Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Clap-Based controle de volume digital

Clap-Based controle de volume digital

Esse controle de volume digital baseada em aplaudir oferece quatro níveis de controle de volume. Com cada aplauso, o volume do sistema aumenta de áudio. Após a quarta aplauso, o nível de volume volta para o primeiro ou o nível mínimo. O circuito é constituído por um microfone, um detector de nível, um contra-fase 4 e quatro comutadores analógicos ligados a uma rede resistiva escada.

As quatro saídas do contador CD4040 estão disponíveis nos pinos 9, 7, 6 e 2. Estas saídas estão ligadas ao detector de nível formado por LED1 através LED4 e controle de pinos de entrada 13, 5, 12 e 6 do IC CD4066 quad interruptor bilateral. Resistores R9 por meio de R12 formam a rede de escada.

O circuito é alimentado por 5V regulado e consome apenas alguns miliamperes de corrente. O sinal de entrada de áudio a partir de fontes como MP3 player e PC é alimentado para o pino 8 do CD4066. A saída do circuito é feita a partir de um pino de CD4066 e podem ser alimentadas a qualquer amplificador de potência de áudio.



O sinal de aplauso capturada pelo microfone electreto (MIC1) é amplificado pelo transístor T1. MIC1 obtém sua tensão de polarização através do resistor R1. Contador IC CD4040 (IC1) recebe um impulso de relógio no seu pino 10, quando um certo nível de ruído (limiar) é recebido através T1. A saída do contador determina a configuração dos quatro interruptores electrónicos dentro IC2.

Quando o pino 9 saída do IC1 vai alto, controle de pino 13 do IC2 calções pelos pinos 1 e 2, ignorando resistor R9 na linha de saída de áudio. Da mesma forma, os pinos 5, 12 e 6 do IC2 desvio resistores R10, R11 e R12, respectivamente controle. Assim, de acordo com a saída sequencial através IC1, as resistências série são eficazmente introduzidos ou removidos na linha de sinal de saída de áudio. A potência máxima de áudio é obtida quando resistores R9 por meio de R12 estão em curto. O nível do sinal de áudio podem ser vistos nos LEDs (LED1 através LED4), com LED4 mostrando o nível máximo.

Interruptor S1 permite que o contador para reiniciar, desligando-se assim todos os interruptores de CD4066. Neste caso, a atenuação no caminho de saída de áudio é máximo, como nenhum dos resistores R9 através R12 é curto. Para calibrar o circuito, desconecte a entrada de clock (pino 10) do CD4040 do coletor de T1. Agora aplique um pulso para a entrada de clock por breves instantes, conectando-o para a linha de +5 V. Você vai ver as saídas do contador alterar o estado sequencialmente e assim também os interruptores bilaterais em CD4066.

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas