Home » » Medidor de Campo Strength Meter

Medidor de Campo Strength Meter

Um sistema de antena bem afinado funciona como uma carga fictícia, ou seja, os cabos de aço é de 1,2:1 ou abaixo, mas a gama de caça é baixa. O que há de errado? Radiação insuficiente? Como saber isso? Sim, é isso que o artigo sobre. Você pode medir a radiação efetiva utilizando um medidor de campo (FSM). Um EFM comercial pode medir a perda ou ganho de radiação, o teste de polarização, traçar o padrão de radiação para as várias antenas para comparação. O custo de um FSM comercial pode variar de Rs 1500 / - para Rs 5000. Mas este projeto pode-se montar para algumas centenas.

Figura 1. Analógico FSM e NSH FSM

Os medidores analógicos padrão ou LCD - FSM baseada DVM são alguns que "SURDO" eo movimento medidor de nível não pode ser lido a uma distância de cerca de 5 pés e acima. Para evitar esse problema, este FSM é ter um 10 multi nível 3 milímetros LEDs coloridos para leitura de nível, o que irá dar uma leitura justa até 20 pés + distância, mesmo à noite.

A FSM dar leitura radiação de RF; colhidos através do ar, que mostra o ganho de uma antena de radiação. Devido a essa leitura REAL, pode-se comparar diferentes tipos de antenas de ganho, ângulo de radiação, a polarização etc O FSM fareja maus coaxial, conectores ou transmissor de terra inadequada. É um bom instrumento para traçar padrões de radiação de yagis / verticais. Ele é uma ferramenta educacional para os estudos. SWR medidor não pode fazer ou detectar algumas medidas sobre RF. Mas isso FSM vai fazer!.

Ao trabalhar com diferentes tipos de níveis de sinal de entrada RF, a sensibilidade do EFM NSH pode ser controlado alterando diferentes tipos de sensores de antenas. Lembre-se que, VSWR metros só mostra que a antena está totalmente carga e mostra um baixo consumo de energia refletida ou muito baixo SWR, mas isso não significa que a antena está irradiando com eficiência o poder TX em AIR - A única ferramenta que mostra exatamente o on- os níveis de radiação do ar é FSM.

Este FSM é projetado para funcionar em 2 metros (144-146 MHz). Um circuito sintonizado LC na entrada é usada para fazer o EFM selectivo para a banda desejada. O coração deste circuito é LM3915 dot / driver de vídeo bar da National Semiconductors, proporcionando um display analógico 3dB/step logarítmica. Desligar 1C1 pino 9 de + fornecimento ve, altera a exibição de um gráfico de barras para uma exibição de pontos em movimento, reduzindo, portanto, o consumo total de energia. No modo gráfico de barras, até 100 mA podem ser utilizadas a partir da bateria, quando todos os LEDs estão acesos. O FSM pode ser alimentado por uma bateria de 9V (6F22).

O indutor L1 consiste de 2,5 voltas de fio de cobre esmaltado 22 SWG, e o diâmetro interno do núcleo de 7mm e ar. Os dois transistores forma uma elevada amplificadores de ganho e a tensão de saída depende da resistência escolhido (L, M, H) através do selector de sensibilidade S1.

O circuito deve ser instalado em uma caixa de metal. Três LEDs de verde, três LEDs de amarelo, três LEDs de laranja e, finalmente, dois LEDs de vermelho são dispostas em ordem crescente, para os níveis de força de campo. O maior nível de LED é ligado ao pino 10 e menor nível de LED é ligado ao pino 1 do IC1.

Figura 2. Diagrama do circuito de NSH FSM