Home » » Transmissor CW de uma válvula

Transmissor CW de uma válvula

Este transmissor foi construído pela primeira vez em 1987 e desde que o autor com sua primeira plataforma 'real', capaz de distâncias de mais de cerca de 100 metros. É um desempenho melhor que o esperado, com 250 km de contatos estar comum e 2.500 quilômetros, ocasionalmente, ser possível.

Trata-se de uma válvula 6GV8, comum em muitas TVs de válvulas que estavam enferrujando em lixeiras na época. Ao contrário de alguns modelos ligeiramente mais simples, que é um circuito de duas fases, a secção de triodo sendo usada para o oscilador e o pêntodo como o amplificador de potência. Com uma alta tensão de saída de potência de cerca de 200 volts, de cerca de 3 watts poderia ser obtida em 3,5 MHz.

Ele vai trabalhar com os cristais baratos 3,58 MHz, mas você não vai ter muitos contatos lá em cima - melhor investir em um cristal de frequência mais baixa - por exemplo, 3.530 MHz ou mais. A VXO não é fornecida - estes não costumam prestar muita mudança com cristais de 3,5 MHz. No entanto, se você deseja adicionar um, fio de um indutor (aproximadamente 6.8uH) em série com o cristal e adicionar um capacitor variável do ponto 'A' para a terra.

Um circuito para a fonte de alimentação não está incluído. O utilizado para este projeto é baseado em um transformador de um rádio de válvula de idade. Use uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico (avaliado em 350V ou algo assim) para alisamento. No entanto, como a corrente consumida é baixa, mesmo um único diodo 1000V vai funcionar como o retificador neste circuito.

Como quase todos os circuitos de válvulas, este transmissor utiliza voltagens letais. Deve ser totalmente fechado, de modo que não há pontos de alta voltagem pode ser tocado pelo operador. Um chassis de metal, tal como um bolo de estanho é adequado.

Para testar, coloque um cristal, fio de uma pequena lâmpada (por exemplo, luz de marcação) em todos os terminais da antena e pressione a tecla. Ajustando os Tune and Load controles devem fazer com que a luz a brilhar muito intensamente. Corrente de placa deve ser em torno de 30-50m. Para a transmissão / recepção de comutação, ou ter o receptor ligado a uma antena separada ou usar um comutador ou relê para ligar a antena ao longo.