Home » » Medidor de capacitância

Medidor de capacitância

RF laboratório muitas vezes requer medidor de capacitância para pequenos capacitores na faixa pF. Tal dispositivo pode ser facilmente construído por si mesmo. Aqui, é apresentado um conversor de medição para a porta serial do PC. A frequência do oscilador é reduzida pelo alvo e medido num PC. A conversão apropriada, em seguida, permite a visualização direta da capacidade. A entrada utiliza uma ponta de prova curta e baixa capacitância. O pólo oposto é preso ao cabo de aterramento com um crocodilo. A precisão do temporizador NE555 recebe sua tensão de operação diretamente da interface serial e produz um objeto de medida sem C é uma onda quadrada com uma frequência de 3,5 kHz. O sinal é processado através da entrada CTS da interface.

O programa de VB com base em um programa de medição de freqüência dos experimentos eletrônicos pacote de aprendizagem em um PC. Ele usa o ELEXS.DLL para acessar a porta serial. A medição determina a capacidade do alvo C em relação ao valor de referência Cref = 3300 pF. O medidor pode ser calibrado através do ajuste de Cref.

*Const C ref = 3300 
*Private Sub Timer1_Timer () 
*freq = 0 
*alt = CTS () 
*TEMPO REAL 
*TEMPO INIT 
*Enquanto tempo de leitura <1000 data-blogger-escaped-e="" data-blogger-escaped-new="(CTS)" data-blogger-escaped-novo="" data-blogger-escaped-o=""> velho Então freq = freq + 1 
*old = new 
*administrativo 
*TEMPO NORMAL 
*frequência = freq 
*Se freq = 0 Then freq = 1 
*Se zero a zero 
* C = C ref / freq - Cref 
*C = Int (C) 
*Text1.Text = Str $ (C) + "PF" 
*end Sub

Medição de capacitância, com a placa de som Especialmente para laptops sem RS232 é conveniente usar a placa de som para medir. Em seu site você vai encontrar outras aplicações da placa de som, como a medição de indutância: O medidor de capacitância agora exige uma fonte de alimentação diferente. Você pode usar uma bateria de 9 volts ou, por exemplo +5 V do USB do computador. O NE555 fornece uma frequência estável que é em grande parte independente da tensão de funcionamento.

O programa lida com freqüências de até 10 kHz. Portanto, é possível utilizar um condensador de referência, por exemplo, 1 nF menor no circuito. Assim, a resolução aumenta para cerca de 0,1 pF. Também importante é a correspondência nível. O circuito a seguir mostra o ajuste obtido com um divisor de tensão. Aqui, o canal esquerdo da entrada de linha é usado.