Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Indicador de Nível Stereo simples

Indicador de Nível Stereo simples

Normalmente, de baixo preço casa amplificadores de potência estéreo não tem indicadores de nível de saída. Um indicador de nível de potência de saída pode ser adicionado a cada um dos canais de estes amplificadores de potência estéreo. Como baixos níveis de potência de saída não estão perturbando e prejudicando as pessoas, não há necessidade de adicionar um pré-amplificador e detector de baixo nível antes IC LM3915. Mas você deve saber quando a potência de saída torna-se bastante elevado.

Aqui apresentamos um circuito indicador muito simples, de baixo custo em nível de estéreo para amplificadores de energia em casa com potência de cerca de 0.5W. O circuito é construído em torno de dois LM3915 dot / bar Display Driver ICs (IC1 e IC2). LM3915 detecta níveis de tensão analógicos para conduzir dez LEDs, proporcionando um display analógico 3dB/step logarítmica.



Os níveis de tensão abaixo de 1V não são importantes porque estes correspondem a um baixo nível do sinal de áudio. Da mesma forma, os níveis de tensão de entrada de 30V acima correspondem a níveis demasiado elevados de potência de saída, que não são aplicáveis ​​para amplificadores de energia em casa. Assim, os níveis de tensão de nosso interesse são 1V a 30V, que pode ser tratada directamente com LM3915. LM3915 não precisa de proteção contra entradas de ± 35V, o que simplifica o circuito.

Amplificadores de potência de áudio mais pode dirigir 2-ohm para cerca de cargas de 32 ohms. Uma carga de vários kilo-ohms não irá alterar as condições para o amplificador. CON1 é o conector de entrada e CON2 conector de saída para o alto-falante ou fone de ouvido. Cada canal tem suas próprias LM3915 e dez LEDs para indicar o nível de potência. Para indicar os diferentes níveis de áudio, selecione LEDs de três cores de acordo com seu gosto. Por exemplo, você pode ter cinco LEDs verdes, três LEDs amarelos e dois LEDs vermelhos.

Se os geradores de sinais apropriados e equipamentos de medição não estão disponíveis, o indicador de nível podem ser calibrados com base em observações pessoais. Por exemplo, o sinal de áudio deve estar na zona de LEDs verdes quando o sinal é suficientemente forte mas não irritante, na zona amarela quando é perturbador ou começando a ficar distorcida, e na zona vermelha, quando ela está fortemente distorcida ou demasiado forte ouvir no quarto.

A calibração pode ser feita com a ajuda de potenciómetros VR1 e VR2, que são opcionais. Interruptores S1 e S2 permitem selecionar entre dois modos de operação LM3915-o de modo bar eo modo de ponto. Estes também podem ser removidos ou substituídos com ligações em ponte, se não for necessária. Quando os interruptores são removidos, deixe os pinos 9 do IC1 e IC2 aberto.

O circuito funciona 12V fora regulamentada. Você também pode ligá-lo através de uma bateria recarregável de 12V. Monte o circuito em um PCB de propósito geral e coloque em um armário adequado. Corrigir todos os LEDs em duas filas no lado da frente do armário. Também apor os dois terminais de entrada e de saída no lado posterior do armário.

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas