Home » » RECEPTOR para 40 e 20 M Com um controle TUNING

RECEPTOR para 40 e 20 M Com um controle TUNING

A madeira é utilizado para o chassis. Para o mecanismo de ajuste, nenhum capacitor variável é usada, mas uma vara de madeira com um enrolamento encurtado de fio de cobre, que se deslocam para a bobina VFO! Foi um desafio extra para não usar "componentes de RF". Portanto, não são usados ​​trimmers. Bobinas são enroladas em pedaços de madeira quadrados. O controle de volume é uma bobina de antena em um tubo de plástico que pode ser movida para cima e a bobina de entrada. O circuito electrónico é soldada sobre um pedaço de fio de cobre de espessura (solo) e coladas ao chassis de madeira com uma pistola de cola. Você também pode derreter os bastões de cola com o ferro de solda. Novos componentes, um chassis de madeira sólida, uma grande chance de que este receptor ainda vai funcionar depois de 30 anos! Um dia e uma noite de banda são escolhidos, a banda 20 e 40 metros. A banda de 40 metros é também uma faixa de teste excelente para o receptor, devido à muito forte das estações de difusão directamente acima desta amateurband (na Europa!). E em 20 metros você precisa já bastante uma boa estabilidade de freqüência, assim também um bom teste para este receptor simples.

Pré-amplificador de RF

Transistor T1 é um transistor LF comum que está configurado corretamente com o resistor de 470k. A frequência de ressonância do circuito sintonizado (preselector) na entrada podem ser comutados entre os 20 ou 40 metros por interruptor S1. A bobina L1 antena é enrolada num tubo de plástico e podem ser movidos para cima e L2. É um método simples e barato atenuador de RF e também um controle de volume! Alguns tira de calafetagem é colada sobre o núcleo de madeira da bobina L2 para manter o tubo de plástico no seu lugar. CA1 CA2 e são compostas de um circuito paralelo de um grande e um pequeno condensador. Você tem que determinar o valor correto por tentativa e erro. O "ajuste" da CA1 CA2 e pode ser feito por meio de uma medição de profundidade ou um gerador de sinal de amplitude modulada. Ajustar o potenciômetro P1, numa das posições extremas de fazer o receptor muito sensível para sinais AM. Ajustar o circuito de sintonização (valores de CA1 e CA2) de maneira que se ouve um sinal máximo, quando o gerador de sinal modulado é sintonizado para o centro da banda de 20 ou 40 metros.

Baixo volume

Alto volume

RA3AAE misturador

Um dos diodos de condutas durante o semi-período positivo do sinal de seno do VFO, o outro díodo, durante o período de meia negativo do seno. Mas, devido à queda de tensão de cerca de 0,7 V, os diodos só irá conduzir durante o início positiva e negativa no topo do seno e não perto das passagens pelo zero da onda de seno do sinal VFO. Então, eles se comportam como um interruptor que desliga 2x on / off durante um período de seno do sinal VFO. É por isso que o VFO tem que trabalhar em meio a freqüência de recepção! O nível do sinal de VFO é muito importante. Quando o sinal de VFO é demasiado elevada, o interruptor de diodo é ligado quase continuamente. Quando o sinal de VFO é muito baixo (inferior a 0,7 V), os diodos não irá realizar. Você terá o melhor resultado quando o tempo "on" é quase igual ao tempo "off". O nível correcto pode ser ajustado com P2 de ouvido. Para um bom funcionamento do mixer, a impedância na entrada tem que ser bastante baixo, 470 ohm acabou por ser um bom valor. O condensador de 100 pF e do resistor de 470 são também um filtro passa-alto que rejeita o ruído de baixa frequência do amplificador de RF. O misturador foi bastante sensível para fortes sinais de amplitude modulada, embora eles sugerem que isso não deve ser assim ... Uma razão é de que, talvez, as propriedades dos diodos não são iguais ou talvez que o VFO sinal não é uma onda sinusoidal simétrico perfeito ou o design simples do circuito electrónico. Mas a adição de P1 e um ajuste correto do de ouvido reduz a sensibilidade para sinais fortes AM consideravelmente.

VFO

A VFO sem um capacitor variável! Uma solução muito boa é o Wayne Mc Fee NB6M está usando em seu receptor Ear Tin. Um parafuso de bronze se move como um núcleo dentro e fora da bobina VFO. Mas é sempre interessante tentar algo mais. Então aqui uma vara de madeira com um reduzido enrolamento de fio de cobre é utilizado, esta encurtado enrolamento desloca-se para a bobina do VFO e é assim que a freqüência pode ser variada! O intervalo é muito grande, em 40 metros a partir de 6750 kHz e 7450 kHz e 20 metros em 13700 kHz a 15100 kHz. Eu não mudei, mas quando você o faz menor, ajuste será mais fácil. A redução do intervalo de ajuste pode ser feito através do aumento do diâmetro de te L4 e / ou diminuindo o diâmetro das L3, a bobina VFO. Você pode fazer um disco de freqüência simples: Anote a freqüência correspondente, onde o pau toca a chassis de madeira. Exceto sensibilidade para AM sinais fortes, muitos receptores de conversão direta tem o problema que tanto sinal VFO atinge a entrada de antena, certamente, uma construção unscreened tão aberta como é usado aqui. E isso vai causar um forte sinal de hum 50 Hz no receptor. É por isso que você tem que colocar S1 e S2 muito longe um do outro. Não combiná-los em um switch. O pré-amplificador de RF tem duas funções importantes, aumentando a sensibilidade e a atenuação do sinal do VFO do misturador para a antena. Uma grande vantagem é que o sinal para o VFO RA3AAE misturador está em metade da frequência de recepção. O sinal do misturador VFO à antena é atenuado adicional pelo circuito sintonizado entrada selectiva.

Baixa freqüência de VFO

Alta frequência de VFO

Amplificadores LF

O resistor de 220 ​​ohm e o condensador de 100 uF são um filtro para a tensão de alimentação para o amplificador de RF, e VFO primeiro amplificador LF T3. Ruído e zumbido da fonte de alimentação 12V são suprimidas por esse filtro. Um elco é uma má capacitor para sinais de RF, portanto, um capacitor de 0,1 uF é conectado em paralelo a ele. A fraco sinal de saída do misturador LF é amplificado consideravelmente por T3 e T4. Os transistores são definidas pelos resistores de 1M ohm e ohm 470k entre coletor e base. Os capacitores de 47 nF e 10 nF são um áudio filtro passa-baixa. Se você quiser alterar a seletividade, em seguida, basta alterar o valor desses capacitores. Os dois fones de ouvido dos auscultadores são ligados em série para obter um nível de som superior. Interessante é que não há muita diferença em termos de qualidade e sensibilidade entre os diferentes fones de ouvido. O HS415 da Philips é a melhor, muito sensível e excelente qualidade de som. A maioria dos fones de ouvido, como o que eu uso para o meu PC, é bom o suficiente. Mas tampões baratos eram muito ruins, mau sensibilidade e qualidade de áudio ruim.

Resultados

Sintonia de estações de SSB não, não é muito difícil para mim, certamente em 40 metros. Às vezes eu uso afinação movendo minha mão esquerda para a bobina do VFO. Sintonia de estações de CW é menos crítico e não um problema de todos. A sensibilidade é de 0,5 UV (-113 dBm). Muitos amadores da Europa e até mesmo fora da Europa pode ser ouvida em SSB (CW e é claro). Uma desvantagem é que a gama dinâmica de apenas 70 dB para a detecção indesejada de estações de transmissão AM fortes. Isso não é muito, mas mais do que o meu primeiro receptor com um misturador CA3028. Então, às vezes você vai ter alguma interferência na noite da forte AM estação de transmissão entre 7,1 e 7,3 MHz. As soluções são reajuste de P1 ou diminuindo a sensibilidade movendo L1. Em 20 metros e, à noite, você pode ouvir alguns sinais fracos de 40 emissoras metros acima 14,2 MHz. O misturador RA3AAE faz também algo sobre a freqüência de VFO, que a frequência é igual à metade da freqüência de recepção. Mas, principalmente, você vai escutar em 20 metros durante o dia e, em seguida, você não tem esse problema. E dentro de poucos anos, as emissoras irão desaparecer entre 7,1 en 7,2 MHz e com eles o problema. No meu buro com armação de metal, eu tenho que usar um pedaço de papel alumínio ligado à terra abaixo do receptor. Sem a folha de alumínio, eu ouvir algum zumbido no amplificador LF eo VFO é consideravelmente freqüência modulada com 50 Hz. PSK31 recepção não foi possível, porque a freqüência de VFO foi influenciado muito devido à construção unscreened aberto. Este receptor funciona muito bem para uma coisa tão simples. É uma pena que às vezes há alguma interferência de emissoras AM fortes e que não é possível receber PSK31. Mas é simples e fácil de construir e são usados ​​apenas componentes mecânicos e eletrônicos muito comuns!