Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Low Power 6DJ8 (ECC88) Válvula Headphone Amplifier

Low Power 6DJ8 (ECC88) Válvula Headphone Amplifier



Este é um projeto que tem raízes para suportar cerca de 2 anos atrás. Eu queria um amplificador de auscultadores de qualidade para ser um complemento para o meu sistema de som Hi-Fi. Era para ser algo para usar quando eu não queria perturbar todo mundo na casa. Tentei vários tipos de tubos diferentes no processo de design amplificador. Eu costumava 6J6, 12AU7, 6SN7, 6CG7/6FQ7 e 12AT7. Em geral, todos funcionou, mas nenhum parece ter ou o nível de saída necessária ou não corresponder bem (provavelmente a escolha dos transformadores) e soado no lado opaco. Os 6DJ8 (ECC88) triodes dupla funcionou como um encanto. Eles tinham a combinação de fluxo de corrente suficiente, as tensões modestos sobre os ânodos (importante para os transformadores de documentos) e ganhar o suficiente para fazer o amplificador cantar. A próxima melhor tipo de tubo era o 6CG7/6FQ7. Quase tão bom, mas eles estão ficando um pouco escasso ea nova produção de JJ E88CC agora são bastante comuns e com preços razoáveis​​. Tenho certeza outros triodes poderia ser usado e não há nenhuma razão para que uma alta impedância (no lado primário) transformador de saída push-pull pequena não iria funcionar. Duvido que você pode encontrar um muito mais barato do que os transformadores de correspondência que eu usei. Certamente não com resposta semelhante e características de distorção.

Figura 1: (ECC88) Vácuo Diagrama de pinagem do tubo 6DJ8



Construindo o 6DJ8 (ECC88) Tubo Headphone Amp

Este baixo consumo de energia do tubo amplificador de auscultadores é projetado ao longo das linhas de amplificadores de potência Oddwatt, exceto que este headamp não requer um estágio driver. Todo o ganho do circuito está em fase única saída. Mais uma vez eu usei um estado sólido fonte de corrente constante nos catodos mas desde que foram necessários apenas baixos níveis de potência, não há previsão para equilibrar a carga entre as duas seções triodo. Nenhum era necessário ou como a saída é bastante simétrico a níveis muito acima qualquer coisa que você pode usar com fones de ouvido. Eu queria simplicidade no circuito. Ele não tem nem capacitores de acoplamento, nem qualquer feedback loop. Na verdade, há um total de apenas sete componentes, incluindo o tubo em cada canal. A fonte de alimentação, infelizmente, tem muito mais componentes. Isso é comum em muitos de meus projetos. Eu acho que uma fonte de alimentação muito limpo é essencial para alcançar um desempenho de áudio de alta qualidade.

Figura 2: 6DJ8 (ECC88) Tubo Headphone Amplifier esquemática



Cerca de 100 milivolts (mV) de entrada do sinal resultará em cerca de 50 miliwatts (mW) de potência de saída. Isso é muito mais saída do que é necessário para níveis realmente excessivo de som com a maioria dos fones de ouvido. Os transformadores de saída de áudio utilizados são Edcor XSM10K/150. Estes transformadores são projetados para a linha correspondente nível e está avaliado em 2,5 W com um centro aproveitado impedância primária de 10k e um centro aproveitado secundário de 150 ohms. Estes valores de impedância se prestam para uso com muitos fones de ouvido Hi-Fi gratuito. Apesar de haver alguma perda de eficiência na utilização dos auscultadores abaixo de 32 ohms no 75 ohm torneira houve um efeito mínimo sobre a qualidade do som. Para uso com fones de ouvido maiores impedância você pode usar o Edcor XSM10K/600. A impedância do primário Edcor XSM10K/600 é 10k com um centro de 600 ohms aproveitado secundário, que é ideal para utilização com 300 ohms e 600 ohms auscultadores.

A fonte de alimentação fornece corrente contínua (DC) para os aquecedores de tubo e um B bem filtrada +. Acredito que o uso de corrente alternada (AC), os aquecedores de tubo também seria muito bem, mas desde que eu tenho o PCB e componentes para obter o DC, que é o que eu usei.

Figura 3: 6DJ8 (ECC88) Válvula Headphone Amp Poder Esquema de alimentação



Afora os transformadores Edcor, a maioria das peças necessárias para o projeto de amplificador de headphone tubo pode ser obtida a partir dos gostos de Parts Express, MCM Electronics, e Depot tubo entre outros. Para ajudá-lo, juntamente com a construção da headamp tubo aqui estão algumas sugestões para o projeto e construção dicas para amplificadores de tubo de vácuo e no tubo amplificador a fiação código de cor que eu uso.

Aviso: Este projeto tubo amplificador de auscultadores utiliza alta tensão no Volt gama 250-270 (V). O contato com tensões dessa magnitude pode causar ferimentos graves ou, eventualmente, ser fatal. Se você não sabe como construir projetos que tenham esses potenciais ou você não está confortável com projetos que utilizam estes níveis de tensão, eu recomendo fortemente que você não construiu este amplificador de auscultadores. Como sempre, siga o código eléctrico governando para todos os cabos e conexões.

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas