Home » » De G3XBM XBM80-2 Trivial 80 Metre CW Transceiver

De G3XBM XBM80-2 Trivial 80 Metre CW Transceiver

Como leitor asiduo do site "Eletrônica Sem Medo", tenho acompanhado seus trabalhos e de seus públicos. Resolvi colaborar colocando aqui no site esse projeto de minha autoria.

Eu inicialmente embarquei no circuito, que funciona bem. Investigar o desempenho do circuito, tal como especificado por Richard me deu algo para comparar quaisquer personalizações contra. Naturalmente, porém, acabei fazendo minhas próprias mudanças na versão mais permanente após brigar com a versão de placa:

Minhas alterações

Levantou a menor capacitor de feedback que melhorou a potência de saída para minha unidade um pouco. Infelizmente, isso também diminui a sensibilidade RX, assim que me mudei a capacitância extra para o keyline para evitar que afeta RX. Você pode precisar de RF ignorar o keyline como resultado. Eu adicionei um micro na placa de agir como uma chave Morse rudimentar, mas também proporcionar um jack keyline. Adicionado um filtro para a linha de antena passa baixo. Michael AA1TJ usado um filtro passa-banda em sua versão que é provavelmente uma idéia cada vez melhor, mas eu estava sendo engasga RF comerciais preguiçosos e usado em uma configuração simples Q = 1 Pi. Sem o filtro de onda de saída foi positivamente quadrado! A energia harmônica é muito reduzido com esta modificação. As perdas das pequenas bobinas e capacitores de baunilha são menores, há pouca razão para não adicionar esses seis partes, não toroid enrolamento necessária, sem ajuste. (Embora você possa usar 22 voltas em T50-2 é, se você não tem as bobinas em estoque). Usado a 10 uH comercial sufocar no coletor, em vez de um valor ajustado oscilador. O valor não é crítico, só deve ser grande em relação à carga de 50 Ohm visto. 10 uH é de cerca de 200 Ohms, os valores maiores são OK, mas o auto de ressonância pode ser um problema com bobinas comerciais - Eu tentei um indutor de 500 uH homebrew em um ponto, funcionou bem. Eu tentei circuitos sintonizados no coletor mas meu oscilador foi seriamente perturbado como ressonância foi abordado, mesmo com de-Q-ing resistores. Adicionado a LPF no caminho de áudio para manter a RF fora do amplificador de áudio. Sem esta modificação do amplificador de áudio foi se comportando mal em TX e piora a radiação harmônica do circuito. Eu brinquei com a idéia de fazer a série sintonizado filtro a 700 Hz para dar alguma selectividade AF, mas os valores necessários que eu não tinha e os grandes indutores necessários (88-100 mH) provavelmente seria em grande parte capacitiva de 3,5 MHz. Ainda este pode valer a pena uma tentativa, talvez liderada com o menor RFC e tampa para remover o primeiro RF, ou talvez método Michaels do transformador correspondente em fones de ouvido sensíveis e omitir a fase AF completamente é melhor? Adicionado um circuito de mudança automática de freqüência TX / RX. Ele adiciona complexidade e um pouquinho de piar ao circuito, mas evita a chave T / R hardware. O off-digitação é um pouco afiada IMO, a adição de um capacitor grande em todo o keyline ajuda, mas piora a piar associado com a minha auto T / R mudança, por isso omiti-lo. O on-keying é naturalmente macia por causa das constantes de tempo do circuito. Os transientes de T / R na saída de AF são irritantes, mas eu não podia fazer muito para suprimi-los sem fazer o circuito muito mais complexa. Eu usei 470 tampas de acoplamento nF porque eu tenho um monte deles. O valor é válido em que é utilizado, mas frequentemente maior do que o mínimo necessário 

Projeto enviado por Richard ( São Paulo )