Home » » Precisão do relógio temporizador 1Hz

Precisão do relógio temporizador 1Hz

Este temporizador faz um flash LED, uma vez a cada segundo, juntamente com um sinal sonoro. O circuito de tempo usa um cristal de quartzo disponível em relógios digitais ou relógios que gera frequência precisa de 32.768 kHz.

O circuito é composto por uma onda de transportar contador binário de 14 estágios e oscilador IC CD4060 (IC1), dual flip-flop CD4013 (IC2), os transistores T1, T2 e T3, um alto-falante, um cristal de quartzo e alguns componentes discretos. O inversor inerente do IC1 (que está entre os pinos 10 e 11) em associação com resistências, condensadores e o cristal de quartzo forma o circuito oscilador.

O sinal de relógio de 32,768 kHz tem uma largura de impulso de cerca de 30 microssegundos, o que é demasiado curto para ser capaz de contar as oscilações. Então, essa freqüência é alimentado para IC1, que divide por 14 para produzir uma frequência de 2 Hz

A saída é alimentada para 2Hz IC2, que divide por 2, dando um resultado final de 1 Hz ou um pulso por segundo no seu pino 13. O pulso 1Hz é alimentado com os transistores T1 e T2. Transistor T3 é accionado por um sinal de saída audível 256Hz Q6 do IC1. Transistor T2 e T3 são ligados em série. Como os impulsos de relógio são aplicadas à base do transístor T2, ele conduz uma vez em cada segundo. Transistor T3 realiza para produzir um tom de alto-falante. LED1 ainda pisca para cada pulso de clock recebido.

Monte o circuito em um PCB de propósito geral e coloque em um armário. Monte o alto-falante em miniatura, LED1 e energia S1 no painel frontal do gabinete. S1 switch pode ser unipolar, único tipo de lance ou um interruptor de pressão com ação push-on/push-off. O circuito é alimentado por uma bateria de 9V PP3. Ele também pode operar fora de uma bateria de 6V ou 12V. Este relógio temporizador 1Hz pode ser usada em balcões, relógios de paragem e outros circuitos digitais.