Home » » VHF FM Receiver Aircraft

VHF FM Receiver Aircraft

VHF FM Receiver Aircraft é um receptor superregenative desenvolvido para ouvir transmissores de FM, mas também músicas da banda a aeronave ea parte superior da faixa de transmissão FM. Recebe tanto AM e FM (107mHz para 135 MHz). Você pode usar este receptor com o qualquer transmissor FM. O receptor é incrivelmente simples, usando apenas um transistor para a seção receptor e um IC para a seção de áudio. Este circuito é um receptor regenerativo ampliada de auto-extinção, também conhecida como um receptor de superregenerative. Um receptor superregenerative executa duas funções básicas. Primeiro realimenta uma porção do sinal recebido a partir a sua saída na fase da sua entrada, e uma segunda super-oscilador têmpera audível acciona o amplificador através do ponto de oscilação e uma sensibilidade máxima e depois extingue a oscilação repetidamente. Isso mantém o feedback de condução do circuito em auto-oscilação e permite que o sinal a ser regenerada e outra vez. Nesta versão do circuito, ambas as funções são executadas pelo circuito relacionado com Q1. O resto do circuito, mostrado à direita de L3 no esquema, compreendem o circuito de amplificação de áudio e estão centradas na LM386 Audio Amp IC. Nesta configuração, o LM386 é de um ganho de 200 e alimenta a sua saída para uma tomada de telefone padrão 1/8-inch diâmetro estéreo. O áudio pode ser ouvido, conectando qualquer fone de ouvido estéreo padrão na tomada.

Os controles consistem de C1, C2, R3 e R6. C2 proporciona a seleção de frequência. C1 fornece fine-tuning, R3 ajusta a sensibilidade e R6 é o controle de volume.

Operação: Conecte uma bateria de rádio de 9 volts para o conector da bateria e um fone de ouvido estéreo para a tomada de alto-falante. Você deve ouvir um chiado se o receptor está funcionando. Sintonizar o receptor, ajustando C2 com uma ferramenta não-ferrosos. C1 pode ser usado para ajustar o circuito ou para mudar a faixa de sintonia do C2 (aumentar a capacitância de C1, se você quiser receber transmissão FM abaixo de 107 MHz). Com C1 Na sua posição mais elevada capacitância C2 sintoniza o receptor através da parte inferior da banda de a aeronave e a porção superior da banda de radiodifusão de FM. Com C1 em sua posição mais baixa capacitância C2 vai sintonizar o receptor através de banda da aeronave e um pouco mais alto.

C2 está no seu ápice quando a capacitância pequena bagatela de solda na parte superior do C2 está alinhado com o pino do meio. Uma boa maneira de definir o receptor para receber um sinal de um transmissor de 108 MHz, como o FM108 rastreamento transmissor é definir C2 ligeiramente para a direita de sua maior capacidade e, em seguida, sintonizar C1 até ouvir o sinal do transmissor 108MHz.

Ouvir banda da aeronave

Você pode ter que ajustar um pouco e ouvir por um tempo antes de ouvir qualquer transmissão de aeronaves. Comunicações piloto são geralmente curtos e direto ao ponto. A transmissão é limitado a poucos segundos. Desde comunicações VHF são "line-of-sight", você vai ser capaz de ouvir aeronave a 30.000 pés a100 quilômetros de distância ou mais, mas pode não ser capaz de ouvir a torre de controle, que fica a apenas 10 ou 20 quilômetros de distância, se o seu ponto de vista é obstruída por edifícios ou terreno montanhoso ..

Uma coisa a observar é fortes sinais locais. O sinal recebido pode ser truncado, se o sinal for demasiado forte. Este é geralmente o caso quando sintonizar estações de banda de transmissão de FM. Para solucionar este problema transformar a sensibilidade ao seu ponto mais baixo e colocar a antena na posição para baixo.

Radio Controle da FM108 transmissor Segure o rádio com a antena totalmente estendida contra a frente de seu corpo protegendo a antena com seu corpo. Gire lentamente enquanto ouve o sinal de "bip" do transmissor FM108. O sinal sonoro será o mais alto quando você está de frente para o transmissor. Se o "bip" é alto diante de todas as direções, em seguida, abaixe a antena para o ponto onde você mal consegue ouvir o sinal quando enfrenta em uma direção. Continuar a reduzir o comprimento da antena quando você se aproxima do transmissor.

Por que não o receptor VHF1 usar um feixe direcional ou yagi antena? A antena de feixe direcional para essa frequência seria grande para o trabalho de campo. Esta antena seria mais de quatro metros de largura e apresentaria um problema considerável se movendo através de arbustos e árvores. A antena telescópica relativamente curto quando protegido pelo corpo do operador trabalha de forma muito eficaz para a descoberta de direção e é relativo fácil de trabalhar com escova pesado e árvores. Esta técnica é muitas vezes referida como "fade Body" e produz um padrão de sensibilidade cardióide (ver imagem). A posição nula pico é exatamente 180 graus em frente ao transmissor.

Como mencionado acima, o operador deve ter uma leitura por exploração do receptor contra o estômago (a extremidade oposta do receptor da antena deve tocar a área do estômago). A antena deve estender-se verticalmente e ser de cerca de 6 cm em frente da cara. Vire lentamente ouvindo o sinal mais forte (mais alto sinal sonoro). Mover na direcção do sinal mais forte (na direcção oposta à do sinal mais fraco). Periodicamente parar e tomar uma outra leitura, ajustar o curso e continuar a trabalhar para o transmissor. Uma vez que o ponto "nulo" é muito mais estreito do que o ponto de sinal máxima que pode ser mais fácil utilizar o ponto "nulo" para estabelecer a orientação mais precisa para o transmissor. Com um pouco de prática, uma pessoa pode tornar-se bastante eficiente na localização do transmissor, embora o caminho percorrido será um pouco em ziguezague.

Componentes:

L1 0,12 uH bobina 
L2 0,15 uH 
L3 0,68 uH bobina 
L4 0,82 uH bobina Air ferida; 1,5 voltas em 3/8 forma º 26 fio isolado

R1 680 ohm 
R2 33K 
R3 pot 50K 
R4 10K 
R5 6.8K 
R6 5K pot 
R7 10 ohm

C1 2-5 pF trimmer 
C2 2,5-12 pF trimmer

Q1 NTE 108 Transistor

IC1 LM386

C3 22pF 
C4 68PF 
C5, C11 uF 0,002 
C6 0,001 uF 
C7 1uF 
C8 1000 uF 
C10 0,047 uF 
C12 10 uF 
C13, C15 0,1 uF 
C14 220 uF

Antena