Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Carregador de bateria versátil

Carregador de bateria versátil

Este circuito de carregador de bateria baseado transformador pode ser utilizada para carregar uma bateria, desde que a taxa do transformador é maior do que a classificação da bateria. Normalmente, um regulador IC linear é utilizado para o carregamento. Mas este circuito utiliza um carregador interruptor MOSFET, que efectivamente atrai a partir do transformador de corrente, quando a sua tensão é próxima da tensão de carga da bateria desejada.

A ponte de onda completa rectificador rectifica a saída do transformador e da combinação de diodo D5 e condensadores C1 fornece a tensão de polarização de porta do MOSFET (T2). Díodo Zener ZD1 mantém a tensão de porta no máximo de 12V em relação à fonte. O potencial alternada rectificada é também dividido pela combinação da resistência R1 e do 5-quilo-ohm VR1 programada para ajustar a tensão de carga.



Quando a tensão alternada rectificada é inferior ao limiar do IC1 (TL431), o MOSFET condutas. Filtro capacitor C2 em suas taxas de saída através do diodo D6. À medida que a tensão retificada diminui de pico para 0V, IC1 desliga em aproximadamente 13.6V. Transistor T1 conduz para fornecer um outro pulso de corrente para carregar capacitor C2. Assim dreno de energia do transformador ocorre em pulsos curtos e carrega a bateria entre os pulsos.

Para limitar a corrente de carregamento da bateria, a corrente através da bateria é detectada por resistência R3. Uma vez que a queda de tensão através R3 atinge o limiar de base-emissor do transístor T1, que conduz para ligar IC1, o qual, por sua vez, desliga T2 MOSFET. Este processo continua, o que limita a corrente de carga da bateria.

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas