segundo) de fornecimento de energia.

Eu raramente têm substituído a montagem do diodo 5 volts em uma fonte de alimentação de comutação regulador. Os 12 e -5 volts diodos de saída são as falhas mais comuns . É normal que esses diodos para testar ruim quando verificá-los " in-circuit ". Há geralmente um resistor de baixa ( normalmente de cerca de 100 ohms ) entre a saída da fonte de energia que faz com que uma leitura muito baixo quando verificando os 12 volt ou -5 diodos de saída . A maioria das pessoas dessoldar e remover uma extremidade de cada diodo para testá-lo , mas você geralmente pode ignorar este passo. Quando esses diodos deixar eles geralmente curtos completamente . Em vez de ler cerca de 100 ohms , você vai ter uma leitura em torno de zero ohms , um curto morto!

Diodos substituto

Os 12 volts diodos de saída geralmente carregam um número da peça original como PXPR302 ou FR302 . Estes são 3 diodos ampères . Os -5 volts diodos de saída , muitas vezes, ser do tipo PXPR1502 ou similares. Boa prática de engenharia determina que a alta velocidade , " recuperação rápida " diodos ser usados ​​neste circuito. Eu encontrei diodos normais irão falhar prematuramente e , como tal, são inaceitáveis ​​como substituições. Quanto mais você trabalhar na reparação de fontes de alimentação , mais fácil fica . Quando você considera que muitos reparos de fornecimento de energia são efectuadas com a substituição de um único diodo, você pode ver que eles não são nada descartável !

Bad fontes chaveadas tendem a cair em algumas categorias :

1 . Dead & silencioso com fusível queimado
2 . Dead & silencioso com fusível bom
3. Dead & chilrear / clicando com fusível bom
4 . Tensão de saída é OK
º 2 é o mais difícil de corrigir.

Fontes chaveadas executar assim:

Lado de alta tensão : retificação de força bruta da tensão da rede através de um conjunto de diodos - ou separados queridos ou uma ponte retificadora 4 chumbo. Esta é filtrada através de um condensador e vai para o circuito de comutação (depois de ser atenuada através de outros componentes) e ao transistor de comutação principal . Os problemas aqui são relacionados ao n º 1 e são bastante fáceis de corrigir.

Regulamento : este circuito começa o fornecimento e torna-se a saída está correta . Corre-se a oscilação do transistor de comutação principal e monitora a saída do transformador abaixador de alta frequência por meio de um mecanismo de feedback. Os problemas aqui são relacionados a # 2 - o disco um de corrigir.

Lado de baixa tensão: Aqui estão os diodos retificadores , bobinas de bloqueador de filtro, e capacitores que transformam essa saída AC de alta freqüência do transformador na saída DC que é necessário para o jogo. Há uma pequena parte do circuito aqui que dá o feedback para o circutry regulação para manter as coisas funcionando estável. Problemas aqui estão relacionados a # 3 e # 4.

IMPORTANTE: * todos * os métodos listados de solução de problemas é feito com a alimentação. Tenha em mente que os problemas listados como # 2, # 3 e # 4 são relacionados a coisas que o fusível está bom ea seção de alta tensão da placa pode ter uma taxa sobre as grandes capacitores de filtro . Algumas fontes de alimentação têm resistências de sangrador através deles . Outros não . Use um resistor 1/2W 150k para sangrar as tampas e testar a tensão com o seu medidor de manter -se de obter um choque desagradável . DC faz com que seus músculos se contraem e se você pegar uma fonte de alimentação que você pode encontrar-se incapaz de deixar ir. Sim - Eu tive isso aconteceu comigo uma vez. Tomar as devidas precauções . É assim que eu aprendi que nem todas as fontes de alimentação têm resistores de sangria para os principais tampas de filtro no lado de alta tensão. Malditos fontes de alimentação Apple II ...

Fixação lado de alta tensão :

Use seu ohmímetro e controlar a resistência em todas as combinações das quatro pernas da ponte retificadora . Eles não devem ler ohms de zero . Se eles fizerem isso , inverta os fios e verifique novamente ... se eles fazem ... substituir o componente.

Do mesmo teste entre as pernas do transístor de comutação principal e qualquer outro semicondutor ( diodo / transístor ) na secção de alta tensão. Substitua todos os componentes em curto . Esteja ciente de que algumas fontes de comutação usar resistores de baixo valor em torno do transistor de comutação. Se você ler em torno de 2 ohms , então você pode estar lendo esses. Um componente em curto-circuito é normalmente de 1/2 ohms ou menos Se você encontrar componentes em curto em qualquer lugar na seção de alta tensão que você deve verificar as resistências para todas as abertas e substitua se necessário . Substitua o fusível , corrigir eventuais juntas de solda rachados , montar e testar ...

Fixação do lado de baixa tensão : Fontes chilram geralmente significa problemas com a saída. Poderia ser um problema com a parte de regulação também, mas eu nunca vi isso como o caso sozinho. Cada caso de chilrear suprimentos em que trabalhei acabou tendo um diodo retificador em curto-circuito na seção de baixa tensão. Alguns dos diodos são dual- diodos que se parecem com transistores. Olhe para a placa de circuito como a maioria deles são rotulados como "D #" ou "CR #". Testar estes componentes com o ohmímetro e olhar para aquele que lê curto em ambos os sentidos . É comum que a velocidade da dupla retificadores elevados para ler resistência muito baixa de uma maneira - procurando quase curto - mas eles vão ler alto para o outro lado , a menos que eles estão em curto . Substitua os retificadores em curto , corrigir eventuais juntas de solda rachados , montar e testar.

Fonte de alimentação funciona, mas o jogo é flakey sobre ele : Verifique os capacitores de filtro na seção da fonte de alimentação de saída. Procure por aquelas que se separaram topos aqueles que têm mais inclinado ou levantado ou porque o tampão de borracha que saiu do fundo. Se todos eles parecem OK , em seguida, ou shotgun -los ou verificar as saídas com um osciloscópio e olhar para o lixo de alta freqüência ondulação AC neles. Substituir as tampas forem necessárias para limpar os resultados, corrigir qualquer articulação rachado solda , remonte e teste. Problema na seção de regulação : Bem, isso pode ser difícil de descobrir. As únicas vezes que eu fui bem sucedido em consertar isso sem um esquema (o que não é muito frequente , pois você não pode normalmente obter esquemas para estes) é quando shotgunning as tampas na seção de regulação ou de encontrar uma junta de solda rachada.

E se eu tiver um problema relacionado a # 1 ou # 3 e não pode encontrar um componente em curto-circuito ? Bem, isso fica mais complicado. Às vezes, um semicondutor não curto para fora. Às vezes fica sentido " furado " a resistência é baixa frente como o normal, mas a resistência caminho inverso é menor do que deveria ser . Quando você topar com estas situações , em seguida, verifique os componentes com cuidado. Se você encontrar um que é baixo para um lado e em torno de 500 a 1000 ohms ou menos ( talvez um pouco mais , talvez um pouco menos) , então desolder uma perna da peça, levante a perna para fora do tabuleiro e testar a parte de fora do circuito . Se ele lê baixa de uma maneira e não é alta o outro ( deve haver dezenas se não centenas de milhares de ohms ou superior a outra forma) , em seguida, substituí-lo , pois pode ser furado.

Eu consertei centenas de comutação suprimentos ao longo dos anos - Apple II e Mac mais velho II , SE, SE/30 , e muitos os clones do PC . Eu também tenho reparado -los para várias peças de equipamentos de rede . Mantenha as precauções de segurança em mente e certifique-se as tampas são descarregados e você deve ser seguro.



SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas