Bem vindo ao nosso site, aqui você vai encontrar diversos esquemas para seu dia a dia.
Home » » Interruptor de toque

Interruptor de toque

Descrição Geral Um interruptor de toque é um dispositivo eletrônico que permite-nos controlar um circuito por um simples toque de um sensor. Smart Kit 1005 é um projeto muito fácil construído e você vai fazer o orgulhoso proprietário de uma chave mágica que irá responder ao menor toque de sua mão em suas placas sensíveis.


Especificações Técnicas - Características Tensão de alimentação: 12 VDC Max. corrente: 30 mA Avaliação do relé: 250 V / 2 A

Como funciona O circuito, como você pode ver a partir de seu diagrama é muito simples e utiliza apenas 8 componentes. O coração do circuito é o IC CD 4011 que está conectado como um FLIP-FLOP. Pinos 9 e 13 do IC são os «SET» e «Limpar» contatos do FLIP-FLOP. O IC é do tipo CMOS e requer uma corrente muito baixa para os seus portais para controlá-lo. Esta alta sensibilidade do circuito faz com que a operação de toque possível. As duas portas são mantidas em estado lógico «1» continuamente por meio de duas resistências R1 e R3, que as ligam à linha de alimentação positiva. Estes resistores têm uma grande resistência de 10 Mohm. Se agora tocar um conjunto de contactos da resistência da pele fecha o circuito entre o portão correspondente e o carril de alimentação negativa. A resistência da pele para pequenas áreas da pele é normalmente muito inferior a 10 Mohm ea porta está efetivamente trouxe a condição lógica «0», que faz com que a mudança de estado FLIP-FLOP. Para qualquer estado do FLIP-FLOP tocar o conjunto correspondente de contactos fará com que o circuito de reverter seu estado de equilíbrio e, com efeito alternar o interruptor. Como parâmetro é utilizado um relê accionado por um transistor, que é accionado a partir do posto para fora do flip-flop.


Agora ligue os pontos marcados + e - no tabuleiro com 12 VDC e tocar levemente o conjunto de contatos marcados «ON». Você deve ouvir o clique do relé eo LED deve acender. (No caso de o LED sobre a ligar em seguida, tocar o outro conjunto de contactos que estão marcadas «OFF».) Tocar os contatos marcados como "OFF" vai virar o LED eo relé deve ser liberado. Cabe a você para conectar qualquer dispositivo que deseja controlar com o interruptor de toque, mas lembre-se que você não deve exceder a potência do relé, que é de 250 V / 2 A.



Se ele não funcionar Verifique se o seu trabalho para possíveis juntas secas, pontes entre faixas adjacentes ou resíduos de fluxo de solda que geralmente causam problemas. -Check novamente todas as conexões externas de e para o circuito para ver se há um erro lá. Veja que não há componentes em falta ou inseridos nos lugares errados. Certifique-se de que todos os componentes polarizados foram soldadas na posição correcta. Certifique-se que a alimentação tem a voltagem correta e está ligado na posição correcta para o seu circuito. Certifique-se de ter inserido o IC em seu soquete corretamente e que não têm dobrado os pinos durante a inserção. Verifique se o seu projeto para os componentes defeituosos ou danificados.

Peças

R1 10Mohm 1/4 W 
R2 10Mohm 1/4 W 
R3 1KOHM 1/4 W 
D1 LED vermelho 
D2  Diodo 1N4148
TR1 BC558 PNP - BC327 
C1 CD4011 CMOS IC 
RL1 relé 12V avaliado em 250 V / 2A

SHARE :
CB Blogger
 
Copyright © 2011 - 2018 Eletrônica Sem Medo. Todos os direitos reservados | Fale Conosco | Imprimir Pagina | Video Aula Online | Esquemas