Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Carregador de bateria de corrente constante

Carregador de bateria de corrente constante

Este circuito fornece a carga de corrente constante para baterias como níquel-cádmio (Ni-Cd), níquel-hidreto metálico (Ni-MH) e lítio-ion (Li-ion). O carregador mantém o fluxo de corrente constante, utilizando a propriedade do transistor que permite que a corrente através do colector para ser quase igual à corrente através do emissor.

Pinagem dos transistor:



Díodo Zener ZD1 fornece tensão constante ao longo da junção base-emissor do transístor T1. Usando resistência variável VR1 no emissor de T1, pode definir uma referência Iref de corrente que flui através da junção base-emissor de T2. Iref é multiplicado pelo ganho de corrente (β) de T2 e flui através do seu colector. À medida que a corrente de referência é constante, a corrente de colector (IBatt) de T2 é também constante. A corrente de coletor é usado para carregar a bateria. A relação entre Iref e IBatt (corrente de carga) é dada abaixo:

Iref = (Vz-0.6) / VR1 IBatt ≈ βT2Iref

onde Vz é a tensão através do diodo zener ZD1. Os valores calculados são aproximados. Usando este circuito, é possível carregar uma bateria, enquanto a tensão de carga é de pelo menos 2V maior que a tensão do terminal da bateria. No entanto, recomenda-se uma tensão mínima de terminais de 5.5V.

VR1 também pode ser ajustada através da medição do fluxo de corrente através da bateria e defini-lo para o valor desejado. Transistores T1 e T2 deve ser isolado termicamente. Use um dissipador de calor adequado para T2.

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas