Home » » Transceptor PSK versão 2

Transceptor PSK versão 2

O original "único" PSK transceptor provado que um amplificador de potência de classe C eficiente pode ser utilizado para transmitir sinais PSK, embora seja necessário um pouco de circuitos de extremidade dianteira para o fazer. O conceito era simples. Reconstituir o envelope modulação AM a partir do sinal PSK criada pela placa de som do PC para fazer a modulação da portadora do amplificador classe C, e depois detectar os cruzamentos de zero para alterar a fase do sinal de accionamento do PA. Eu já aprendi que a mudança de fase do sinal em cada cruzamento de zero amplitude não é o caminho obras PSK. A fase únicas mudanças entre os zeros, ou que vão de zero a um. A fase não muda quando se passa de um zero a um. No entanto, parece que a maioria dos decodificadores PSK ainda vai decodificar a palavra de dados PSK se muda a fase em cada cruzamento amplitude, embora possa não ser 100% confiável. Isso ocorre porque o software vai olhar para o padrão da palavra de dados de bit e fazer um "melhor ajuste" adivinhar qual é a palavra, e na maioria das vezes acerta.

A principal desvantagem do projeto original é que ele opera em uma freqüência de áudio fixo, necessitando-lo para ser sintonizado exatamente para outra frequência estações, em vez de ser capaz de simplesmente clicar sobre a cachoeira PSK e automaticamente ir para lá, como é o caso quando se usa um equipamento de SSB. É também necessário definir o T / R compensar sim precisamente exatamente 1 KHz, a freqüência o detector de envelope de amplitude trabalhava. Esta versão 2 do único transceptor PSK addess essas questões com as seguintes melhorias:

O receptor é agora um super-heteródino com USB filtro de cristal. Isso não só eliminar o potencial oposto lateral QRM, a sensibilidade global receptor está melhorado em relação ao receptor de conversão direta básico usado no projeto original. Eu posso claramente "ver" um sinal de 0,2 uV na cachoeira PSK.

A modulação AM envelope detector recuperação é simplificada e agora trabalha em um razoavelmente ampla gama de freqüências. A freqüência de transmissão já está definido por meio de um switch "SPOT", que permite que o mixer transmissor e estágios motorista para a freqüência pode ser visto na cachoeira PSK. A dez vez pote é usado para ajustar a frequência do transmissor para corresponder ao sinal que você vê na cachoeira da estação você quiser entrar em contato, ou para colocar definir a frequência para um local claro sobre a banda. Embora isso leva alguns segundos para fazer, você sabe exatamente onde o sinal é transmitido.

O modulador de AM envelope é alterado para utilizar um transistor MOSFET P-canal, em vez de um PNP. O novo circuito usa menos peças, em seguida, o projeto original, então pode ser construído sobre uma placa de circuito menor.

Descrição do circuito:

O receptor é um circuito básico SA612. (U5 e U6) A LO para 20 metros é de cerca de 9 MHz e um IF de 5,068 MHz. O filtro IF utiliza dois cristais e tem uma resposta de pico a cerca de 5.070 MHz, de modo que este se combina bem com a PSK M de sub-banda 20 centrada em cerca de 14,071 MHz. A freqüência de BFO é ajustado para ser abaixo dos se a frequência de modo lateral superior da faixa resultados de recepção. Isso foi feito porque era mais fácil para puxar o VXO transmissor superior à freqüência do receptor LO para obter as notas da batida adequada na faixa de áudio do que era para ir a outra maneira ao redor. A saída de áudio detectado do misturador BFO é amplificada por um amplificador simples LM386 (U2). O ganho adicional entre os pinos 1 e 8 não foi encontrado para ser necessário para uma boa sensibilidade.

O transmissor utiliza uma outra SA612 (U6) para a mistura do oscilador BFO com um sinal VXO 9 MHz produzido pela SA612. O VXO utiliza dois cristais em paralelo para aumentar o alcance, juntamente com uma série de indutor. A freqüência é de tensão ajustado usando um pote de 10 vez e 1N4756 Zener didoe usado como um diodo de tuning, que dá andamento capacidade suficiente para afinar o VXO cerca de 1,5 kHz, usando cristais HC-49US. Esta gama de ajuste corresponde a largura de banda de filtro de cristal do receptor bem de perto.

A saída do misturador transmissor é filtrado por um circuito de sintonia dupla, utilizando modificado 10,7 MHz IF latas. A modificação é simplesmente quebrar a tampa no fundo da lata, de modo que pode ser afinada a 14 MHz usando um tampão externo. A dois ampères transistor fase (Q4, Q6) traz o nível de sinal o suficiente para acionar o portão de uma 74HC86 XOR gate (U4). A porta XOR é usada para alterar a fase do sinal transmitido e de conduzir as portas dos MOSFETs três BS170 utilizados para o amplificador de potência. Duas portas estão ligados em paralelo para melhorar a movimentação ao PA portões.

Durante a transmissão, o sinal de áudio a partir do PC PSK primeiro entra num detector de pico (U4a). Uma resistência através do detector de pico de tampa que prende induz alguma ondulação de modo que o detector pode seguir o sinal de modulação no lado descendente do sinal. Esta ondulação é removido por uma seguinte filtro passa-baixa (U4b). O sinal de modulação AM resultante é, então, a tensão ea corrente amplificada e utilizada para fornecer energia ao PA de RF (U4d/Q10). Um comparador de tensão (U4c) é usado para detectar os cruzamentos de zero do sinal de modulação AM a partir do andar de filtro passa-baixo. A saída do comparador é utilizado para o relógio de um "D" flip-flop (U5A) que por sua vez é utilizado para alterar a fase do sinal transmitido através da condução do PA 74HC86.

Transmitir condição é detectada por escolha de um sinal de desligar o transistor de saída de modulação AM, que tem um nível suficiente para ligar um 2N7000 MOSFET (Q5). A saída do Q5 silencia a saída de áudio para o PC, desliga a entrada do receptor a partir do transmissor LPF e aplica-se energia aos circuitos de transmissão através de um interruptor de transistor PNP (T2). Um inversor de hexadecimal 4049 (U6) é usado para produzir uma tensão de alimentação negativa para os amplificadores operacionais, de modo que eles não se prenda no balanço negativo do sinal de entrada. Adicionando um adicional de dois díodos e cápsulas criado um duplicador de tensão para aumentar a tensão disponível para fornecer o pote de sintonização VXO e aumentar a amplitude do VXO. Embora o silício 1N4148 são mostrados usado no esquema, usando diodos shotky tais como 1S101 de 1N5811 ou de vai produzir uma saída votage um pouco maior.

Um regulador de três terminais 78L05 fornece tensão de alimentação regulada a maior parte dos circuitos.

Construção:

O melhor é construído este equipamento em uma placa de circuito impresso, se você sabe como fazer um. O layout PCB está disponível aqui como um arquivo pdf que pode ser impresso para o tamanho real. Esta é a "a bordo" vista, ideal para transferência de toner direta, como a transferência irá inverter a imagem quando ela é passada para a diretoria. Preenchimento é utilizado para maximizar a área do plano do solo (e reduz a quantidade de encante utilizado). É preciso ter cuidado para totalmente gravar o conselho para que não haja curtos entre as almofadas e faixas para o plano de terra e ter cuidado ao soldar não fazer calções de solda para o plano terreno. uma vez que este é um único esquema lados, há alguns ponto a ponto necessárias ligações em ponte de arame. Alguns destes são de linha reta e por isso pode ser feito com fio de ônibus. As pontes mais terá de ser feita com fio isolado. NOTA: Q10 devem ter um dissipador de calor sobre ele.

Se você construir este equipamento, você deve ter pelo menos um osciloscópio de 20 MHz. Isso será necessário para ajustar o transmissor filtro passa-banda e verificar todos os circuitos estão funcionando corretamente. Um contador de freqüência também será útil e, claro, seu DVM fiel.

Tune up:

Antes de aplicar o poder pela primeira vez, verifique se há calções no ônibus 12 de alimentação e os ônibus de 6 volts. Agora aplique potência e verificar a presença dos regulamentados 6 volts e que o fornecimento de tensão negativa está presente no pino 11 do LM324. Usando um contador geral ou receptor cobertura freq, defina o trimmer BFO para a frequência BFO é de cerca de 5.068 MHz. Meça este no pino 7 do BFO SA612 (U8). Ative o misturador transmissor e amplificadores de buffer por ligar o interruptor de ponto. Com um escopo na saída de áudio, você deve ver um sinal. Você pode ter que ajustar o primeiro misturador LO trimmer (C20). Ajuste os núcleos na banda transmissor passar bobinas de filtro (T2/T3) para o sinal máximo, pico da bobina de entrada do receptor (T1).

Desligue o interruptor de ponto e ligar uma antena. Ligue a saída de áudio para um PC executando o software PSK. Ajuste o trimmer BFO (C27) para que o máximo de ruído de fundo é centrada em torno de 2 kHz na cachoeira. Se a banda é muito calmo, você pode ter que gerar algum ruído de banda larga por ligar um aspirador de pó ou transformando-se o ganho de cachoeira. É provável que você também vai ver sinais PSK na cachoeira. Ative o interruptor local novamente e definir a frequência mínima. Ajustar o aparador LO (C20), de modo que a nota de batida de cerca de 1 kHz. Agora você pode verificar a sua freqüência de transmissão período de ajuste girando o pote para o outro lado. A sonda deve agora estar operando mais ou menos no meio da parte mais ativa da janela sub-banda de PSK.

Definir o nível de áudio de transmissão

Esta é a parte mais complicada. Conecte-se um medidor de watt e carga fantasma. Activar o modo "afinar" o software no PSK, o que deve gerar um sinal de 1,500 kHz de amplitude constante. Aumentar o nível de áudio de transmissão e em algum momento a transmitir LED (D11) deverá acender e você deve ver uma saída de energia. Aumentar o nível de áudio até a saída do poder já não vai para cima e deve ser cerca de 3 watts com uma fonte de 13.8V. Para o ajuste final de nível de áudio, você vai precisar de um «Âmbito de aplicação, como eu não conseguia pensar em uma maneira simples de detectar quando o sinal de modulação começou a" top flat ", como eu tinha usado todo o espaço disponível na placa de circuito e fez Não quero fazê-lo ainda maior!

Ligue o seu âmbito à saída do Q10. Clique no ícone de transmissão na janela PSK para gerar um tom ocioso PSK em cerca de 2000 Hz. Ajustar o nível de áudio de transmissão para que o sinal de modulação só começa a top plana. Em seguida, use o escopo de verificar a forma de onda no terminal de antena. Se ele está fazendo algumas coisas malucas e que não corresponde a forma de onda de modulação, você pode ter que ajustar a banda de passagem Tx filtrar um pouco.